Como escolher a melhor ração para o seu cão!

Conversando com outros donos de cães e acompanhando comunidades pela internet afora, vejo que uma dúvida muito comum entre os proprietários é sobre como escolher a melhor ração para o cão entre as diversas opções que existem no mercado. É fácil entender o motivo de tanta dúvida, uma vez que existem rações dos mais variados tipos, preços, características e finalidades. Por exemplo, existe ração específica para raça, por exemplo, Golden Retriever. Também temos rações light, rações para cães “esportistas”, por porte (pequeno, médio, grande ou gigante), para cães com problemas de saúde (exemplo, rins), para gestantes e até mesmo papinhas para desmame de filhotes. Diante tanta opção e tantas dúvidas, vou falar um pouco mais a respeito de algumas das principais rações Superpremium mais consumidas atualmente no mercado. Quero deixar bem claro aqui que não tenho nenhum interesse em favorecer ou desqualificar qualquer produto que seja, e que as informações postadas foram pesquisadas junto aos próprios fabricantes e baseadas também na minha experiência como proprietário de dois Golden Retriever.

Antes de falar da parte prática do uso dessas rações, é importante falar um pouco sobre esse mercado e as características que uma ração precisa ter para ser considerada superpremium. Podemos classificar uma ração da seguinte forma:

  • Rações “de Combate”: são rações muito baratas (~1,00 real o quilo), de pouco valor nutricional (feitas a partir de proteínas de baixa qualidade). Nesse caso, o consumidor é atraído pelo preço e pela embalagem que muitas vezes diz frases do tipo: alto teor de proteínas. É importante saber que o que importa não é somente o teor de proteínas (expresso em %), mas sim a sua qualidade (origem). Além disso, o teor deve ser calculado de forma diferente para cada idade e porte do animal. Essas rações são pobres, resultam em fezes grandes, mal cheirosas, placa bacteriana e consecutivamente tártaro, pêlos feios que caem continuamente, animais muito magros ou acima do peso, dentre outros transtornos que a longo prazo podem resultar em doenças de tratamento bastante caro (ex.: tártaro, doenças articulares, cardíacas, etc).
  • Rações “Standard”: são rações um pouco mais caras que as de combate, mas também de pouco valor nutricional, resultando em quase todos os mesmos transtornos ocasionados pelas de combate.
  • Rações “Comerciais”: são rações que, como o próprio nome diz, possuem forte estratégia de marketing, como embalagens bonitas, coloridas, com fotos de belos cães ou gatos, normalmente de marcas famosas e com propaganda na televisão. Essas rações visam vários tipos de consumidor: aquele que não tem muitas condições financeiras mas mesmo assim quer dar uma boa ração para o animal mas não conhece muito bem o assunto, aquele consumidor que tem boas condições financeiras mas não está disposto a pagar uma ração mais cara, aquele consumidor que se atrai por belas embalagens e é muito influenciado por propagandas, dentre outros. Essas rações também são nutricionalmente incompletas e na maioria das vezes o custo-benefício traz prejuízo ao consumidor.
  • Rações Premium: são rações de boa qualidade e de um preço ainda acessível. Essas rações já vêm com diferentes formulações. No caso de cães são de acordo com seu porte, idade e estado nutricional (ex.: rações light e sênior). Se forem para gatos já encontra-se as light e as sênior, além de apresentarem controle do pH urinário (visto a suscetibilidade dessa espécie em apresentar disfunções do Aparelho Urinário. No caso de rações premium as fezes já apresentam-se menores, porém esse alimento não previne tártaro, doenças articulares, dentre outras.
  • Rações High-Premium, Premium Plus ou Premium Especial: são rações premium com alguma vantagem a mais. Elas também são formuladas de acordo com a idade e porte do animal e no caso de felinos, também vêm com controle do pH urinário. Como vantagens (de acordo com a marca) pode-se encontrar: prevenção do tártaro, diminuição do volume e odor das fezes, altos teores de ômegas (resultando em pelagens mais exuberantes), dentre outras.
  • Rações Super Premium: são rações chamadas como “primeira linha”, por serem completas para os diferentes tipos de cães e gatos. Nesse caso, além de serem formuladas de acordo com a idade, o porte e muitas vezes a raça do animal, elas também possuem atributos essenciais para a sua saúde. Ex.: as de cães de raças grandes e gigantes obrigatoriamente devem apresentar altos teores de sulfato de condroitina e glucosamina (caso contrário não podem ser classificadas como super premium), condroprotetores de importância vital para os cães desse porte, em virtude de serem os mais acometidos por doenças ortopédicas (como a Displasia Coxofemoral na raça Pastor Alemão). No caso de gatos, encontra-se rações para os Siameses, os Persas, gatos de pelagem longa (com prevenção da formação de bolas de pêlos no trato digestivo), gatos indoor (que só ficam dentro de casa ou apartamento), etc.

A alimentação de um pet é um investimento. Animais bem alimentados ficam doentes com menos freqüência e têm mais chances de atingirem uma longevidade. Por exemplo, um filhote em pleno desenvolvimento precisa de proteínas e minerais suficientes para uma boa formação do esqueleto, equanto um animal idoso já começa ter declínio de suas funções orgânicas, precisando menos de determinados componentes. Sem esquecer que em cada fase da vida animal as necessidades e quantidade de ração variam para que suas necessidades sejam supridas.

Após ingerido, o alimento passa pelo trato gastrointestinal (no caso de monogástricos) e sofre ação de várias enzimas. A perda de nutrientes pelas fezes é a maior perda, mas varia de uma ração para outra, então a partir daí, podemos determinar o Coeficiente de Digestibilidade Aparente (CDA), que nada mais é do a quantidade de nutrientes perdidos nas fezes em relação a quantidade de nutrientes ingeridos. É através disso que determinamos a qualidade da ração, ou seja, quanto maior for este coeficiente, melhor a digestibilidade e maior a qualidade da ração.

Hoje em dia, com um mercado mais exigente e um pouco mais informado, acredita-se que finalmente os alimentos são avaliados pela sua qualidade através da digestibilidade e não pelos teores de proteína. Altos teores de proteína podem possuir baixa digestibilidade e serem perdidos em grande quantidade nas fezes e urina. Podem também causar alguns problemas a saúde do animal, sem contar em aumento grande da relação custo/benefício e falta de balanço com os demais nutrientes que são de vital importância para a manutenção do metabolismo e fisiologia animal correta. Por isso, devemos sempre nos preocupar com a digestibilidade de cada alimento e não com os teores que ele possui. Agora se o alimento possui boa digestibilidade, aí sim vamos para um segundo passo de avaliação, que são os níveis de garantia existentes na ração. Conclui-se portanto, que alimentos com teores de proteína abaixo de 20% ou acima de 26% podem representar baixa digestibilidade, ou balanceamento incompleto. Pensando desta forma, estaremos começando a seguir um caminho correto para avaliarmos e classificarmos um alimento, sua proteína e seus níveis de garantia. E cada ração portanto, é classificada de acordo com sua digestibilidade e qualidade e não de acordo com seus níveis de garantia.

As Rações superpremium são assim classificadas a partir de um certo percentual de digestibilidade, o que pode variar de acordo com os interesses dos fabricantes, pois não há um “padrão” neste sentido. Como consumidor, para saber se a ração é de alta digestibilidade, ou não, basta analisar na embalagem os ingredientes que compõem a ração. As fontes proteicas devem ser de origem animal (carne de frango, carne de peru, digestas de frango, carne de ovelha, ovos, etc.). E as fontes de gordura também, ou pelo menos óleos vegetais nobres como, por exemplo, óleo de linhaça. Fontes proteicas vegetais como soja, glúten, etc. não têm alta digestibilidade. É bom desconfiar de produtos que têm em sua relação de componentes coisas como “carne de aves” (urubú também é ave / e de que parte da ave estão falando? Pena e bico são proteína pura e de baixíssima digestibilidade).

O que pode aumentar a digestibilidade da ração é a presença de fibras de moderada fermentação (ex. polpa de beterraba branca), que aumenta a eficiência absortiva dos enterócitos. Outro ingrediente que melhora a digestibilidade são os F.O.S. (fruto oligo sacarídeos), que alimentam a microbiota intestinal, ou seja, beneficia o crescimento de “boas bactérias” no intestino, o que leva a uma melhor fermentação do bolo alimentar. Resumindo, quando compramos uma ração para o amigo peludo, devemos estar atentos aos níveis de garantia (percentuais de proteína, gordura, etc.) e a qualidade dos ingredientes. Por exemplo, uma ração para cachorro deve ter, no mínimo, 20% de proteína. Porém, isso é relativo, porque carne é fonte de proteína e pena da galinha também. Carne é bem mais digerível que pena. Outro detalhe é o equilíbrio entre percentuais de proteína e gordura. Não é eficiente uma ração com 30% de proteína e 8% de gordura.

Além disso, altos teores de proteína na ração podem trazer sérios danos a saúde do animal se não possuírem boa digestibilidade. Estes transtornos seriam: sobrecarga ao fígado, mal cheiro nas fezes, excesso de nitrogênio na urina e nas fezes, utilização da proteína como fonte energética, sendo que os carboidratos e lipídios exercem essa função com melhor qualidade e menor custo. Portanto, foi necessário aumentar a qualidade e digestibilidade das fontes de proteína da ração, trazendo uma diminuição da porcentagem da mesma nas formulações, e promover um melhor balanço e interação com os demais nutrientes (Lipídios, carboidratos, fibras, minerais, vitaminas) tornando o alimento completo em um todo e não em apenas um nutriente que pode acarretar em uma nutrição incompleta.

Meus cães sempre comeram rações superpremium, entre elas Eukanuba (quando filhotes), depois Proplan por vários anos e nos últimos meses mudei para Royal Canin. Essa mudança deveu-se principalmente ao fato de que eles já estavam um pouco resistentes à Proplan e, por isso, estavam comendo menos. A questão é que com esse tipo de alimentação nunca apresentaram nenhum problema de saúde e a pelagem também manteve-se sempre saudável e vistosa.  As fezes sempre foram relativamente “pequenas” e com um cheiro suportável (ou será que já me acostumei?!). Enfim, acredito que o investimento em uma boa alimentação trás grande retorno, principalmente se pensarmos na qualidade de vida e longevidade de nossos cães.

Abaixo deixo uma tabela com algumas informações que pesquisei nas embalagens, sites e diretamente com os fabricantes. Essa tabela tem como objetivo tentar facilitar a vida de quem quer comparar as principais caracterísiticas entre as rações mais comercializadas. Infelizmente, não consegui encontrar alguns detalhes pois o fabricante não respondeu meus emails e não tive tempo ainda de passar no PetShop e verificar diretamente na embalagem. Mas se alguém aí tiver essas informações ou quiser acrescentar mais algum detalhe, me envie por email: mundogolden@hotmail.com.

Planilha Comparativa Racoes

169 respostas em “Como escolher a melhor ração para o seu cão!

  1. Gustavo, meu labrador de 7 meses come royal canin maxi junior, porém as fezes estão um pouco mole e com odor muito forte. Esta c peso bom e pelagem boa. Vi que pode ser má absorção das proteínas. …. Estou querendo mudar de ração por esse motivo…. qual indica? VI a guabi natural.. tem eukanuba, proplan, etc…. qual vc indicaria? Obrigado…

    Curtir

  2. Olá, td bem?
    Temos uma Golden com 3 anos. No final do ano passado, ela teve uma alergia bem forte, tratamos com antibioticos e td mais, e como as lesões estavam feias, tive que mandar tosá-la totalmente. Nãos ei se foi por causa do calor, ou pq mudamos de casa, e ai achei q podia ser pulgas da casa nova … algo assim …
    Há 2 meses, começou a queda de pêlo, ela nunca foi dos Golden mega peludos, mas agora está bem ralinha a pelagem , opaca e com muita queda.
    Não sei se é do inicio da primavera, trocamos a ração varias vezes. Usávamos Cibau Maxi Breeds, ai como temos tb uma Border que acabou engordando demais, troquei pela Royal Canin light, o que fez com o pelo da GOlden caisse mais ainda, mudei para Royal Canin Golden Retriever … não houve melhoras, e fora a queda de pelos, ela sempre se coça bastante.
    Numa consulta a Vet, ela sugeriu usar a ND Free Grains da Farmina, (especula-se que possa ser alergia a grãos)… Estamos dando essa agora, está quase na metade da embalagem de 10kg, mas parece que ainda não ”deu” um resultado, sei que pode demorar, pq se trata de fisiologia, e até ela de adaptar a nova ração. Já teve algum problema com o seu Golden em relação a isso? Ou conhece alguém q teve?
    Conversei com amigos, e eles dão a Ração Golden Formula, da embalagem laranjada.

    Qq sugestão ou informação pode me ajudar!
    Obrigada!

    Curtir

  3. Bom dia, tenho uma labrador de 2 meses e estou dando a ração Fórmula Natural super premium. Ela está com as fezes muito moles e com mau cheiro. O que eu faço?

    Curtir

  4. Olá, poderia me informar se a ração quartz Premium filhotes pode ser usada para a raça lhasa apso, estava usando a premier mas ganhei um saco de 25kg da quartz e gostaria de experimentar, pode me ajudar por favor?

    Curtir

  5. Boa tarde,
    Eu comprei uma cachorrinha labrador retriever, está com 3 meses de idade, tá comendo uma ração com 27% de proteína, não é de marca boa, travessinho filhotes, a única que encontrei na cidade, ela está comendo bem, porém acho q está faltando nutrientes, ela está abaixo do peso, comprei pelo site da pet love a ração royal canin labrador retriever filhote, deve chegar segunda ou terça, gostaria de uma dica agora na hr da troca de ração, a quantidade que devo dar a ela, pois essa ração que vou dar é específica pra raça dela.
    Obrigado!!

    Curtir

    • Vinicius, boa tarde.

      Acredito que vc não terá grande problemas para fazer essa troca. O ideal é particionar a quantidade que vc oferece para o seu cão e ir invertendo a proporção até finalmente ter trocado a ração. Por exemplo, se vc oferece 100grs de ração vá colocando proporções de 90/10, 70/30, 50/50, 30/70, 10/90 até finalmente ser 100 da ração nova.
      Observe se ele está comendo bem, se as fezes estão normais e vá alterando. Se perceber que ele parou de comer ou as fezes amoleceram muito, suspenda por u a dias e tente depois.
      No mais, oferecer uma ração de qualidade superior trará muitos benefícios para o sei cão!
      Boa sorte.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

    • Viníciu, vá misturando a ração nova com a antiga para ela não estranhar o sabor… comece misturando pouco e vá aumentando a quantidade da nova e diminuindo da antiga aos poucos… esse processo dura aproximadamente uma semana… depois disso você dá apenas a ração nova…. quanto a quantidade, normalmente na própria embalagem da Ração vem uma tabela de acordo com o peso do cão informando qual a quantidade de ração que deve ser dada

      Curtir

  6. Olá pessoal, tenho 2 filhotes de chow chow com 75 dias to dando max, mais sei que não é a ideal pelo fato das fezes estarem muito mole e com odor forte, alguem sabe uma ração ideal pra essa raça.

    Curtir

  7. Olá,

    Minha cadela é uma miniatura compro a ração
    DOG EXCELLENCE SUPER PREMIUM mas ela está cheia de coceiras acho que está com alergia a ração. O que faço?

    Curtir

  8. Boa tardecom sua experiência, qual ração que seria melhor ofertar, por uma questao de acesso: real canin, natureline, naturallis ou proplan? Dálmatas adulto_casal.
    Muito boas as informações.

    Curtir

  9. Tenho uma chow chow de 12 anos, sempre dei Premier Fórmula em suas fases filhote adulto e agora sênior. Acontece que a sênior da premier fórmula é a partir de 5 anos e ela já tem 12, e percebo que diminuiu bastante a quantidade que ela comia anteriormente, talvez esteja enjoando. Estou querendo trocar e gostaria de indicações de rações super premium para esta idade. Atualmente ela não é mais tão ativa como a 1 ano atrás, anda 3X ao dia devagar. Gostaria de oferecer algo de melhor paladar sem perder a quantidade já que esta de idade e sei que posso perde-la logo, apesar da saúde estar em dia, sem problemas renais e cardíaco.

    Curtir

  10. Olá, estava dando a ração Royal Canin maltês filhote para a minha cadela, ela se dava muito bem com a ração, mas como ela apresentava lagrimas ácidas a veterinária recomendou a troca para a Premier ou a Hills. Optei pela Hills e estamos fazendo a transição aos poucos, mas venho percebendo que as fezes dela estão mais moles e com o cheiro insuportável. Como moramos em apartamento isso incomoda bastante. Agora estou na dúvida se devo insistir um pouco mais na Hills, voltar para a Royal ou tentar a Premier.

    Curtir

  11. Tenho um Hottweiler de 7 meses e estamos dando a ração Apolo para ele, mas parece que ele ta muito magro não sei se é a ração. Não tenho condições de pagar muito caro por ração mas também não quero que ele vire um adulto feio por falta de vitaminas e nem que a ração comprometa a saúde dele. Alguém pode me indicar uma ração boa pra essa raça pois ele nao é adulto ainda e tenho medo dele ficar doente!

    Curtir

  12. Boa tarde eu tenho um labrador de 5 anos e to querendo dar a ração royal canin labrador sera que essa ração seria ideal para meu cachorro. .

    Curtir

  13. queria saber qual raçao e melhor para meu labrador, a magnus suer premium filhote ou a golden mega filhote??? tenho essa duvida, ele tem 45 dias

    Curtir

  14. Bom dia tenho uma pug de 3 meses,e estou dando a ração super premium premier raças médias filhotes…gostaria de saber se ela pode estar comendo essa ração.

    Curtir

    • Olá Jessica.

      Se não me engano, a linha Performance é para cães que praticam muitos exercícios e precisam desenvolver bastante a parte muscular.
      Por isso, acho que não seria a mais indica para a raça dos seus cães.

      Um abraço.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  15. Quero saber se a racão premier é boa? Comprei um saco de 20 kg,antes dava premier raça especifica, Mas percebi que minha york esta caindo os pelos. Sera que foi a troca da ração?

    Curtir

  16. OLÁ.ALGUÉM PODE ME DIZER SE A FÓRMULA DA RAÇÃO GUABÍ NATURAL ADULTOS RAÇAS GRANDES E GIGANTES É IGUALA FÓRMULA DA ADULTOS RAÇAS MEDIAS? ESTOU PENSANDO EM MUDAR A DAS RAÇAS GRANDES PRARAÇÃOAJUDEM-ME POR FAVOR. RAÇAS MEDIAS POIS ACHO QUE O TAMANHO DA RAÇÃO É MENOR,JÁ QUE A DA RAÇAS GRANDES EU ACHEI MUITO GRANDE P MINHA CACHORRA MASTIGAR.

    Curtir

    • Bom dia! As necessidades nutricionais de um cachorro de porte grandes são diferentes de um animal de porte médio. O tamanho do grão é justamente para estimular os cães grandes e gigantes a mastigarem, pois os mesmos tem o hábito de comer rápido demais e somente engolir, facilitando assim a aerofagia ( engolir ar), que é um dos motivos para ocorrer uma torção volvulo gastrica, onde o estomago muito cheio se contorce em seu eixo levando junto com ele outros órgãos como o baço, por exemplo. Essa patologia é de extrema urgência e esses animais são levados diretamente para o centro cirurgico. Outra função desse estimulo a mastigação é a limpeza dos dentes, as rações da Guabi sao extrusadas, auxiliando na fricção do dente, não substitui a escovação, mas remove boa parte da placa bacteriana.

      Curtir

    • Tenho um cão pastor que dia 29/11 vai fazer dois meses estou com ele a 12 dias o mesmo foi vermifugado e tomou a primeira vacina no dia 13, desse mês, ela come a natural prêmio e até hj suas fezes estão muito mole, levei hj ao veterinário para saber o motivo fez um exame de sangue…
      Seria uma Boa modificar a ração?!

      Curtir

    • Indicação Cachorros
      Raça Raças Médias
      Idade Adultos
      Marca Guabi
      Linha Natural
      Tipo Alimento
      Composição Carne de Frango, Arroz Integral, Fígado de Frango, Farinha de Vísceres de Frango, Gordura de Frango, Arroz Quebrado, Polpa de Beterraba, Levedura Seca de Cervejaria, Óleo de Linhaça, Glúten de Milho, Palatabilizante, Hexametafosfato de Sódio, Cloreto de Potássio, Fosfato Bicálcico, Cloreto de Sódio (sal comum), Ácido Cítrico, Taurina, Essência de Alecrim, Inulina, Sulfato de Glucosamina, Sulfato de Condroitina, Extrato de Yucca, Mannan-Oligossacarídeos, L-Camitina, Beta Caroteno, Proteínato de Zinco, Proteínato de Selênio, Premix Vitamínico Mineral.Enriquecimento por quilograma de produto:Vitamina A 21000UI, Vitamina D3 1650UI,Vitamina E 500mg, Vitamina K1 1mg, Vitamina B1 1,6mg, Vitamina B2 11mg, Vitamina C 100mg, Ácido Pantotênico 16mg, Ácido Propiônico 300mg, Niacina 22mg, Vitamina B6 1,6mg, Biotina 0,2mg, Ácido Fólico 0,4mg, Vitamina B12 33mcg, Glucano 90mg, Manganês 7mg, Zinco 165mg, Ferro 90mg, Cobre 9mg, Iodo 1,7mg, Selênio 0,4mg.

      Curtir

  17. Bom dia!!
    Estou com uma dúvida. Tenho um PUG de 2 meses e meio, assim que ele chegou passei a dar proplan a ele, as fezes sempre foram durinhas e a quantidade era pouca. No ultimo pet que fui não achei a proplan filhote, e depois de olhar muito e a atendente me dizer sobre transgênicos etc, acabei comprando a ND.
    As fezes dele passaram a ser um pouco maiores e mais moles e com um cheiro mais desagradável. O meu receio é só se a Proplan fazia mais bem pra ele!

    Curtir

    • Bom dia! As necessidades nutricionais de um cachorro de porte grandes são diferentes de um animal de porte médio. O tamanho do grão é justamente para estimular os cães grandes e gigantes a mastigarem, pois os mesmos tem o hábito de comer rápido demais e somente engolir, facilitando assim a aerofagia ( engolir ar), que é um dos motivos para ocorrer uma torção volvulo gastrica, onde o estomago muito cheio se contorce em seu eixo levando junto com ele outros órgãos como o baço, por exemplo. Essa patologia é de extrema urgência e esses animais são levados diretamente para o centro cirurgico. Outra função desse estimulo a mastigação é a limpeza dos dentes, as rações da Guabi sao extrusadas, auxiliando na fricção do dente, não substitui a escovação, mas remove boa parte da placa bacteriana.

      Curtir

  18. olá boa noite, meu cachorro é uma mistura de pinsher com basset, e cai muito, mas muito pelo mesmo dele….gostaria de saber se a guabi natural é uma boa opção para esse tipo de problema, já que eu percebo que a golden contribui para essa queda excessiva. Muito obrigada.

    Curtir

    • Bom dia!
      A Guabi natural também contribui para diminuição da queda de pelo, além de ser uma ração super premium é completamente balanceada!
      Abraço.

      Curtir

  19. Eu estou com uma baita dúvida sobre trocar ou não de ração. Minha cachorra shitzu de 2 anos foi castrada há uns 2 meses, eu sempre dei Premier Raças Específicas Shitzu para ela, mas agora não sei se devo trocar para Premier Ambientes Internos Cães Castrados… Por favor, me dê sua opinião! :0 Desde já eu agradeço muito!!! P.S.: Até o momento ela não está obesa e continua ativa, tenho medo de trocar a ração e ela ficar inativa… 😦 Mas é fato que o apetite dela aumentou muito, porém tenho dado a mesma quantidade de ração que eu dava anteriormente, e ultimamente ela já parou de comer desenfreadamente, como foi logo nos primeiros dias após a castração. O problema é que agora ela não pode ver a gnt da casa comendo nada que vem emcima como se estivesse morrendo de fome, só que como eu disse, ultimamente ela tem comido o suficiente e até a ração dela tem ficado um pouco no prato… Me dê sua opinião, please! =)

    Curtir

  20. Olá! tenho uma pastor belga, ela agora vai fazer 6 anos em novembro, e estou começando a ficar preocupada com a idade e suas necessidades, apesar dela comer bem, ela não gostou da pro plan nem royal canin. A que ela gosta é a dog chow, ela come 2 x ao dia (manhã e noite) e nos intervalos dou cenoura, banana, talo de couve etc. Como alguns veterinários quer vender o peixe deles, gostaria de saber de você, se preciso complementar com algum medicamento como prevenção para as articulações, ja que pastor tem essa tendência no futuro.
    Fico aguardando sua resposta!um abraço!!

    Curtir

    • Tania, boa tarde.

      A ração que vc dá, juntamente com os outros alimentos, já ajudam bastante. Porém, o Pastor tem grande tendência à displasia coxofemoral, assim como o Golden. Eu sempre dei também rações superpremium e me falavam que não era necessário complementar. Porém, com a idade chegando para meu Golden, percebi que ele começou a ter alguns problemas de locomoção. Assim que percebi isso, entrei com suplemento de condroitina. A melhora dele foi nítida e desde então, continuo dando esse suplemento específico. Como mais uma dica, te recomendo comprar as importadas, principalmente se vc for viajar para os EUA ou tiver alguém que conheça voltando de lá. São infinitamente melhores que algumas nacionais disponíveis aqui e por um preço muito melhor. Eu sempre trago quando posso ou quando sei de alguém que esteja por lá!

      Um abraço.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

      • Brigada Gustavo, vou providenciar e tentar de novo mudar a ração! Vc ta de parabéns, me ajudou mto suas dicas!! um abraço.

        Curtir

  21. Oi queria tirar uma dúvida sobre alimentação, tenho um cachorra q foi castrada a um mês, não faz atividade física intensa como caminhada, tem entre 6 e 7 anos ,pesa 23 quilos (peso quando antes de castar e ja com sobre peso) um pouco antes de castar diminui a ração dela para 100 g no almoço e 100 na janta,achei q ela emagreceu , estou com medo dela estar se alimentando mesmo q prescisa , troquei a ração dela para sênior e atrás da embalagem esta 10kg 145g ,somando isso conforme o peso dela dá 290g,essas 290 g dou uma no almoço e janta ou divido ela conforme os dois períodos? ???

    Curtir

  22. Pingback: Qual O Melhor Como Emagrecer 20kg Em 3 Meses

  23. Tenho um filhote de 50 dias ,da raçã pastor alemão com thaw thaw eu edtaiu dando ele a sabor e vida para filhote frango e fígado , eveke não gosto da ração e edta perdendo peso qual ração vc mim indica , quero ums boa e que aumenta o peso

    Curtir

    • Linha premium especial: Ecopet, Gran plus, Golden, Revena,
      Super Premium: Natural da Guabi, Premiatta,Premier,Pro plan, royal canin, Cibau entre outras…

      Os meus já comeram gran puls, e revena… agora que estou com mais condições financeiras estou dando a natural da guabi.. Mas indico todas!!!

      Curtir

  24. O que me dizem da ração natural da guabi?? Tenho um golden 10 meses, e ele começou a perder muito pelo, mas não sei se foi porque troquei a racao que estava dando (royal especifica) e agora dou a guabi naturl que tambem é super premium ou se é a epoca de troca mesmo, alguem pode me ajudar?

    Curtir

    • Boa tarde Eduardo!

      Então, a ração Guabi Natural é de altíssima qualidade, é utilizada carne de frango, não tem corantes e nem conservantes químicos e agora está com uma reformulação com o selo do “protectlife” em que aumentaram a quantidade de antioxidantes da Racao fazendo com que retarde o envelhecimento das células do organismo do animal e está sem transgênico. Quando realizamos troca de ração é necessário ter 7 dias no processo de troca, aumentando gradativamente a quantidade da ração nova. Caso não seja feito isso, o animal pode sentir a diferença, pode até ocasionar diarreia, isso é em qualquer ração. O animal tem um processo de adaptação. Mas pode ter certeza que está dando uma ração de alta qualidade para seu animal!

      Curtir

  25. Eu gostaria que esse post tivesse feito a comparação com a ração Guabi Natural, pois esta é uma ração extremamente completa para o cão, os meus cães adoram, se sentem satisfeitos com a quantidade certa indicada para sua necessidade, tem pelos macios e sedosos, diminuíram a formação de tártaro e as fezes fedidas, eu indico e sempre irei indicar a ração da Guabi natural, ela é feita de carne fresca, não tem conservantes químicos e não tem corantes. Foi lançado raças especificas e elas não tem transgênicos! Espero ter ajudado!

    Curtir

  26. Olá tenho um Cão Pastor alemão Capa preta , estava dando a ração Barao para ele mas ele comia e smp tava com fome tava ficando abaixo do peso ai levei no veterinário , e ela me indicou a Ecopet Junior premium , ele gostou mt e esta saciando ele , mas eu queria saber se essa ração é realmente Boa ou foi só uma jogada de Market da veterinária pra mim comprar a ração na loja dela ! Obg

    Curtir

    • É muito boa sim, a Ecopet é da farmina. Temos a gran plus, a revena da purina, e a sabor e vida da guabi, todas premium, algumas premium special.

      Todas eu indico, tem um bom custo e beneficio, nunca compre a marca pelo o apelo comercial. No momento meu cachorro esta comendo a Natural da guabi, super premium.

      Curtir

  27. Olá…gostaria de uma indicação de ração senior. Estou na dúvida entre Hill, Pro Plan e Royal Canin. Onde moro não posso contar com ajuda profissional para decidir, pois cada pet shop ou agropecuária vende uma marca específica e defende o seu produto. Fica difícil confiar. Tenho um lhasa apso de 7 anos e um silky terrier de aproximadamente 9 anos. O primeiro comeu Royal Canin de filhote até os 3 anos, quando começou a apresentar problemas gastrointestinais. Por orientação da veterinária trocamos para Cibau fish and rice. O que foi ótimo, pois nessa época adotamos o Silky terrier e ambos tb tinham mts problemas de pele e a ração ajudou muito. Esse ano nos mudamos para uma cidade mto distante dos grandes centros e não tem Cibau por aqui. Devido ao preço caro do frete pra comprar Cibau pela internet, a veterinária sugeriu a Pro Plan Sensitive, que encontramos por aqui. Eles estão comendo ela há 3 meses. Estávamos pesquisando sobre a senior e nos interessamos, principalmente pela da Hills e da Royal que apresentam condroitina na formulação, pois o lhasa tem um disco da coluna calcificado desde os 3 anos e de vez em quando tem crise. Ele toma condroton desde então. Será que vc poderia me ajudar? Ambos têm problemas de gastrite e alergia de pele, o silky tb tem problemas intestinais ( as fezes ficam pastosas com frequecia), o lhasa de coluna. São castrados desde dezembro do ano passado. Não sei por qual optar.

    Curtir

  28. Olá tenho um golden de 2meses e meio e estou dando a golden formula premium filhotes carne e arroz mais os pelos estão feios e caindo pode ser a ração?já ouvi falar q ela faz os pelos cairem no momento não posso comprar a royal canin teria algum outra boa?obrigada

    Curtir

    • Bom dia, Gustavo.

      Adoro os textos que voc posta. Ajudam-me muito a esclarecer minhas duvidas. Muito obrigada.

      Meu amiguinho peludo um Basset. Ele tem 1 ano e meio. Dou a rao Cibau para raas de pequeno porte. Alterno entre peixe e frango, no sei se isto bom, mas ele gosta.

      Minha duvida que alm da rao tambm dou cenoura, mamo, melo e tomate sem semente, coisa que ele adora. Desta forma ele acaba comendo menos rao. Deixo disponvel para ele a quantidade de rao indicada pelo fabricante e sempre sobra.

      Dou tambm, s vezes, torrada integral ou cereais integral sem acar, somente uns pedacinhos para ele no ficar aguado quando estou comendo.

      Fao a mesma coisa quando estamos almoando quando dou uns pedacinhos de tomate sem semente para no dar a nossa comida.

      Ele foi castrado h quatro meses e pesa hoje 11 quilos. Engordou um quilo depois da castrao. Segundo a veterinria ele tem um corpo esbelto. Ele tem cinturinha e uma pelagem muito brilhante. O pelo dele preto e brilha demais.

      Voc acha que estou dando comida demais? Gostaria que voc me orientasse.

      Muito obrigada por sua ajuda.

      Soraya BH

      Curtir

  29. Olá tenho filhote dogue alemão 6 meses, estou usando Royal Canin Gigant Pupy, me indicaram também a Guabi Natural Gigant, ambas super premium, o que acha desta 2ª opção.

    Curtir

    • A guabi natural gigant, eu ofereço para meus cães, é ótima! Gosto bastante dela, pois meus animais se deram muito bem!

      Curtir

  30. Ola. Adorei esse artigo e li todos os comentarios em busca da minha duvida. Mas n tive sucesso.Tenho uma lhasa de 6 meses . Ainda nao entrou no cio. Dou desde sempre a hills raças pequenas. Mas achu q ela esta enjoando.. come 1x ao dia. Max 2.. muito pouco. Nao sei se mudo. Se espero.. se eh pela epoca. Sei la..Um pet me deu um saco de dog excellence p eu experimentar.. disse maravilhas dela. Q eh mtooo boa e bem mais barata. Sera ?? Nunca ouvi falar dela. vc recomendaria ???Ag respostas e parabens pela iniciativa

    Curtir

  31. Bom dia, gostei das dicas. parabens pelo site.
    Hoje eu dou a ração power Trainning da Golden para meu Pastor Alemão de 3 meses e meio. Eme falaram da Golden Mega, qual vc acha melhor dar para ele ou se tem outra da mesma faixa de preço q se encaixa melhor.

    obrigado

    Curtir

  32. Boa Tarde,

    Otimo artigo. Tenho um Pastor Alemão de 3 meses e meio e dou para ele a ração Golden Power Trainning para filhotes. Voce acha que ele esta bem servido ou aconselha outra.

    Grato

    Curtir

    • Olá Caio.

      A Golden Power Training é uma ração muito boa e acredito que se o seu Pastor se adaptou bem com ela, vá em frente! Acho que não compensa trocar por outra…

      Abraços.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  33. Ola. Adorei esse artigo e li todos os comentarios em busca da minha duvida. Mas n tive sucesso.
    Tenho uma lhasa de 6 meses . Ainda nao entrou no cio. Dou desde sempre a hills raças pequenas. Mas achu q ela esta enjoando.. come 1x ao dia. Max 2.. muito pouco. Nao sei se mudo. Se espero.. se eh pela epoca. Sei la..
    Um pet me deu um saco de dog excellence p eu esperimentar.. disse maravilhas dela. Q eh mtooo boa e bem mais barata. Sera ?? Nunca ouvi falar dela. vc recomendaria ???
    Ag respostas e parabens pela iniciativa

    Curtir

  34. Olá, tenho um lhasa apso há uma semana e agora estou procurando saber sobre rações, pois meu caozinho nao acostumou com nenhuma que comprei anteriormente. Anotei varias marcas boas, mas na minha cidade (pequena) é dificil encontrar essas marcas mais caras, acho que nao querem investir. O veterinario da loja me recomendou a frost, e a naturalis, eu comprei a frost, são consideradas rações boas?

    Curtir

  35. A ração Guabi Natural é boa? Estava dando a Ecopet júnior mas as fezes estavam muito mole e com o cheiro muito forte, troquei pela Dog Chow Papita e ele está gostando, mas agora chegou na minha cidade a Guabi natural e vi que ela é super premium e o preço está acessível. Gostaria de saber opiniões sobre ela.

    Curtir

    • olá Camila, a Ração Guabi natural é excelente! Pode oferecer ao seu animal sem problema nenhum! O cheiro das fezes iram diminuir bastante! E seu animal vai gostar muito!

      Curtir

  36. Bom dia.
    Gostei bastante das dicas, mas ainda tenho algumas dúvidas…
    Tenho dois pastores capa preta (a fêmea tem 1 ano e o macho 4 meses). Antes dava a Performance da Royal Canin, mas ela não gostava e dava muito trabalho pra comer.
    Agora estou dando a Total Max e eles adoram, mas não tenho como manter por condições financeiras. Você poderia me indicar uma ração boa e mais barata?

    Curtir

  37. Cara eu queria saber qual e a raçao mais indicada para dobermans,dou para a minha a bomguy nao sei se e a certa mas ja troquei varias veses de raçao mas ela nao gosta de nenhuma,alem disso o pelo dela anda cainda bastante e meio falhado,se puder ajudar agradeço muito!abraços

    Curtir

    • Não conheço essa ração, mas acredito que não seja Premium ou superior. Recomendo você experimentar algumas rações, como: ProPlan, Royal Canin, Cibau, Premier, Golden.
      São rações um pouco mais caras, mas com um bom custo x benefício.
      Em relação ao pelo que está caindo muito, pode não ter relação com a alimentação. Veja se não há pulgas e/ou carrapatos, se os banhos estão em dia (em torno de 15 em 15 dias) e se não há nenhuma irritação na pele.

      Espero ter ajudado.

      Gustavo Teixeira

      Curtir

      • Olá Gustavo, qual sua opinião por rações super premium nacionais…tipo a FROST que é da Alisul/Supra e a SPECIAL DOG PRIME????

        Curtir

  38. estou com uma ninhada de pastor alemão de48 dias que come a Golden Formula Filhotes Frango e todos estão com as fezes quase liquidas…não sei o que fazer ,eles bebem bastante água mas acredito que isso não influencia…me ajudem

    Curtir

    • Marcia, o melhor a fazer é chamar por um veterinário e fazer os exames necessários. Pode não ter nenhuma relação com a ração e ser uma doença mais grave. Portanto, procure por um bom veterinário antes que a situação se agrave. Só ele poderá lhe dizer corretamente o melhor a ser feito.

      Gustavo Teixeira

      Curtir

      • agradeço a atenção de todos , felismente troquei a ração e tudo voltou ao normal, estou dando a MAX .

        Curtir

    • Pois é, nessa época (outubro/novembro) dá muita “virose”:parvovirose, rotavírus, etc. Recomendo, caso ainda tenha os animais, que vá correndo ao veterinário. Sendo tratado corretamente os cães se recuperam em 1 semana. Eu comprei uma pitbull que veio desse jeito, com 40 dias apresentou os primeiros sintomas, foi tratada de imediato, e com 46 dias já estava ótima sem necessidade de internação. Uma de suas irmãs iniciou o tratamento 1 dia depois da minha já precisou ficar 2 dias internada. Infelizmente alguns irmãos dela morreram porque os novos donos demoraram para ir ao veterinário!

      Curtir

    • Marcia, estou dando exatamente dessa ração pra minha cachorra, uma schnauzer de 3 meses, estava pesquisando e todo mundo sempre fala dessa royal canin, mas ela se adaptou super bem, come bem, o coco é consistente, os pelos não caem e são macios, e dou essa ração desde que ela chegou a minha casa com um mês e uma semana. Encontrei esse site procurando mais informações sobre essa ração Golden, pra saber se estou dando algo de qualidade pra minha filhote. Aparentemente sim, mas nunca se sabe.

      Curtir

  39. Oi. Estou passando por um período de economia e infelizmente tenho q parar de dar aos meus cachorros a royal canin, tenho um Yorkshire, uma vira lata e uma fox paulistinha ja em idade avançada. …pode me dar uma dica de uma ração boa e com um preço mais acessível?

    Curtir

  40. Boa tarde,

    Tenho um chow chow com 2 anos de idade. Ele está com problemas de dermatite e o pêlo está muito queimado (ele é preto), mas não me parece ser devido ao sol, uma vez que na parte da barriga também está com a mesma tonalidade. Queria saber qual a marca de ração que eu poderia comprar para melhorar os pêlos.

    Curtir

    • Tbm tenho um Chow Chow de 3 anos, ele come Hills é uma ração com um custo pouco elevado porém os beneficios que ela traz são maravilhosos, o pêlo do meu Chow Chow é lindo, e não temos problema de saúde com ele. Super indico a Hills.

      Curtir

  41. Gustavo
    Compramos uma Bichon Frise e ela veio comendo dog chow ,porem a vet recomendou que mudassemos para Hills, ela não pode nem ver a ração ,fui ao pet shop e comprei Royal Canin sensive para paladar exigente e parece que tbm não rolou , ela so come se colocar um biscoitinho moido no meio, me dá uma dica ,sem contar que paguei num saco de 1kg 37reais,e quando ela estava comendo bem a hills ia 1 saco a cada 10 dias, ta dificil.

    Curtir

    • Claudia, quanto menor for o pacote e mais específica for a ração (de acordo com a raça, diet, para cães alérgicos, etc), mais cara ela será! Minha recomendação é que vc tente outros fabricantes, como Pro Plan, Equilíbrio ou até mesmo voltar para a DogChow, que são boas rações. Alguns fabricantes também possuem pacotes de 3 ou 5 Kg, o que melhora a relação custo x benefício.
      Quanto a usar um biscoito ou coisa do tipo misturado na ração para que o cão coma, não recomendo, a não ser que seja algo bem esporádico. Com o tempo o cão fica condicionado e só irá realmente comer se tiver o “agrado” na ração.
      Algumas dicas: ofereça a ração pelo menos 3x ao dia, fracionando a quantidade recomendada pelo fabricante de acordo com a idade e tamanho do seu cão. Deixe o pote com a ração por uns 30 minutos e mesmo que o cão não coma tudo, retire e só ofereça novamente no próximo horário. Não se preocupe muito se o cão pular algumas refeições. Quando ele sentir fome, irá comer. Observe se o cão está perdendo peso e o apetite por outros motivos, como alguma doença. Vc pode oferecer nos intervalos entre uma refeição e outra algumas frutas ou vegetais. Cães gostam muito de banana, cenoura, maça (cuidado com a semente), etc.

      Bom, é isso. Espero ter ajudado de alguma forma.

      Abraços!
      Gustavo Teixeira

      Curtir

    • Muito agradecida Gustavo, vou tentar a Proplan, pq meu filho disse a mesma coisa,não misture o ossinho senão ela vai acostumar.
      É que como toda mãe qdo não vemos o filho comer dá uma agonia ,mas vou fazer o teste de tirar o pote pq isso nunca fiz a ração fica a vontade.
      Obrigada!

      Curtir

  42. Ola, gostei muito das suas orientacoes sobre as racoes. Tenho uma femea doberman de 4 meses, comecei dando a premier, mas nao deu certo, ela nao tinha muita apetite, e soltava muito o intestino. Mudei agora a poucos dias pra r oyal canin maxi junior, melhorou muito as fezes, mas aumentou o apetite, elas esta muito gulosa. Estou dando a quantidade recomendada na embalagem, mas parece que nao esta suprindo. Nao sei o que fazer?

    Curtir

    • Olá Paula. Obrigado pelo contato.

      Geralmente, a quantidade recomendada atende as necessidades do cão, mas isso pode variar de animal para animal… Ofereça a quantidade indicada fracionada três vezes ao dia. Isso evita que o cão fique com muita fome entre uma refeição e outra. Você também pode complementar com algumas frutas e vegetais. Meus cães comem banana e cenoura entre as refeições. Outra coisa é acompanhar o desenvolvimento do cão e observar se está mantendo o peso adequado. Se estiver, não se preocupe pois é apenas “gulodice” dele…

      Um abraço.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  43. Olá , estou com duas cachorrinhas SRD de aproximadamente 2 meses . Comei comprando a ´ração pedigree e fui procurar informações e vi que não é uma boa opção estou pensando em comprar a Ração Sabor e Vida Filhotes . como não tenho orçamento que suporte uma ração mais cara que essa gostaria de saber se ela é melhor que a pedigree ou se tem uma outra opção com a media de preço equivalente a essa. onde o Kg nas lojas on line fica entorno de R$ 12,00 / 1kg . desde ja agradeço

    Curtir

    • Sueme, bom dia!

      Não tenho informações mais detalhadas a respeito da Sabor e Vida Filhotes. Minha sugestão é que você compare as informações nutricionais fornecidas pelos fabricantes e tente encontrar a que melhor se enquadra às necessidades do seu cão. R$ 12/kg está dentro da média de boas rações fornecidas no mercado, lembrando que ração para filhotes geralmente são mais caras.

      Um abraço,
      Gustavo Teixeira

      Curtir

      • Olá , acabei optando pela ração Golden Filhotes ( comprei dois sacos de 15kG um de sabor carne e arroz e a outra trainning por R$ 99,00 e 105,00 respectivamente extra.com e frete gratis ) faz 3 semanas que estou alimentando minha filhotinhas sem SRD que tem em media 3 meses e meios de idade com essa ração golden . Mas tive que viajar e deixei as duas sob o cuidado de minha sogra por uma semana e que por “pena” oferecia tbm comida de gente não apenas a ração as cachorrinhas . O fato é que em umas das cadelas a que tem o pelo longo estou notando uma ” perda” de pelo muito intensa não sei se uma troca normal , se é por causa da RAÇÃO Golden OU SE FOI A comida humana que minha sograva tava dando. . Mas a outra cadelinha que tem o pelo parecido com de uma fox paulistinha esta normal . Continuo dando a ração a ela ou troco .

        Curtir

    • SABOR E VIDA TEM UM CHEIRO MUITO RUIM, BOAS SÃO AS SUPER PREMIO COMO: PRO PLAN, EUKANUBA, PREMIER ETC. NO SEU CASO EU OPTARIA PELA DOG CHOW DA PURINA NESTLE
      MELHOR QUE A PEDIGREE E MAIS BARATA!!

      Curtir

  44. Boa noite. Encontrei este site porque procurava informações sobre a ração Golden. Em fev/13 adotamos um cão SRD, para ser companhia de meus dois filhos (o mais novo de quatro anos apresenta traços de autismo). Por recomendação da veterinária começamos a alimentá-lo com a ração Proplan. Agora ele está com 9 meses e 20 kg. Ficou caro demais manter a ração Super Premium. Em jul/13 comprei Pedigree (por causa do preço e por ser “conhecida”). Agora os pelos do cão estão caindo excessivamente, apresenta falhas, escamações e está mais oleoso nestas regiões, mas não tem coceira e a pele não apresenta nenhum outro sinal. Achando que poderia ser a ração, resolvi trocá-la novamente. Agora comprei a ração Golden e estou fazendo a adaptação. Claro, vou levá-lo para consulta com veterinário, mas gostaria de saber a opinião de pessoas com mais experiência. Pelo que andei lento a ração Golden é uma boa opção para quem não tem condições financeira para uma Super Premium. A ração Pedigree pode ter provocado a alergia? Parabéns pelo excelente site. Obrigado pela atenção.

    Curtir

    • cara a ração pedigree caiu muito de uns anos pra ká tem duas fabricantes diferentes no brasil q detem o direito sobre a marca, uma coloca leite em pó como primeiro ingrediente a outra coloca carne bovina ou frango, mas mes passado comprei um pacote júnior 15 kg na americanas o anúncio do site dizia q era o primeiro ingrediente carne, mas no pacote o primeiro ingrediente é farinha de carne de frango, a carne fresca q eles tanto anunciam no site não existe pelo menos neste pacote não veio, pode ser que venha em outro lote futuro, entrei em contato com o site da americanas e jogaram a culpa no fabricante, quando no site deles é que tá escrito o ingrediente carne, mas resumindo esta de farinha de carne como primeiro ingrediente ainda passa não fará mal ao pelo do animal mas se você deu a que vem leite em pó como primeiro ingrediente um abraço creio q 20% da ração deve ser leite em pó o que não balanceia as necessidades de nenhum animal pode estar aí o problema, procure dizer isto para o vet que pode ajudar na hora de diagnosticar o problema.

      Curtir

    • Olá Edmar.

      Desculpe-me pela demora na resposta, mas estive ausente nos últimos dias. Espero que o seu cão esteja melhor…
      Em relação às rações, pode sim ocorrer alergia em determinadas situações. Não sei se foi o caso, ok?! Somente o veterinário poderá confirmar, mas de qualquer forma, vale a pena sim tentar trocar por outra ração e observar se o problema diminui ou até mesmo some. A ração Golden também é uma boa opção e conheço muitas pessoas que a oferecem aos seus cães. Acho que você pode fazer uma experiência com ela. outras boas opções são: Cibau, Pro Plan, Royal Canin (subiu muito de preço), Equilíbrio, DogChow.

      Espero ter ajudado e mande notícias, ok?!

      Um abraço,
      Gustavo Teixeira

      Curtir

    • SEM DUVIDAS PRO PLAN SERIA MELHOR, JÁ A GOLDEN NÃO É RUIM ELA É A SEGUNDA LINHA DA PREMIER, SENDO A GOLDEN UMA RAÇÃO PREMIUM O QUE É RUIM SÃO OS BHT E BHA QUE A MAIORIA DAS RAÇÕES MESMO SUPER PREMIO ESTÃO USANDO EM SUAS FORMULAS, MAS É UMA BOA RAÇÃO,
      SE O CÃO GOSTAR MELHOR!

      Curtir

    • Os meus cães e gatos comem Golden e foi a melhor opção no meu caso. Tenho uma cadela com paladar super exigente e que não comia ração alguma. Desprezou sacos de royal, proplan… A premier todos eles comem, mas acabam engordando, tanto os cães como os gatos.
      Eu tenho 3 pitbulls, 1 schnauzer, 1 gata persa, uma gata Ragdoll e um gato srd.
      Os cães ficam bem nutridos com a Golden, nunca mais tive problemas com a pelagem da pitbull branca, o que era comum com outras rações, os cães castrados mantêm bom peso. Gasto entre 20 e 40kg de ração para cães sendo em média um saco de 20kg de adulto e 15kg filhote por mês. No frio eles comem mais. Já para as gatas, Golden foi um achado! As duas comiam premier ambiente interno. Também não aceitam bem rações da Royal para raça delas nem proplan. Troquei para a Golden gatos castrados e as duas mantêm bom peso, pelo IMPECÁVEL e de fazer inveja! E o srd preto tem o pelo mais brilhante que já vi. Compro um saco de 10kg e dá mais que um mês, considerando que ragdoll é uma raça gigante e minha persa é do tamanho da ragdoll… Eu acho que rende bem. Outra coisa interessante é fazer o controle efetivo de ectoparasitas internos e externos. Aí você terá seus peludinhos saudáveis e radiantes. Só troco dentro das linhas da golden, gosto da power trainning, da duo, da normal, aí vou revezando para eles não enjoarem apenas.

      Curtir

  45. oi sei que as melhores racoes sao propllam….. meu cao come goldem agora ja dei dog chaw especial dog pedigrre … ele e dalmata com fox paulistinha outro problema dei ha primeira vacima com 35dias sera que tem problema ele ja tem acho105 dias cuido bem dele e dos outros bichinhos eu respeito a naturesa e o plameta sei camtar e duplar tou atras da tv beijos

    Curtir

  46. Caro Gustavo,

    Tenho um basset que está com 8 meses. Ele tem um pêlo maravilhoso, brilha muito, mas cai muito também. Dou banho nele uma vez por semana. Tenho dado a ração Naturallis para ele, estou pensando em mudar para a Goldem, o que você acha? As fezes dele têm um odor muito forte, pode ser da ração? Ele pesa 9 quilos. Ah! Dou mamão e cenoura todos os dia para ele, isto é problema? Sempre dou ração própria para filhotes. Escolho sempre a ração de carne de frango, não dou de carne bovina.

    Soraya

    Curtir

    • Olá Soraya.

      Acho que você pode experimentar diminuir a frequência do banho. Cães possuem uma proteção natural no pelo e o banho acaba removendo isso, sem contar que algumas raças são mais propensas a problemas de pele e a umidade agrava a situação. Experimente passar o banho para cada 15 dias.
      Quanto à ração, a Golden é uma boa ração sim. Acho válido vc fazer um teste com ela, lembrando que a ração deve ser para filhotes e raças pequenas. E quanto às frutas, não vejo nenhum problema. Eu também dou cenoura, banana, entre outras, para os meus. Só tome cuidado que existem alguns alimentos que devem ser evitados: tomate e chocolate são alguns exemplos.

      Curtir

      • Caro Gustavo,

        Quero agradecer sua atenção, gosto muito dos seus comentários.

        Gostaria de saber se posso dar banho de talco uma semana e na outra banho. Eu sua tarada com limpeza e acho que se meu filhinho ficar 15 dias sem banho vai ficar com cheiro forte. Eu troco fronha e o cobertor que ele dorme toda semana para evitar que a casa fique cheirando a cachorro. Você indica alguma marca boa de talco e shampoo para que eu possa estar utilizando com ele.
        Outra coisa, meu filhinho engasga de vez em quanto, tipo um pigarro. As vezes chega a vomitar, você acha isto é um problema de saúde?

        Muito obrigada, Gustavo por sua atenção.
        Soraya

        Curtir

  47. Olá bom dia.

    Tenho um cão da raça labrador. Estou dando a ração Royal Canin Maxi Adult, porém essa ração aumentou o preço e gostaria de fazer uns experimentos com outras rações. Gostaria de saber se a Premier ou a ProPlan são rações da mesma qualidade da mencionada anteriormente, ou se você poderia me recomendar mais alguma.

    Obrigado.

    Curtir

    • Olá Dácio.

      Eu também dou Royal Canin Maxi Mature para meus cães e o preço subiu demais! Aqui em Belo Horizonte o pacote de 15Kg mais barato que encontrei está custando R$ 192,00. E da mesma forma que você, também pretendo mudar de ração. Vou voltar para a ProPlan, que eles já comeram e se deram muito bem com ela. Mas a Premier também é uma boa opção, ok?!
      Além dessas, existem Cibau, Eukanuba (costuma ser bem cara também) e Naturalis.

      Um abraço!
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  48. Bom eu tenho uma cadela da raça pastor alemão, desde filhote ela comia royal canin ,mas dai eu mudei de cidade então pude leva-la junto então eu deixei ela na chácara da minha avó, lá meu tio que cuidava das raçoes e trocou a dela por aquelas rações de combate que fala né..ela emagreceu e ficou feia e lá ela pegou cria e ai que acabou com ela agr ela está super magra e feia e eu agora vou voltar a compra a ração dela mas eu não tenho condições de voltar a dar a royal canin e não sei qual outra ração de linha super premium é boa para dar a ela e o vet que ela passou disse que eu tenho que dar rações de linha super premium queria a ajuda para saber qual outra ração de linha super premium é boa para dar a minha querida Kiara.
    Obrigada desde já. abs

    Curtir

    • Se vc procurar bem pode encontrar rações como a Royal, Pro plan, Cibau, Guabi natural, Premier, Vet life, Huggy, em pacotes de 10, 15 até mesmo 20 kg e vc encontra em sites de grandes lojas de produtos animais com preços muito bons, por ex, eu comprava o pacote da pro plan 1kg por 30,00 em média e hj compro o pacote com 15 kg por 145,00 no site da pet center marginal, outros sites que tb compro e sempre encontro ótimos preços são Cobasi e o petlove, verifique o melhor custo e incluindo o frete mesmo assim se vc comparar sai pouca coisa a mais que uma ração de baixa qualidade que não traz nenhum beneficio e muitas x fazem até mal para sua companheira!
      Espero que ela fique bem!

      Curtir

  49. Olá. Eu tenho uma York Shire de 1 ano e 2 meses que comia a ração específica da raça dela da Royal Canin mas depois que passamos 10 dias viajando quando voltamos minha sogra disse que ela estava sem comer… daí foram dias terríveis tentando achar uma ração que ela comece porque a royal ela não quiz mais mesmo. Passamos por diversas tentativas e a única que ela come é uma da ALPO (Molho de carne) mas ela é tão baratinha que não acho que esteja fazendo bem a ela, ainda mais que o volume das fezes aumentou bastante. O que faço? Quando coloco qualquer outra ela não come. Não sei o que fazer… me ajudem!

    Curtir

  50. Tenho uma rusky de 7 meses,desde que comprei (quase dois mêses de idade),ela come super prémio fino prato,a um mês ela começou a comer pouco,ficando até 2 dias sem comer,será que troco de ração ou é normal? Obrigada me ajudem.

    Curtir

  51. Pessoal tenho um Golden (luck) de 4 meses estou com dificuldade de acertar uma ração …começei com a Pedigree ..mas mudei para a Magnus natural ..mas a pelagem dele esta caindo muito, ele vomitou umas 2 vezes …não sei o que fazer ..mudar de ração novamente deve fazer mal ao Pet …estou pensando na Royal. ele esta crescendo e ainda não acertei na ração …alguem ai pode me ajudar?

    Curtir

    • Olá Robson.

      Realmente, acertar a ração de acordo com o cão, raça, crescimento, etc é, às vezes, bem complicado.
      O que eu lhe recomendo nesse momento é investir em rações superpremium bem estabelecidas no mercado, como a Royal Canin, ProPlan ou Eukanuba. Essas marcas possuem rações específicas para filhotes.
      São realmente mais caras, mas essa fase de desenvolvimento do filhote é uma fase muito importante. Portanto, seria um bom investimento e depois quando ele estiver com 1 ano, 1 ano e meio, você experimenta outras marcas.
      Uma sugestão é tentar fazer a troca da ração aos poucos, misturando a nova com a atual, alterando as proporções aos poucos até que ele fique apenas com a ração nova.
      Tente também dividir as refeições em 3x ou 4x ao longo do dia.
      Evite dar qualquer outro alimento diferente da ração, principalmente resto de comida como pão, arroz, massa, etc.
      Frutas e vegetais são bem vindos, desde que não haja exageros. Porém, evite algumas frutas como maça (a semente pode fazer mal) e as muito cítricas.

      É isso, espero ter ajudado de alguma forma…

      Boa sorte e mande notícias.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

    • Bom dia,

      Eu aconselho vivamente a Acana, é uma ração muito boa e os meus cães dão-se muito bem com ela. Tem adição de glucosamina o que é benéfico para as articulações. É uma ração completa e sem cereais. A nível de preço é mais em conta do que a Royal e a sua composição… A saúde deles agradece, o pêlo fica lindo e caí menos, não fazem tantas fezes e eles adoram. Cada cão é diferente, e nem todos reagem da mesma forma, é uma questão de experimentar.

      Curtir

    • Voce pode dar a ração naturalis que é a melhor que a no mercado,ou entao a golden fórmula para cães filhotes de grande e medio porte

      Curtir

  52. Boa noite! Gostaria de saber que ração eu posso dar para um Terrier brasileiro (Fox paulistinha). Ele é clasificado como um cão de médio porte, embora pese, no máximo, 10 KG. A dúvida é se darei para cães mini, ou médio. Lembrando que a ração para os de porte médio é indicada acima de 11 kg! Grato desde já!

    Curtir

  53. Acabei de comprar um schnauzer e o canil da a racao premier…
    Mas eu sempre soube q a melhor e a royal …o q vc indica
    Quero dar a melhor para meu filhote
    obrigada
    Maira

    Curtir

    • Já utilizei a Premier para os labs, e sem dúvida, é uma ração de ótima qualidade, mas é preciso ficar atenta, pois existem as variações de especificidade dentro da marca, como mostrado no post original, ou seja, comercial, premium, premium especial ou super premium…Portanto, faça a sua escolha e procure uma de acordo com a idade do seu cão, sem abrir mão da qualidade.

      Curtir

  54. Gostaria de saber qual das rações seria mais apropriada para um Goden de 2 anos e meio com tendência a ter problemas de pele. Advance – Sensitive (Salmon and rice) ou Visan – Optima (Chicken and rice) ?

    Gostei imenso da publicação.

    Agradecidamente

    Mafalda Paquete

    Curtir

    • Acredito que a melhor entre as que atendam a necessidade do seu bichinho, seja a qual ele se adaptar melhor, sem abrir mal da qualidade. Sei que dentro da linha da Royal Canin, a qual uso para os meus labs, existem rações desenvolvidas de acordo com a necessidades nutricionais e clínicas dos pets.

      Curtir

  55. A escolha da ração não é um assunto tão complicado, mesmo porque criadores e proprietários conscientes, jamais deveriam optar apenas em razão de belas propagandas com cães e gatos alegres e felizes…Portanto, nunca abra mão da qualidade e benefícios da ração escolhida, já que tais resultados serão visíveis somente ao longo da vida do seu animal de estimação. Minha escolha sempre foi por rações super premium, mas mesmo assim, nem sempre isso é uma garantia de que irá agradar a palatabilidade do seu bichinho, é preciso paciência e tempo para se verificar a qual ele melhor se adapta.

    Curtir

  56. Gostaria de saber qual a classificação da ração Alpo, ofereço ela para meu cão SRD (ele é grande), de 9 anos, ele não gosta dela, os pelos deles caem demais e ele só come meio que “forçado”, só para não passar fome… e também gostariam de saber alguma ração premium e superpremium para um Sênior..Tambem tenho um filhote SRD de 2 meses e meio, ele é bem ativo e saudavel, tem o pelo brilhoso e não cai, mas não tem uma ração fixa, ainda não escolhi, primeiro dei Champ, depois troquei para pedigree junior, depois pedigree equilibrio junior, depois floric, e depois pedigree de novo, sei que isso é um problema mas não sei qual eu escolho, ele não tem muito interesse em comer e prefere comer a ração Alpo do mais velho, mas prefiro não oferecer ela… Alguma dica de Senior e Filhote? (premiu / super premium)

    Curtir

  57. Olá

    Tenho um SRD (9 meses), comprava pedigree pra ele e agora estou dando Foster, quero dar o alimento mais apropriado para ele, percebo por aqui que essas marcas não são muito conceituadas por quem entende do assunto. Tem alguma sugestão de marca que posso dar e que atenda as necessidades nutricionais do Dog?

    Curtir

  58. OI!
    Gostei muito da sua matéria.
    Eu tenho um Golden de seis meses ele pesa 23kg, sempre o alimentei com dog excellence super premium, mas como é muito difícil de encontrar aqui onde moro comprei a royal canin performace junior, ele está se dando bem, mas gostaria de saber se ele está no peso ideal e qual a melhor destas rações.
    Obrigado

    Curtir

    • Olá Bethoven.
      A Royal Canin é uma excelente ração. Já dei várias superpremium para meus cães e foi com a Royal Canin que obtive os melhores resultados, além deles gostarem bastante.
      Quanto ao peso ideal, acredito que ele esteja um pouco acima do peso.
      Tome cuidado pois o Golden tem tendência a ser tornar um cão obeso. Procure alimentá-lo em intervalos regulares (ideal 3x ao dia), servindo sempre a quantidade diária recomendada pelo fabricante da ração. Se o seu cão pratica muita atividade física, essa quantidade pode variar para um pouco mais.

      Um abraço.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  59. Tenho duas Shih Tzu elas comem Eukanuba. A de 2 anos come Eukanuba raça especifica e a Marie de 80 dias q tb come Eukanuba p filhotes, na minha opinião é uma das melhores. Já comprei a Royal raça especifica p a mais velha mas era ela comer depois de alguns minutos vomitava a ração toda…..levei na veterinária p ver o q era ela mudou p Eukanuba acabou o problema….

    Curtir

  60. oi, adorei o site, suas explicações! Então, tenho um Golden com dois anos.. ele é saudável, comeu Royal quando filhote. Quando adulto passei para ração Golden adulto (para todas as raças), mas percebi q seu pelo caía muito apesar de não ter nenhuma falha em seu dorso, agora dou a Golden Mega para adultos com 23% de proteína, específico para raças grandes e com sulfato de condroitina que previne a tal provável displasia da raça. A queda de pelo melhorou mas ainda cai. Gostaria de saber se para esta raça, a ração q estou dando é eficiente ou tem melhores com a condroitina e tb vitaminas q diminuem a queda de pelo. ele gosta desta ração, come 400 gr. diárias. Meu maior interesse é uma ração que dê ao meu Golden uma ótima qualidade de vida envelhecendo com saúde. Obrigada! Aguardo sua resposta..

    Curtir

    • Grasielle, a queda do pelo no Golden é algo considerado “normal”.
      Na verdade, existem um período do ano em que o pelo cai mais, mas durante todo tempo haverá pelos espelhados pela casa…
      O que você pode fazer para diminuir essa queda, além de dar uma ração de boa qualidade como está fazendo, é escovar o pelo no mínimo 3x por semana para ativar a circulação e remover os pelos mortos. Também veja se o shampoo que está usando é adequado e evite dar banho num intervalo menor que duas ou três semanas.
      Quanto à ração, é uma boa ração sim. E se o seu cão se adaptou bem a ela, não vejo motivos para vc trocar agora.
      Quando ele estiver com idade em torno dos 7 anos aí você pode começar a dar uma ração para cães “sênior”. Muita proteína sobrecarrega os rins…

      Um abraço.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  61. Olá pessoal. Só pra constar mesmo, que acho que toda experiência ajuda outros que como eu tbm tem dúvidas. Eu dei pros meus a segunda linha da Premier, a Golden, mas os meus cães ficaram com as fezes moles. Mesmo depois de um mês comendo a ração, que é o tempo que dura uma 20Kg pra eles, não melhorou. Claro que ela era mto em conta o preço, mas não dava né. Decidi então mesmo sendo mais cara, dar a ProPlan. Não me arrependo nem um pouco, eles AMAM aquela ração, na hora de comer ficam atrás de mim bem louquinhos. E como ela é de mto mais qualidade, eles comem menos e ela dura mais, as fezes diminuem de quantidade e ficam durinhas. A Miyuki até engordou um quilinho já. Não me arrependo de ter trocado, e vendo como eles gostam e ficam bem, no final nem pesa tanto assim no bolso.

    Curtir

    • Olá Carol.

      Obrigado por compartilhar sua experiência em relação à ração que está dando para seus cães!
      A Proplan é uma excelente ração mesmo. Já dei para meus cães e eles gostaram muito. E concordo com vc, acho que no final das contas, levando em consideração todos os benefícios que trás, nem pesa tanto no bolso.

      Sempre que quiser, pode trazer seus comentários. Serão muito bem vindos!

      Um abraço.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

    • Olá Otto.

      Existem muitas rações de qualidade e preços diferentes.
      Geralmente, as melhores são: Royal Canin, Eukanuba, Pro Plan, entre outras tantas.
      O preço também vai variar muito, e portanto, o que eu te aconselho nesse momento, é conversar com algum criador de Pitbull para trocar informações ou com um bom veterinário, que poderá lhe orientar de acordo com a sua necessidade. Lembrando que o seu cão comerá ração “filhotes” até por volta de 1 ano.
      Ah, outra coisa: como Pitbull é uma raça muito forte e que gosta de atividade física, existem rações específicas para a raça.

      Espero ter ajudado…

      Um abraço.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  62. Boa tarde,
    Achei interessante o que você escreveu.
    Tenho uma dobermann de 10 meses, estou dando a ração excellence. O criador insistiu que não desse ração super premium, alegando que o dobermann não precisa de muita proteina, além de dar problema de pele.
    Não acreditei e deu super premium. Aí, começaram meus problemas com a minha dobermann. A pele ficou cheia de “pipocas” e os pelos começaram a cair.
    O criador mandou eu dar pedigree, pois todos os cães do canil (só dobermann) só comem esta ração.
    Hoje, estou pensando seriamente em trocar para a pedigree.
    Acho que devemos seguir os conselhos dos criadores. Falo CRIADORES E NÃO COMERCIANTES, pois eles sabem o que é melhor para a raça.

    Curtir

    • Mariza, estou com o mesmo problema com a minha doberman de 6 meses, e o criador falou a mesma coisa (de repente compramos no mesmo canil). Como sou veterinária, não acreditei no que ele disse, pois do ponto de vista nutricional não fazia sentido. Comecei a dar Royal Canin para ela e ela está como você descreveu, com falhas na pelagem e “pipocas” na pele. Não gostaria de dar a Pedigree pois é cheia de corantes. Talvez mude para a Eukanuba, que tem menos proteína que a Royal.

      Curtir

  63. Olá,
    Tenho uma york de 8 meses com 1,500kg. Estava dando uma ração chamada golden e agora estou dando a equilíbrio da supreme, gostaria de saber se essa ração é recomendada?
    Obriaga

    Curtir

  64. Boa noite, encontrei esse site por acaso e achei maravilhoso. Tenho 3 SRD e são terríveis, energia de sobra, inventei de dar a ração champ e estou enlouquecendo de tanto pelo que caí deles, parece q eles vão desmanchar. Levei até a veterinária que me recomendou a Qualy Day, eles adoraram, espero que eles se adaptem e os pelos parem de cair. Alguém conhece essa ração? Ela também me recomendou a K&S e a Golden… O q acham? Obrigada e sempre estarei por aqui para ajudar se eu puder.

    Curtir

    • Olá Luciana.

      Não conheço essa ração Qualy Day. Vou pesquisar mais a respeito…
      Em relação à K&S e Golden, são boas rações sim! Pode dar sem maiores restrições.

      Abraço.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  65. Eu estou com dificuldade pra escolher uma boa ração para meus cães. Tenho uma samoieda e um SRD, cães de médio porte. Me indicaram uma da Premier, Golden Special Adulto, alguém sabe me dizer se é uma boa ração? Tem um preço que cabe no orçamento, pq são dois né, mas não quero comprar gato por lebre pq barata ele não é.
    Obrigada.

    Curtir

    • Olá Carol.

      A Premier é uma boa ração sim, que atende as necessidades dos seus cães.
      Existem rações para todos os bolsos, algumas mais caras do que a Premier, outras mais em conta. Mas se ela cabe no seu orçamento, pode ficar tranquila que seus cães estarão consumindo uma boa ração.
      Vá observando se eles se dão bem com ela (alguns cães enjoam rapidamente de uma determinada ração), se as fezes estão ok e se eles se alimentam nos períodos corretos.
      Dê a quantidade indicada pelo fabricante.

      Um abraço.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  66. oi eu dava royal canin para meu lhasa mas ele tem a lagrima acida que queima a pelagem então mudei para hill´s gostaria de saber se fiz uma boa escolha

    Curtir

  67. Muito esclarecedor…
    Tenho um pastor alemão de 5 meses e gostaria de oferecer a melhor ração pra ele e suas informações me ajudaram a saber como procurar independente da marca.
    Obrigada 🙂

    Curtir

  68. Muito esclarecedor e de confiança as colocação do assunto. Transparência e certeza de pesquisa e matéria bem aplicada.

    Curtir

  69. Olá tenho um pastor alemão de 3 meses, estou em um apartamento mas mudarei em janeiro para uma casa, ele come premier indoor para filhotes, mas me indicaram a PREMIATTA, disseram que é uma ração especial para cães de competição, gostaria de saber se devo mudar para essa ração considerando que o pastor tem muitos problemas de saúde, ou mudo para royal canin que é mais popular!!

    Curtir

    • Olá Julio.

      Eu pessoalmente não conheço a ração Premiatta.
      Mas pelo o que pesquisei a respeito, algumas pessoas a consideram Premium, e outras, Superpremium.
      O que te recomendo é comparar as informações nutricionais informadas na embalagem com outras rações superpremium mais estabelecidas no mercado, como Royal Canin e Eukanuba.
      Além disso, você precisa estar atento à atividade do seu cão. Como vocês hoje estão em apartamento, não é necessário uma ração para competição visto que a atividade física dele não é elevada.
      Já em relação aos problemas que a raça apresenta, principalmente a questão de displasia, você pode usar complementos à base de condroítina (por ex. condronton). Mas procure sempre um veterinário para avaliar essa necessidade e inclusive fazer um acompanhamento médico do seu cão.

      Sucesso e quaisquer outras dúvidas, estou à disposição.

      Gustavo Teixeira

      Curtir

  70. Olá, tenho uma fêmea de paster branco de 4 meses. Hoje ela pesa 15 kg., é muito “enjoada” para comer. Já tentei quase todas as rações super premium e ela não tem entusiasmo por nenhuma, isto é come pouco. Fizemos umteste com a MINI da ROYAL e ela lambeu os grãozinhos, até que melhor… Temos complementado com Ossopan e Kaliamon. Hoje estranhei porque ele ficou em jejum para ir ao vet tomar a ultima vacina e vomitou a raçao no carro, de ontem, práticamente inteira. Não deveria estar digerida depois de 8 horas?
    Estou perdida, o que fazer? Grata pela atenção!

    Curtir

    • Olá Marina!

      Geralmente, os filhotes não comem regularmente. Vejo isso acontecer com muitos cães.
      Tenho dois Golden e até por volta de um ano de idade eles não comiam bem. Muitas vezes pulavam as refeições e as vezes ficavam até uns dois dias sem comer. Qualquer coisa os distraiam e eles paravam de comer. Nessa época, cheguei a experimentar uns cinco ou seis tipos de rações diferentes, complementos alimentares e até mesmo angu e carne. Mas nada disso resolveu e eles continuavam se alimentando de forma bem irregular. Um deles inclusive era muito magro…
      Passado esse período, começaram a se alimentar muito bem e hoje estão super saudáveis, sendo que inclusive preciso regular a quantidade de ração disponível para evitar que engordem muito.
      Algumas dicas que posso te dar são as seguintes:
      – Tente colocar a ração para ela 3x ao dia (manhã, tarde e noite). Deixei a tigela disponível por uns 20 ou 30 minutos e retire mesmo que ela não tenha comido tudo.
      – Só volte a disponibilizar a ração no próximo período. Nunca deixe a tigela com ração disponível o tempo todo.
      – No horário da refeição, procure por um lugar calmo e onde não haja nada que possa distraí-la.
      – Tente investir numa ração superpremium pois possui todos os nutrientes necessários para o seu cão, não precisando então complementar com mais nada.
      – Até por volta de um ano e meio, você pode dar ração para filhotes. Depois disso, mude para adulto.
      – Compre a ração para Large Breed, ou seja, Raças Grandes, o que é o caso do seu cão. Dessa forma, as pelotas são maiores e assim força a mastigação, evitando que ela engula um grão inteiro e dificulte a digestão.
      – Você pode ir testando as rações, mas lembre-se: é bem capaz que ela não coma e isso não necessariamente seja porque ela não gosta daquela ração que você colocou.
      – E por último, se ela emagrecer demais, apresentar cansaço ou desanimo, apatia ou problemas com as fezes, procure imediatamente por um veterinário.

      Boa sorte e volte mais vezes para contar como ela está indo.

      Abraços.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  71. Olá, execelente post., porém tenho uma dúvida hoje parei com a ração “Comercial” porque descobri que não é muito boa, comprei a Forst LB da ALISIL,SuperPremium essa ração vai atender as minhas espectativas sobre a vida do meu Cão é um Golden de 5 Anos, e sobre a pelagem dele como posso fazer para ficar igual aos cães de comercial???

    Curtir

    • Olá Flávio.

      Eu pessoalmente não conheço essa ração.
      Para você saber se ela está dentro dos padrões das superpremium você pode comparar as informações nutricionais, que normalmente vem impressas no pacote, com outras rações top do mercado como Eukanuba, Pro Plan e Royal Canin.

      Em relação ao pelo, é uma questão difícil pois manter da forma como você vê nos comerciais exige muita dedicação, dinheiro e tempo. Mas geralmente uma boa combinação para que o seu cão tenha uma pelagem saudável e bonita é ração de qualidade, escovação com rasqueadeira adequada pelo menos 3x por semana, banho com um shampoo adequado a cada 15 dias mais ou menos e proteção contra pulgas e carrapatos em dia, que são grandes causadores de problemas de pele, além de outras doenças mais graves.

      Algumas pessoas costuma complementar a ração com suplementos ricos em omega 3 e omega 6, que ajudam a manter o pelo saudável. Mas geralmente uma boa ração já contém esses produtos.

      Bom, espero ter ajudado e se tiver mais dúvidas, pode me escrever.

      Abraços.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  72. Olá, exelente post, só tenho uma pergunta parei com a Pedigree e comprei uma Ração super Premium da Frost “alisul” para meu golden o ela tem 5 anos o que você acha???

    Curtir

  73. Minha golden esta com sete meses resolvi parar de dar ração da cibau e mudei pra eukanuba sera que não vou me arrepender dessa troca?

    Curtir

    • Olá Gilson.

      As duas são rações de ótima qualidade, sendo que a Eukanuba é considerada por muitos uma das melhores que temos disponível no mercado.
      Como a sua Golden tem 7 meses, o ideal é que vc compre rações para filhotes. Se ela se adaptar bem com a Eukanuba (e se o seu orçamento suportar) pode continuar pois ela estará muito bem servida.

      Abraços.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  74. Muito bom o artigo, está de parabéns.
    Sempre tive cachorros, mas na época, além da ignorância no assunto, tinha dificuldades financeiras sérias, então dava a ração mais barata mesmo, perdi meu penúltimo cachorro (Pasto Belga) por doença degenerativa, foi devagar consumindo até o fim, e o outro um vira-lata que morreu de velhice aos 18 anos. Depois fiquei uns anos sem e agora surgiu uma oportunidade e adotei um filhotinho (deve ter entre 4 semanas a 8 semanas) ontem a noite, o pai é um Rotweiller e a mãe uma Pastora Alemã. Achei muito cedo o kra desmamar, mas ele não tinha como ficar com os filhotes e saiu doando, adotei e agora irei cuidar. Hoje estou indo ao veterinário dar as vacinas, vermífugos e oque for mais necessário. Como minha situação financeira hoje é melhor, pretendo dar apenas rações superpremiuns (to estudando um pouco), gostaria muito da opinião de vocês sobre qual raça dar a ele agora como filhote e depois na fase adulta.

    Curtir

    • Marcelino, obrigado pela mensagem e parabéns por ter adotado um filhote!

      Em relação à sua dúvida com a ração, vai depender mesmo do seu orçamento para isso.
      Mas se puder investir, sugiro que opte por uma superpremium pelo menos enquanto ele for filhote (de um ano a um ano e meio). Depois quando adulto, vc pode mudar para uma Premium.
      Algumas boas opções são Eukanuba, Royal Canin e Proplan. Com qualquer uma dessas seu cão estará muito bem servido.
      Existem também outras boas opções no mercado, que você pode avaliar. Por exemplo, Cibau, Premier e Hills.

      Outro fator que poderá influenciar na sua escolha será a adaptabilidade do cão em relação à ração.
      Meus cães começaram com Eukanuba, depois de alguns meses pararam de comer e fui passando por várias até que fixaram na Royal Canin. Mas até isso acontecer, experimentei várias marcas diferentes, em torno de umas 6 ou 7.

      Realmente, uma ração premium ou superpremium não é nada barata. Um pacote de Royal Canin Adulto Large Breed (raças grandes) de 15Kg está em torno de R$ 140 (aqui em Belo Horizonte).
      Mas acho que se o dono puder encaixar isso no orçamento, é um bom investimento. O cão come menos, não é necessário suplementar com vitaminas ou fortificantes, mantém o pêlo e a saúde do cão e até reduz o tamanho das fezes.

      Qualquer dúvida, estou à disposição.

      Um abraço e boa sorte.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

    • Olá Marcelo,

      A minha filha adotou um filhote de rotweiller (mãe) com pastor alemão (pai), que quase morreu qdo tinha 50 dias, porque a mãe não recebeu cuidados especiais (vermifugação e alimentação especiasi) durante a gestação e quase toda a ninhada foi internada devido a gastroenterite. Consegui salvar o filhote com idas por 2 meses a veterinária (antibioticos e exames de sangue) e alimentação especiais da Hills e Royal Canin para aumentar a sua imunidade e nutrição. Hoje o filhote está com 9 meses, muito saudável , forte e com pelo brilhantes, somente alimentando com a ração da Total Equiilibrio (ração superpremium) desde o 4º mes de idade. O pacote de 15 Kg está em torno de 112,00. Esta marca inclusive é difícil de achar, porem vale a pena ´porque contem carne de frango mecanicamente separadas e não usa visceras de ave que além de serem subprodutos deixam as fezes muito fedidas (Golden mega). Qdo tiver 2 anos, mudarei para uma ração premium plus, estou pesquisando todos os rótulos e fabricantes das rações. Achei alguns interessantes, como Dog Excellence, Cyno, Pedigree Expert, que são boas e mais baratas. Boa sorte com seu filhote!

      Curtir

    • Marcelino, uma excelente opção de ração para seu filhote é a Equilíbrio (para filhotes de raças grandes e gigantes)… sei que seu post já tem algum tempo, mas até um ano / um ano e meio, vc pode dar a ração de filhotes e após este período passar para a ração de adultos… o bacana desta marca é que possui um equilíbrio entre proteínas e gorduras.

      As vezes as pessoas acham que uma ração com alto teor de proteína é bom para o cão, quando na verdade, o que deve ser avaliado é a absorção durante a digestão. Por exemplo: algumas rações mais baratas tem em sua embalagem frases como “alto teor de proteínas” ou mesmo “tantos % de proteína” e em seus ingredientes “carne de aves”… a partir daí é uma questão de lógica… que aves seriam essas? Vale lembrar que o urubu e o pombo de rua também são aves… e outra, que parte dessas aves foram usadas? (o bico é a parte do animal que mais possui proteína, na verdade é proteína pura)… por isso é sempre bom se atentar a detalhes… rações que constam qual a base animal (frango, peru, cordeiro, enfim… quando ler algo como aves ou suinos, desconfie)… as que constam que são partes nobres do animal, ou que são mecanicamente separados, manualmente separados, selecionados, enfim, tudo isso te da uma garantia maior de qualidade.

      Uma ração para cachorro deve ter, no mínimo, 18% de proteína. O que é relativo porque carne é fonte de proteína e pena da galinha também (insisto, qual parte das aves? só as nobres? procure embalagens que conste isso). Carne é bem mais digerível que pena (#fato / #obviu). Outro detalhe é o equilíbrio entre percentuais de proteína e gordura. Não é eficiente uma ração com 30% de proteína e 8% de gordura, nem outra com 18% de proteína e 20% de gordura.

      Espero ter ajudado de alguma forma, e sempre leve seu cão ao veterinário.

      Rafael Barca

      Curtir

  75. olá obrigada pelas dicas sou marinheira de primeira viagem tenho uma basse de três meses
    estou dando para minha pequena a ração cibau (superpremium) filhote de pequeno porte
    oquê você acha desde de já obrigada

    Curtir

    • Olá Conceição.

      A Cibau é uma ração de ótima qualidade. Eu dei durante algum tempo para meus Golden e eles aceitaram bem.
      Acabei voltando para a Royal Canin por terem uma linha para cães mais idosos (Mature).
      Mas fique tranquila pois a Cibau supre as necessidades do seu Basset.
      O ideal é manter a ração para filhotes até por volta de 1 ano, mudando depois para adulto.

      Abraço.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

    • Oi Conceição… a Cibau é uma boa ração… a Royal Canin e a Premier possuem uma ração específica para a raça do seu cão… essas rações são bacanas pq possuem propriedades voltadas para a raça e ajudam a previnir problemas na coluna que são comum em adultos.;.. Quando passar no veterinário, se informe com ele se essas rações específicas para a raça são realmente melhores para prevenção ou se isso é marketing, ele saberá te orientar melhor que nós 😉

      Espero ter ajudado

      Rafael Barca

      Curtir

  76. estou abrindo uma ong para cuidar de caes abondonados e intermediar adoçoes, estou a procura de parceiros e incentivos, vcs podem me ajudar?

    Curtir

    • Olá Marco Antonio.

      Me escreva com mais detalhes a respeito do seu projeto para uma ONG protetora dos animais. Acredito que há sim muitos interessados em ajudar, inclusive eu.
      Aguardo seu email, ok?!

      Abraço.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  77. Oi!
    Vim dos EUA e la so comprava racao superpremium pra minha chihuahua. As racoes nao tem cores artificiais, gluten, ou “sub” produtos de galinha/gado etc. As carnes usadas sao realmente a carne pura do bichinho e tudo organico (por exemplo, as galinhas nao comem nada com hormonios etc). Vale a pena pra mim pois minha cadela nao come muito entao eu nao precisava gastar tanot dinheiro assim (dava mais ou menos 1 dollar por dia com 2 chihuahuas).

    Ao chegar no Brasil ha 2 semanas atras fiquei completamente perdida! Fui ler o rotulo da Royal Canin e la estavam “gluten”/ sub produto de frango etc etc etc… ate mesmo PO DE PROTEINA!!! O que eh isso????? Vc tem alguma marca em especial que pode me recomendar? A Eukanuba tambem tinha glutens e etc… Acabei comprando a “Frost” mas estou aberta a sugestoes se tiver algo bom tambem…

    Muito obrigada
    Maria Eduarda

    Curtir

    • Oi Maria Eduarda.

      Bom, infelizmente, os padrões aqui no Brasil em relação à alimentação para pets ainda não são nos mesmos níveis adotados internacionalmente, ainda mais quando comparados a países como EUA e outros na Europa.
      Porém, acredito que mesmo assim, temos boas opções aqui. Algumas rações inclusives são de mesmos fabricantes internacionais. Além das que vc citou acima, sugiro olhar a Hill´s e a Cibau (linha superpremium).
      Talvez os ingredientes não sejam os mesmos, mas sendo uma ração superpremium, irá atender as necessidades do seu cão. A menos que ele tenha alguma necessidade muito específica ou exija um cuidado diferenciado.

      Boa sorte e continue nos acompanhando.

      Abs.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  78. adorei esse site meus sempre comeram golden filhotes depois a castrados mas nunca mudei da golden pois não tem condições de comprar super premium mas eles comem golden e é boa.

    Vou repassar para alguns amigos.

    Curtir

    • Oi Jessica.
      Que bom que gostou do site!
      Espero que encontre informações úteis e divertidas por aqui.
      E sempre que quiser trocar informações, estarei à disposição.

      Abraço.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

    • A Golden é uma ração premium, é fabricada pela PREMIER… uma das diferenças de premium e super premium é que (a maioria das) super premium é fabricada com a parte nobre das carnes do animal, enquanto a premium é fabricada com carnes menos nobres, ou resíduos de abatedouro, como digestas de frango por exemplo… ainda assim, o índice de absorção é alto e a ração é de qualidade, aliás, grande qualidade… hoje o nível médio de uma ração super premium é de 92% enquanto de uma ração premium varia de 75% a 86% (no caso das high premium)… as rações comerciais ou standard em torno de 60% (as melhores, é o índice máximo) e as rações de combate 25%… é sempre bom se atentar aos ingredientes utilizados e a sua absorção. Como consumidor, para saber se a ração é de alta digestibilidade, ou não, basta analisar na embalagem os ingredientes que compõem a ração. As fontes proteicas devem ser de origem animal (carne de frango, carne de peru, digestas de frango, carne de ovelha, ovos, etc.). E as fontes de gordura também, ou pelo menos óleos vegetais nobres como, por exemplo, óleo de linhaça. Fontes proteicas vegetais como soja, glúten, etc. (comumente encontrados nas rações de combate e standard) não têm alta digestibilidade.

      Espero que este post seja esclarecedor para quem ler…

      Rafael Barca

      Curtir

  79. Nossa muito bom esse artigo, tirou várias duvidas minhas e devido a minha ignorancia poderia ter evitado algumas doenças do meu amado velhinho Rex (viralata com pastor alemão). Obrigada.

    Curtir

    • Eline, obrigado pelo comentário e fico feliz que tenha conseguido esclarecer algumas das suas dúvidas a respeito de como escolher a melhor ração para seu cão. E quanto ao seu Rex, tenho certeza de que ele é muito bem tratado por vc, principalmente, com muito carinho!

      Abs!
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  80. A escolha da ração realmente é um assunto complicado, principalmente para marinheiros de primeira viagem, como foi o meu caso. Durante um tempo, dei uma ração “comercial” achando que estava dando coisa boa, mas me informei melhor e agora meu querido Golden está comendo ração super premium.
    Muito legal esse post!

    Curtir

Deixe um comentário