O Encantador de Cães!

Ainda não consegui assistir o Encantador de Cães, exibido pelo Animal Planet e que é considerando um grande sucesso, principalmente entre os donos e simpatizantes de cães. Mas sempre leio matérias a respeito do programa e encontrei uma que achei bem interessante, publicada na revista Veja, edição 2122, de 22 julho de 2009.

O mexicano Cesar Millan, de 39 anos, é um “psicólogo de cachorros”. No seu programa de TV, O Encantador de Cães (exibido no Brasil pelo canal pago Animal Planet), esse ex-imigrante ilegal convertido em celebridade nos Estados Unidos reeduca bichos com fobias, comportamentos destrutivos e distúrbios afins. Na entrevista a seguir, Millan explica por que a maioria dos problemas caninos tem origem nas atitudes humanas.

Cesar Millan

Quem precisa mais do outro: o cão do homem ou o homem do cão? Os cães dependem da comida que lhes damos. Nós, contudo, desenvolvemos uma dependência emocional em relação a eles. Mais que qualquer outro bicho, o cão é o elo que permite ao homem moderno manter uma conexão mínima com a natureza. Os problemas com que lido em meu programa poderiam ser resumidos assim: pessoas que aboliram a simplicidade de sua vida procuram, por meio de seus cães, reencontrá-la – mas precisam se reeducar para isso.

Qual a raiz dos problemas de relacionamento entre o homem e o cão? É a dificuldade humana de entender como os cães veem o mundo. Os cachorros não distinguem se seu dono é um mendigo ou o presidente dos Estados Unidos. Eles são programados para seguir um líder. Na relação conosco, o que vale são os sinais de afirmação ou vacilo de quem deveria exercer esse papel. Eles podem até parecer crianças, mas pensam como membros de uma matilha: na ausência de um humano que exerça a função de líder equilibrado e assertivo, os cães tentam se impor.

Os problemas dos cães são reflexos dos problemas de seus donos? A maioria sim. No ambiente natural, animais não desenvolvem problemas comportamentais. Não se veem elefantes neuróticos. Isso também se aplica aos lobos, aos cães selvagens das savanas africanas e até aos cachorros de rua: eles podem ser magros e sarnentos, mas não têm distúrbios psicológicos. Os cães tornaram-se problemáticos, porque seus donos, em geral, não suprem sua necessidade de disciplina, exercícios regulares e desafios mentais.

Quais as consequências dessa negligência? A pior delas é a agressividade fora de controle do cachorro. Mas há outras: a ansiedade da separação dos donos, os distúrbios alimentares, os ataques de pânico. Muita gente até acha graça nesses desvios, por imaginar que são traços da personalidade de seu cão. Mas eles existem e fazem os animais sofrer.

O que o comportamento de um cão pode revelar sobre a personalidade de seu dono? Tudo. O cão é um espelho do dono. Quando as pessoas procuram minha ajuda e lhes pergunto o que está acontecendo, elas começam a conversa por suas próprias aflições, e não pelas do bicho. Dizem coisas como “minha filha tem um problema” ou “perdi o controle da casa” – e nem sempre abrem toda a verdade. Percebo o que de fato está ocorrendo tão logo ouço o que o cão tem a dizer, por meio de sinais como tensão, ansiedade e excitação. É incrível como essas emoções são as mesmas que, aos poucos, as pessoas à sua volta deixam entrever. Os cães são brutalmente honestos ao expor seus sentimentos.

Qual seu maior conselho para alguém que deseja adotar um cão? O mesmo que dei ao presidente Obama e à sua família no processo de escolha do cão que viveria com eles na Casa Branca: opte por um animal cujo comportamento combine com o seu estilo de vida. Nunca leve para casa um bicho que tenha mais energia que você, pois a tendência será ele ditar as regras. Antes de acolher (o cão-d’água português) Bo, os Obama fizeram muita pesquisa em busca de uma raça adequada. Eles queriam um animal com pique para correr com as meninas e que não provocasse alergia na mais velha, Malia. Pelo que venho notando, porém, a família do presidente terá trabalho para colocá-lo nos eixos. No primeiro passeio, quem determinava o caminho era o cachorro – um péssimo sinal.

Anúncios

6 respostas em “O Encantador de Cães!

  1. cesar e um anjo dos cães pois acho que na outra vida ele era uma cão que foi muito mal tratado então ele veio para ensinar as pessoas a cuidar muito bem dos cãos você e abençoado cesar aqui em casa nao assistimo mais a novela graças a Deus so assistimos você minhas filhas adoram parabéns que Deus abençõe voce e sua familia linda e seus caes bjs..

    Curtir

  2. Olá Gustavo!!
    Eu procuro seguir muitas coisas que o Cesar (Encantador de Cães) passa em seus programas, ele realmente é um verdadeiro psicólogos de cães, risos.. Entende, compreende cada gesto dos bichinhos, Vale a pena assistir!
    Abração pra vc, Lidia e meninos!

    Curtir

  3. O Cesar é realmente fantástico. Já que você não consegue assistir aos programas, compre os dois livros dele que foram editados no Brasil: “O Encantador de Cães” e “Cães Educados, Donos Felizes”. Nos livros ele fala sobre todo o fundamento em que são baseados seus princípios e sobre a sua metodologia.

    Já li algumas críticas com relação aos métodos do César, mas não concordo, sou fã dele e o mais incrível de se ver no programa é que qualquer, digo mesmo, qualquer cachorro faz o que ele quer em menos de cinco minutos. Ele é impressionante!!!

    Seus métodos são baseados principalmente em liderança calma e assertiva e no poder da matilha, sendo a energia mental e corporal as principais ferramentas para lidar com um cão.

    Eu tenho as três primeiras temporadas em arquivo de computador “.avi” se você quiser, mas não tem legenda, está tudo em Inglês.

    Para quem quer ver na TV, o canal é o Animal Planet (69 da NET), toda terça às 22h. Eles já estão passando a 4ª e 5ª temporadas.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s