Dicas para evitar mordidas de cães

Tenho dois Golden Retriever e os conheço muito bem. Nesses anos de convívio aprendi a respeitar suas características, além de entender as reações de cada um e saber que mesmo sendo muito dóceis, é importante evitar algumas ações e interagir de forma adequada.

Quando saio com eles na rua, percebo que muitas pessoas se aproximam sem tomar o mínimo de cuidado ao ter um primeiro contato com um cão desconhecido. O Ja Rule, que é o mais novo, não me preocupa porque sei que ele nunca irá reagir de forma tempestiva e/ou agressiva com pessoas. O Oliver, por ser um cão muito desconfiado (que é bem diferente de agressivo), precisa de um tempo maior para se sentir mais à vontade com estranhos e também de uma aproximação adequada, para evitar reações de defesa por parte dele.

Hoje li uma reportagem muito interessante e que acredito ser importante para todos que gostam de cães e se aproximam deles de alguma maneira. Espero que gostem…

Por Alexandre Rossi

latidos 1024x980 Dicas para evitar mordidas de cães

Mordidas de cães podem ser muito perigosas e, na maioria das vezes, é possível evitá-las. Para isso, primeiro é preciso entender os motivos que levam um cachorro a reagir assim diante de algumas situações.

Morder, por que?

Geralmente, os cães mordem quando se sentem ameaçados ou com medo. Ou ainda para proteger seu território, os filhotes, a comida e até os brinquedos! Quando estão com dor ou irritados, também podem morder. Por isso, tanto observar o animal quanto policiar as próprias ações ajudam a prevenir ataques.

Ação e reação

Algumas atitudes que parecem inocentes pra nós, podem representar uma baita ameaça para os cachorros. Olhar o cachorro fixamente nos olhos é um ótimo exemplo disso. Pra você pode não ser nada, mas ele talvez se veja num confronto. Encurralar o animal num canto ou se curvar sobre ele são duas situações que têm grandes chances de acabar mal. O melhor mesmo é ficar de lado para o cão, para que ele não se sinta ameaçado.

Abraço apertado… demais!

Sabe aquele abraço super carinhoso que a gente adora dar nos cachorros? Pois é… nunca faça isso se você não tiver certeza absoluta de que o cão é extremamente dócil.

Procure também sempre manter seu rosto a uma distância razoável do cachorro. A maior incidência de mordidas ocorre justamente nesta parte do corpo.

Te conheço?

É muito comum a gente ver um cão passeando na rua e querer passar a mão, fazer carinho… É quase que automático, principalmente para os apaixonados por cachorro.

Mas é muito importante tomar alguns cuidados. Sempre pergunte ao proprietário se o cão é dócil e se você pode fazer carinho nele. Normalmente, quando percebem que o dono está relaxado e agindo de forma natural diante do estranho, os cães se sentem mais confiantes.

Antes de qualquer interação, deixe o cachorro cheirar você. A aproximação deve ser feita pelo proprietário, e se quiser chegar perto do cão, mexa-se devagar e com movimentos leves. Converse com o dono, como se não estivesse nem aí pro animal. Só então estenda a mão para o cachorro cheirá-la. Mantenha o braço relaxado e o punho cerrado, evitando assim mordidas nos dedos.

Quando perceber que o cachorro está se sentindo seguro e tranqüilo, acaricie seu peito e embaixo do seu pescoço com a mesma mão que ele estava cheirando. Os cães se sentem menos ameaçados nessas partes do corpo do que quando recebem carinho na cabeça, por exemplo.

Nesse momento, a maioria dos cachorros já está agindo como se você fosse um velho conhecido. Mesmo assim, seja prudente: quando decidir parar de fazer carinho, tire a mão devagar, sem movimentos bruscos.

Texto: Alexandre Rossi

Anúncios

3 respostas em “Dicas para evitar mordidas de cães

  1. Minha mãe comprou uma golden retriever de 6 meses, e ela é muito linda mas morde todos da casa. Mamãe tem pena de devolve-la, mas não sei mais o que fazer! Tenho sérios problemas nas articulações, e gosto muito da cadela, até ajudo em algumas coisas, mas tenho só 14 anos, e não sei mais o que fazer quanto as mordidas! Eu nem queria a cadela, mas agora tenho de aguentar essa tortura, e, ao mesmo tempo, não quero devolve-la…. Minha mãe comprou a cachorrinha pelo OLX, de uma pessoa no Oiapoque (Amapá), e não a vimos pessoalmente… Agora, ela morde tudo e todos. Mas não é mordida pra brincar, é uma mordida forte e agressiva. Será que erramos? Dá tempo de consertar isso?

    Curtir

  2. Oiiiiii, primeiro quero parabenizar pelo seu blog, me ajudou muito sobre as duvidas que tinha sobre os Golden’s. Eu sou recem casada e estavamos com muita vontade de ter um ‘ filho’ cachorro pra começar a nossa familia, só que estavamos em duvida entre o labrador e o golden, vivemos em Quito no Equador e moramos em apartamento mas temos um jardim ”grande” e sempre estamos fora de casa, mas nao por muito tempo, pelo que eu pesquisei os Goldens sao mais calmo que o labrador e que se adapta mais ao apartamento. Isso foi o mais importante pra fazer a nossa escolha Compramos nosso filhotinho hoje em uma loja de pet shop me custou 250 dolares e ele vem com o chip, 3 vacinas e com garantia de que nao vem com nenhuma doença e que seus pais sao de raça pura, só nao tem pedigre pq seria bem mais caro, mas temos um contrato que assegura por um tempo. Eu tenho algumas duvidas, se for possivel voce me ajudar, seriia otimoooooo. Primeiro, os goldens solta muito pelo ou é realmente duas vezes por ano e fazendo a escovaçao uma vez na semana os pelos nao cai? Como cuidar quando for bebezinho? E eles se adaptam bem ao hotelzinho de cachorro? Agora nao vou colocar ele pra dormir fora no jardim, pq é tao pequeninho tao lindo que acho uma maldade colocar ele fora, mas vou só deixar ele no jardim quando eu tiver fora de casa, quando tiver maiorzinho compro essas casinha pra deixar no jardim, to fazendo errado? Tenho que dá comida quantas vezes por dia e sair com ele quantas vezes?
    Desculpe por essas perguntas bobas, eu só tive cachorro pequeno e pouco ativo situaçao completamente diferente do que tenho agora.
    Por favor, voce poderia me da algumas dicas? Ficoooo muito grataa.
    Beijooooooooos e muito obrigada pelo seu blog.

    Curtir

    • Olá Thamires!

      Parabéns pelo seu mais novo companheiro! Tenho certeza que vocês terão momentos inesquecíveis juntos!
      Em relação às suas perguntas, vou tentar te ajudar baseado na minha experiência com meus dois Golden, que estão comigo há 9 anos.
      Sim, eles soltam muito pelo… e em alguns meses do ano, costumam soltar mais ainda! ..rsrs..
      Mas vc pode minimizar a queda fazendo uma escovação pelo menos 3x por semana. Isso ajuda a manter o pelo saudável, limpo e diminui a queda. Use uma escova (rasqueadeira) adequada para o tamanho do pelo do seu cão. No Pet Shop ou o veterinário poderão te indicar a mais adequada. Além disso, uma boa ração ajuda a manter o pelo saudável. Tente dar alguma superpremium. Não sei se aí em Quito você encontrará as mesmas aqui do Brasil, mas alguns exemplos são: Eukanuba, Royal Canin, Pro Plan, Hill´s, entre outras. E por último, eu costumo passar, de vez em quando, um pouco de talco, desses para neném mesmo. Espalhe no pelo e escove. Além de melhorar no cheiro, ajuda a manter o pelo seco.

      Não sei com qual idade ele chegará, mas geralmente os criadores costumam entregar os filhotes em torno de 90 dias. Até que você complete a aplicação de todas as doses das vacinas, deve evitar de levá-lo para passear e ter contato com outros animais. Nos primeiros meses, os filhotes ainda não tem controle sobre suas necessidades, então xixi e coco fora do lugar é algo que vai acontecer. Mas você deve desde o início educá-lo sobre onde fazer. Com o tempo, ele irá aprender… Os Golden aprendem tudo com muita facilidade, portanto, vá ensinando desde cedo, tenha paciência e daqui a pouco ele saberá onde fazer. Nunca bata quando ele fizer algo errado. Basta um “NÃO” mais enérgico e mostre para ele o que é correto. Quando ele fizer algo certo, elogie e faça carinho. Isso reforça o comportamento correto, estimulando-o a querer fazer o certo.

      O Golden é muito sociável com pessoas e outros cães, portanto acredito que não terá problemas em deixá-lo num hotel quando precisar. Só pesquise bem a respeito do local para ter certeza que é confiável e seguro. Quanto à educá-lo sobre onde dormir, aí é complicado… rsrsrs… se vc acostumá-lo a dormir dentro de casa com vc, depois será muito difícil colocá-lo pra fora, tanto pra ele quanto pra vc. Golden é um cão que precisa de companhia do dono! Não foi feito para ficar sozinho e eles adoram carinhos, companhias e viver junto ao dono. Por isso, a forma que você acostumá-lo agora irá definir seu comportamento quando adulto.

      Dê ração para filhotes até por volta de 1 ano, 1 ano e meio. Até lá, você deve colocar ração 3x ao dia, sempre respeitando a quantidade informada pelo fabricante da ração. Você geralmente encontra essa informação no pacote. Não precisa dar mais do que o recomendado… Não deixe que ele corra, pule ou faça atividade física depois de se alimentar. Aguarde pelo menos 1 hora. Algumas raças, como o Golden Retriever, apresentam facilidade para sofrer a torção gástrica. Aqui no blog tem um post sobre isso, dê uma olhada.
      Uma dica interessante: eles quase sempre fazem coco após se alimentarem. Então, sabendo disso, assim que ele terminar a refeição, coloque-o onde vc quer que ele aprenda a fazer as necessidades e aguarde um pouco. Com o tempo, ele aprenderá a sempre ir até esse local quando quiser fazer algo…

      Quanto aos passeios, como disse no início, aguarde até que todas as doses das vacinas estejam aplicadas. Somente depois disso é que ele está liberado para sair… procure passear com eles umas 2x ao dia, por uns 30 minutos. Isso já ajuda bastante… e tenha em casa alguns brinquedos como osso e bolinhas para ele se distrair. Mas supervisione as brincadeiras enquanto ele ainda for filhote para evitar acidentes.
      Use também algum remédio para protegê-lo contra pulgas e carrapatos. Algumas doenças graves são transmitidas por esses insetos. E procure saber a respeito da Leishmaniose, que é algo grave para os cães. Como é uma doença comum na América do Sul, acredito que aí haja incidência. Veja se existe vacina disponível…

      Bom, acho que é isso! Precisando, estamos à disposição.
      E boa sorte com seu Golden!

      Abraços.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s