Conheça mais sobre o Golden Retriever

golden retriever 199x300 Raça da semana: Golden Retriever

Conhecido por ser amigável e excelente companhia para famílias, o Golden Retriever teve sua origem na Grã- Bretanha nos anos de 1800 através do cruzamento de diversas raças, incluindo o Labrador, Flat Coated Retriever e o Bloodhound, com o objetivo de se criar um cão que poderia atravessar uma vegetação pesada, nadar em água gelada, e trazer de volta ao seu dono as aves aquáticas provenientes da caça, sem no entanto perfurar a pele dessas aves, sendo conhecidos por possuir uma “boca suave”. Hoje, mais do que um cão de companhia, os Goldens são utilizados também na assistência a pessoas com deficiência e como cães de faro e resgate.

Ficando em quarto lugar no ranking de inteligência para obediência de acordo com Stanley Coren em seu livro “A Inteligência dos Cães”, o Golden é um cão versátil, que adora participar das atividades da família, e se adapta bem em qualquer ambiente desde que tenha exercícios físicos e mentais. Ignorar a natureza ativa deles e a vontade de trabalhar pode levar a problemas comportamentais.

Quando filhote é cheio de energia e pode acabar se tornando destrutivo se não for educado corretamente. Sua pelagem enquanto jovem quase sempre é mais clara do que a que ele terá quando adulto, que poderá variar de dourado claro a escuro.

A sociabilização nessa fase é fundamental para que seu temperamento seja calmo, dócil e seguro. Aulas de adestramento também são muito importantes, pois quando adulto ele será um cão de grande porte que não vai poder pular nas pessoas, puxar a guia, e deverá saber se comportar em casa e na rua para evitar problemas. Durante os dois primeiros anos de idade é muito importante não forçar muito seu cão durante os exercícios, pois seus ossos estão em desenvolvimento.

Eles adoram buscar e carregar qualquer objeto, desde bolinhas e gravetos até o seu chinelo, adoram brincar com água em qualquer oportunidade e são ótimas companhias para seus exercícios diários, sempre dispostos a agradar os donos.

Não são cães que ficam fixos em uma pessoa só, eles se dão bem com a família inteira e são ótimos para crianças. No entanto, as interações entre eles devem ser sempre supervisionadas por adultos, pois devido ao seu alto nível de energia e seu tamanho, podem acidentalmente derrubar as crianças durante uma brincadeira.

Também não são bons cães de guarda, apesar de poderem latir ao ver alguém estranho no portão, e gostam de estar sempre próximos às pessoas, por isso não são cães para ficarem sozinhos por muito tempo. Qualquer cachorro isolado do convívio pode sentir tédio e estresse, levando-o a desenvolver problemas de comportamento como latidos excessivos, roer objetos indesejados e cavar buracos.

Os Goldens possuem predisposição para algumas doenças como a displasia coxofemoral, doença hereditária que acomete os membros posteriores, e por isso é muito importante procurar um bom criador. Além disso, a raça tem tendência a infecções de ouvido e obesidade, se sua higiene e alimentação não forem controladas.

Sua pelagem é de fácil manutenção, porém perdem bastante pelo. Possuem dupla pelagem para protegê-los da água, e escová-los duas a três vezes por semana permitirá que seu pelo fique sempre saudável, evitando o acúmulo deles pela casa. Duas vezes por ano eles fazem a troca dos pelos, e nessa época necessitam de uma escovação diária.

Resumindo: O Golden Retriever é o cão ideal para quem quer um companheiro para todas as horas, tem disposição para treiná-los quando filhotes e exercitá-los diariamente, não se importa com pelos, marcas de focinho e patas molhadas pela casa, e tem muito amor para dar e receber!

Por Equipe Cão Cidadão

Fonte: http://noticias.r7.com/blogs/dr-pet/2012/07/03/raca-da-semana-golden-retriever/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s