O que fazer se o seu cão fugir

É a sensação de que todos os proprietário de animais de estimação mais teme: você chama o nome do seu cão e ele não vem. Uma porta esquecida aberta e pronto… seu cão pode estar em qualquer lugar. O importante é não entrar em pânico. Respire fundo e comece a percorrer os passos abaixo.

Fase I: Assim que você observar que o seu animal de estimação está desaparecido

Como qualquer um que é fã de programas de crimes na TV pode dizer, o momento mais crítico em um caso de pessoas desaparecidas, são as primeiras 24 horas. O mesmo vale para cães desaparecidos. Quanto mais cedo você começar a procurar, mais cedo você vai encontrá-lo. Quanto mais tempo o seu cão teve para fugir, maior será o perímetro que vai ter que procurá-lo. Então, assim que você verificar que o cão realmente se foi é hora de iniciar a procura.

• Telefone: Coloque o seu número de telefone na coleira do seu cão. Isso pode ajudar a quem encontrá-lo a entrar em contato com você. Se a coleira tem o seu número de telefone celular, certifique-se de levar o telefone com você em sua busca. Se a coleira tem um telefone fixo, certifique-se que alguém estará em casa para atender o telefone caso alguém ligue.

A pessoa encarregada de esperar em casa também pode usar a oportunidade para ligar para seus contatos, veterinários, e pet shops. Certifique-se de usar um telefone diferente do que na etiqueta de identificação do seu animal ou que você tem chamada em espera ativado para que você não perca nenhuma chamada. E não se esqueça de deixar seu número de telefone e uma descrição do seu cão com os abrigos.

• Tire uma foto. A melhor forma de otimizar a busca e o reconhecimento do seu cão é uma foto recente dele. Depois, você pode mostrar às pessoas a foto e perguntar se eles já viram aquele cachorro. É muito mais rápido do que ter que passar por um confuso “Achamos que ele é um poodle com uma mistura de outra coisa e com cores diferentes no pelo, mas na maior parte marrom …” Se você não tem uma foto de seu cão, tente imprimir uma foto da raça que mais se assemelha a ele.

• Traga um pouco de isca. Há um som que seu cão gosta de ouvir, como o barulho de um brinquedo ou um apito? Se for assim, trazer esse item durante a busca e fazer um pouco de barulho pode ajudar muito. Junto com o tom de sua voz, você tentar mostrar ao seu cão que não está zangado para que ele evite se esconder de você. Com sorte, ele virá correndo quando ouvir seu som favorito.

• Mutirão. Traga cartões de visita ou um bloco de papel onde você pode escrever o seu número de telefone. Dar o seu número de telefone para os seus vizinhos ou para alguém com quem você conversou durante a busca, e pedir-lhes para chamá-lo se virem qualquer sinal de seu cão, pode ajudar. Há também sites onde você pode postar o desaparecimento do seu cão para obter a ajuda de pessoas que morem na sua área.

Fase 2: O dia seguinte

Você procurou por toda parte o seu cão, mas infelizmente teve de desistir durante a noite. Saiba que a esperança não está perdida. Os cães têm excelentes instintos e podem voltar para sua área após a sua grande aventura. Se eles foram roubados, ainda há uma boa chance de que alguém tenha testemunhado algo que pode ajudar a localizar o seu cão. O que você pode fazer nesse meio tempo?

• Crie um pôster. Incluir uma foto recente de seu cão (cor, se possível), o seu número de telefone, e uma breve descrição de onde e quando o cão foi visto pela última vez. Incluir o nome do cão e oferecer uma recompensa, mas não especificar um valor. Se a recompensa é muito baixa, as pessoas podem não se preocupar e se for muito alta, eles podem pensar que o cão é valioso e tentar vendê-lo. Além disso, publicar a informação no jornal local ajuda.

• Onde informar. Tente colocar em todos os quadros de avisos públicos que você pode pensar: centros comunitários, parques, mercearias, padarias e postes do seu bairro e região. (Esteja ciente das leis em sua área. Vai ser um desperdício de seu tempo se o cartaz for removido.) Peça a comerciantes locais para mostrar o seu anúncio em suas lojas ou ao lado de sua caixa registradora. Dê pilhas de panfletos para os amigos e familiares e  peça-os para distribuir.

• Verifique os sites de perdidos e achados. Verifique on-line e no jornal local para ver se alguém postou um aviso de que eles encontraram um cão que corresponda ao seu.

Passaram-se alguns dias e ainda nenhum sinal.

Não desista. Se seu cão teve a devida identificação em sua coleira ou um microchip as chances são boas que você será avisado se ele for encontrado ferido ou pior. Tente ampliar o perímetro de sua pesquisa e entre em contato com abrigos e pet shops fora de sua área local. Também certifique-se de manter seus anúncios on-line atuais e no jornal.

Boa sorte!

Em breve traremos mais dicas sobre como evitar que o cão fuja ou seja roubado.

Fonte: http://www.cesarsway.com

Anúncios

Uma resposta em “O que fazer se o seu cão fugir

  1. o meu fugiu , dia 22/11/2012 , há mais ou menos 1 hora , andei pelo meu bairro inteiro , mais n a encontrei , e nao tem coleira nem chip tou me sentindo muito mal ;(

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s