O Cão Shar Pei

Vendo algumas estatísticas de acesso ao blog e termos mais procurados, encontrei um grande volume de buscas por “shar pei”. Por isso, hoje vou falar um pouco mais a respeito dessa raça. Confesso que não é uma das minhas preferidas, mas também não há como negar que seja um cão que desperte muita simpatia e curiosidade pode onde passe.

Filhotes de Shar Pei

Não tem quem resista ao charme de suas rugas salientes e macias. O Shar Pei é um cão inteligente, alerta, e… carrancudo. Mas, é só a aparência!

O Shar Pei é extremamente devotado à sua família, independente e reservado. De estatura mediana, ele não está entre as raças mais comuns de serem vistas desfilando pelas ruas.

Vive bem em lugares grandes ou pequenos, se adaptando com facilidade. Não é de grandes agitos, mas gosta de crianças. Late pouquíssimo.

Outro atrativo é a língua azul, semelhante a do Chow-Chow. Quanto à pelagem, possui pêlo curto, arrepiado e rígido ao toque. A cor pode ser preto, acaju, marrom escuro, bege e creme.

O Shar Pei quando filhote é um mar de rugas. Na fase adulta, ao contrário do que se pensa, não tem que ser tão pelancudo.

Atualmente, o padrão de altura para esta raça varia de 48 a 58,5 cm. Já o peso está limitado entre 18 e 29 Kg.

Mas, cuidar das rugas deste cão exige atenção especial. Entre as dobras podem se acumular sujeira e umidade, ocasionando seborréia, dermatite e micose.

Para que isto não ocorra, o Shar Pei deve estar sempre bem seco. Depois de enxugá-lo, leve-o ao sol a fim de eliminar os resquícios de umidade.

As rugas da cabeça são muitas vezes as vilãs de problemas de vista. Quando caem na frente dos olhos, forçam as pálpebras e cílios a entrar nos olhos.

Um Shar Pei já adulto

Origem e História

O Shar Pei provavelmente é originário de uma pequena Vila da província de Tai-Li em Kwantung e existe há séculos nas províncias do sudoeste da China, aparentemente desde a Dinastia Han, 200 antes de Cristo.

Um manuscrito chinês do século XIII foi traduzido e fazia referência a um cão cheio de pregas que lembrava muito o Shar Pei.

A história do Shar Pei nos tempos modernos é incompleta. A população de cães dessa raça foi praticamente extinta e nenhum podia ser visto nas cidades e poucos restavam nas áreas rurais.

Depois de 1968, tanto a Associação do Kennel de Hong Kong como a de Kow-loon estabeleceram um padrão e começaram a registrar os Shar Peis. Esta organização ainda é a responsável pelos registros e vários clubes e associações foram criados em Taiwan, Japão, Korea, Canadá, Grã-bretanha e em alguns outros países da Europa.

Anúncios

3 respostas em “O Cão Shar Pei

  1. gostei muito me add aii no msn e me fala mais dessa raça doreii estou pesando qual raça vou comprar mais ainda nao seii
    estou pesquisando muitas raças e quero que vc me ajude a emcomtrar o cao ideal!!:D
    amei seu blog

    Curtir

    • Olá Paula.
      Que bom que gostou do blog! Espero que tenha encontrado boas informações por aqui e posso sim te ajudar a encontrar um cão dentro do seu perfil.
      Só não sei se será um cão “ideal” porque acho que toda raça tem seus prós e contras.
      Mas com certeza, você encontrará uma raça que seja bem próxima do que vc quer…
      Alguns itens importantes que ajudam na escolha são:
      – Quanto tempo vc tem para se dedicar ao cão?
      – Qual o tamanho da área que você terá para criar o cão?
      – Você gosta de praticar atividades físicas, passeios ao ar livre, parques, etc?!
      – Tem crianças em casa?
      – Tem algum outro animal de estimação?

      Além disso, lembre-se que ter um animal de estimação envolve muita disciplina, dedicação e até mesmo gastos financeiros. Pense bem se você está disposta a mudar um pouco sua rotina diária pois um cão vive em torno de 10 a 14 anos e durante esse período você será responsável pelo bem estar dele.

      no mais, se precisar de alguma ajuda, estou à disposição.

      Um abraço.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s