Golden Retriever x Labrador: Uma escolha difícil…

Quando estou passeando com os meus Golden Retriever, sempre escuto a pergunta: “É um Labrador?”. Com muita paciência e já até com algum bom humor, respondo: “Não, é um Golden Retriever…” E o comentário do outro lado geralmente é algo do tipo: “Ahhhh, sei…”, que pode ser tranquilamente interpretado como: “Não faço a menor idéia que raça seja essa!”. Bom, seria cômico se não fosse triste perceber que a grande maioria das pessoas ainda não conhece essa maravilhosa raça que é o Golden. E para tentar ajudar a esclarecer as diferenças entre elas e as características de cada um, resolvi colocar aqui algumas informações que julgo importantes e interessantes.

 

De modo geral, são cães realmente muito parecidos. Costumo até brincar que são primos, o que não deixa de ter um certo fundo de verdade uma vez que são classificados dentro do mesmo grupo (8 – Retrievers, Levantadores e Cães d’agua). Também possuem semelhanças em relação ao porte físico, temperamento e cores.

Mas o que quero destacar aqui são as diferenças. E a primeira grande diferença, visualmente falando, está no tamanho dos pelos. O Golden Retriver possui um pelo comprido, geralmente liso, podendo variar entre dourado e creme. Já o Labrador possui o pelo curto, em três cores: Amarelo, Preto e Chocolate. Por essa única característica, muitos donos já se decidem por qual raça escolher, sendo que o Labrador leva vantagem por ter pelo curto e dessa forma, “dar menos trabalho e sujar menos a casa”. De certa forma, essa afirmativa é verdadeira. Quem tem Golden Retriever já se acostumou com o fato dos pelos serem parte constante das refeições, ser encontrado sempre nas roupas, por mais que elas fiquem trancadas dentro dos armários, varrer tufos pela casa que, na época da troca geral da pelagem, dariam para formar uma peruca, entre outras tantas situações. Além disso, por terem um pelo maior, estão sujeitos a dermatites úmidas e outras doenças de pele. Mas nenhum dono deveria se basear somente nesse quesito para escolher a raça de seu futuro companheiro, visto que isso é apenas um detalhe diante de tantas outras características muito mais importantes.

Outra diferença que podemos notar é em relação ao temperamento. O Golden Retriever normalmente é um cão mais tranquilo, não muito agitado, principalmente quando adulto. Já o Labrador é conhecido por sua energia inesgotável, principalmente quando filhote. Vale deixar bem claro aqui que filhotes em geral são sempre mais agitados, mas o Labrador se destaca nesse quesito. Na tabela abaixo podemos comparar outras características do Golden e do Labrador.

  

Golden 

Labrador 

 Empates 

  

  

Capacidade de Aprendizado

 5,0

5,0

Resistência durante a atividade física

 4,8

4,8

Obediência

 4,2

4,2

Estabilidade Emocional

 4,0

4,0

Potencial como cão de alarme

 3,8

3,8

Habilidade para resolver problema

 3,6

3,6

Sociabilidade com gatos e outros bichos

 3,2

3,2

Mais forte no Labrador 

Interação com crianças

 4,6

4,8

Sociabilidade com outros cães

 4,2

4,5

Grau de atividade fora de casa

 3,8

4,4

Grau de atividade dentro de casa

 3,4

3,6

Dominância com cães estranhos

 2,0

3,0

Territorialidade

 1,8

2,8

Dominância com as pessoas da família

 1,8

2,6

Potencial como cão de guarda

 2,0

2,4

Mais forte no Golden

Interação com o dono

 5,0

4,2

Sociabilidade com visitas estranhas

 5,0

4,0

Sociabilidade com a família

 4,6

4,2

Receptividade a pessoas estranhas

 4,6

4,4

Interação com outras pessoas da casa

 4,5

3,8

Características Físicas

 

 

Altura (FCI) Macho

 56 a 61 cm

56 a 57 cm

Altura (FCI) Fêmea

 51 a 56 cm

54 a 56 cm

Peso (estimativa)

 25 a 35 Kg

25 a 35 Kg

Cores (FCI)

 Dourado ou Creme

Amarelo, Preto ou Chocolate

Independente de qual seja a sua raça preferida, o importante é conhecer bem as características e necessidades de cada uma delas. Somente assim, você terá certeza de que a raça escolhida é a que mais combina com o seu perfil, suas condições atuais e local onde viverá. Portanto, pesquise bastante, converse com proprietários, troque idéias e visite os criadores. E se tiver alguma dúvida ou curiosidade que queira compartilhar, envie um email para mundogolden@hotmail.com e terei o prazer em ajudar.

154 respostas em “Golden Retriever x Labrador: Uma escolha difícil…

  1. ola ! ganhei uma filhotinha que a mãe é da raça golden bege e ela cruzou talvez com um cachorro preto , porque a filhotinha é preta , mas tem as caracteristicas da mãe . pelos grossos e felpuldo , orelhas caidas e peludinhas . toda fisonomia de uma golden . existe a possibilidade dela mudar a fisonomia quando crescer ? POR SER MISTURADA ?

    Curtir

  2. Olá.
    Para esclarecer tenho algumas raças e dentre elas uma golden retriever.
    O golden realmente tende a soltar pêlos mas existe um complexo vitamínico chamado Aminomix que ameniza um pouco essa queda além de fortalecer o animal.
    O golden não pode ganhar obesidade, por isso precisa fazer exercícios diários para não adquirir o problema coxo-femural comum da raça.
    Um golden aprende com muita facilidade fazer xixi e cocô no lugar que se determina,a não comemorar pulando nas visitas, como é de seu costume e tudo o mais que o que o ensinar.
    Minha golden agora, em nossas caminhadas, depois de andar na guia junto, está aprendendo a ficar sem a guia, num determinado local por mim sem que ninguém a tire de lá, nem mesmo minha filha, já que os goldens elegem várias pessoas de uma familia como seu dono.
    Tudo é uma questão de ensinamento e paciência.
    Procuro dar muita ocupação a ela durante o dia, do tipo buscar bolinhas, encontra-las quando as escondo ( ela adora brincar de esconderijos) , faze-la andar comigo por uma hora todas as noites, porque assim percebo que ela cansada dorme a noite toda.
    Outra coisa é que os goldens tomam muita água, portanto ofereço água fresca durante o dia, e quando não estou, deixo agua com pedrinhas de gelo dentro, para manter a água mais tempo fresquinha.
    Houve uma época em que ela não comia muito bem, descobri que dando a ração aos poucos na boca a estimulou( mãnha claro…) e logo voltou a se alimentar, apesar de não ser muito comilona.
    Gosta muito de maçã, cenoura, banana, frango cozido e acreditem, adora agrião….
    Ela convive com outra raça, em especial com uma de minhas shitzus, a mais espuletinha …e já vi a cabeça toda da shitzu dentro da boca da golden…..pura brincadeira…. ela jamais a machucou…..
    Bem é isso, adoro a raça, todas aliás…. sou supeita em dizer….
    Espero ter esclarecido algumas dúvidas.
    Abraços a todos e sorte com seus filhotes.
    Anna.

    Curtir

  3. Meu filho quer um cachorro golden retriever mas moro em apartamento e tem espaço verde será que essa raça se acustuma.

    Curtir

  4. Sempre pensei que o Golden Retriever fosse um labrador mais peludo kkkk. Mas agora que tenho um labrador sai a pesquisar, e descobri que ele nunca vai ser um Golden Retriever, já que são raças diferentes. Valew pela elucidação 😉

    Curtir

  5. Oi Gustavo!! Tenho 28 anos sou casada e tenho dois filhos, o menino de 3anos e a menina de 1ano. Sempre tive algum cão comigo até a um ano a traz, devido eu ter doado a minha poodle, por causa do nascimento da minha filha ou seja a poodle nos dava muito trabalho e também não era muito amiga do meu filho e acabavam brigando. Sinto muita falta dela. E agora resolvemos de comprar um Labrador fêmea amarelo para ser companheira das crianças a qual vai nascer no próximo mês dia 15-06-15. Estamos muito felizes e ansiosos com a chegada da LADY, porém estou um pouco preocupada porque meu esposo quer criá-la no lado externo da nossa casa onde tem um quintal grande para gastar suas energias correndo, pulando e brincando; estou preocupada devido ao frio porque moramos aki no Rio Grande do Sul e também como ela vai ficar lá fora será que ela não vai ficar revoltada de não estar conosco o tempo todo? Eu trabalho o dia todo, não vou em casa nem para o almoço; o meu esposo vai em casa para o almoço e as crianças estão em casa este ano o dia todo com a Tata. Estou preocupada porque os outros cães q tive eu dava atenção o dia inteiro porque estava só em casa não trabalhava. Também os meus outros cães sempre fui eu que eduquei e coloquei os limites, o Labrador vamos adestrar devido eu não ter tempo para educar e impor os limites. Eu queria um Golden, acho mais bonito, só que desisti devido perder muito pelo e dar mais trabalho, como eu tenho as crianças que dão trabalho, agora não podemos ter um cão que nos exija muito.

    Curtir

  6. Olá. Tenho uma labradora
    O nome dela é brisa Ta com
    Uns 9 meses ,mas essa
    Semana irei pegar uma golden de 50
    Dias , a
    Minha labradora é muito apegada com
    A gente ela dorme na nossa cama e é um chiclete , tenho medo dela estranhar a outra ou ficar triste de ciúmes , ou mesmo adoecer… Sei qu as 2 raças são boazinhas porém não sei pela diferença de idade e da
    Minha ser muito muito grudada .. Por favor me ajudem .. Que ainda me da tempo
    De desistir e ficar só com a labradora mesmo

    Curtir

  7. dardarabernada por labradores,pena que eu não tenho um pois moro em apartamento, mas, depois que conheci a raça Golden Retrieve no filme Santa Buddies- Uma aventura de natal e me apaixonei mais por eles do que pelos labradores.
    Amei a matéria viu? 🙂
    Bjs

    Curtir

  8. Boa tarde! Tenho um Golden de quase 1 ano e 8 meses eu adotei ele ha uns 3 meses, ele já é bem apegado a mim e meu esposo (principalmente), antes de adotá-lo li bastante sobre a raça para decidir ficar com ele pois o antigo dono trabalhava muito e ele ficava muito tempo sozinho por isso o doou. Do que li sobre a raça é que ele é bem agitado e isso se confirma é mesmo, mas muito carinhoso e realmente requer bastante atenção. Mas ha uns dois meses atrás aconteceu um fato, num almoço de família o levamos para a casa da minha mãe e ele atacou meu cunhado deu uma mordida na mão dele muito forte que machucou, meu cunhado teve que ir para o hospital, não sabemos direito como aconteceu ele estava brincando com ele e de repente ele o atacou só o soltou quando meu esposo o pegou pela coleira, acho que meu cunhado sem querer pisou no pé dele devido a agitação que ele fica e por ser um cão de raça grande acaba sendo desengonçado também. Achamos que também foi porque meu cunhado foi pegá-lo quando ele estava perto do meu esposo, ele pode ter achado que meu cunhado ia tirá-o de perto dele não sei direito. O que sei é que depois deste dia, não levamos mais ele pra lugar algum com medo de um novo ataque, quando chega visitas em casa temos que prende-lo na corrente e ele fica latindo e rosnando, as pessoas ficam com medo, ele fica normalmente solto no quintal, e a grade é aberta então quando passam pessoas na rua ele fica latindo principalmente com crianças, me preocupa dele ficar um cão agressivo e violento pois recebemos muitas visitas e temos sobrinhos pequenos que vem em nossa casa. O que talvez poderia estar ocasionando ele estar agindo assim? E ele pode chegar a se tornar violento e agressivo! Nós o amamos muito e nem imaginamos a possibilidade de nos desfazermos dele.

    Curtir

    • vc tem certeza quanto a pureza do seu cão? pode ser que alguma mistura da raça não o deixe com todas as caracteristicas de um labrador/golden.
      normalmente sao caes doceis, nao acontece de morderem as pessoas. mas são animais, se ele pisou no pé do cão ele pode ter sim atacado por ter se sentido ameaçado.
      Outros fatores tambem podem ter causado isso, como stress do cão (por algum motivo) e causou a mordida;

      Curtir

      • Tenho um golden também e na hora de brincarmos ele é super “estúpido” também. Creio que por ser muito grande e forte ele acaba passando isso para nós. Tem pessoas que nem o olham nos olhos pelo tamanho dele rs. Mas cá entre nós essa raça é maravilhosa, incapaz de fazer mal alguém! Se entrar alguém em minha casa querendo assaltar creio que o Thor “ajude” por ser tão amigável! Rs

        Curtir

  9. Com que idade os golden atingem o máximo da sua pelagem? A minha tem 10 meses e não tem tanto pelo como outros com a mesma idade. Será que já não cresce?

    Curtir

  10. Olá, achei um cão próximo do meu serviço e decidi ficar com ele depois de procurar o dono (sem sucesso), num primeiro momento pensei que fosse um Golden pela pelagem, porém pela cor (marrom chocolate, quase fígado, com mechas mais claras nas orelhas) estou achando que é um Flat Coated, há alguma peculiaridade da raça? Obs: ele possui uma mancha branca no peito e na ponta das patas, ou seja nos dedos. (já li que pelos padrões da raça, os goldens podem ter manchas no peito)

    Curtir

  11. Nossa!!! essa materia foi muito importante, porque peguei a minha numa ong que disse que era uma mistura de labrador com doberman, mas o pelo começou a crescer e eu não entendi mais nada. E pra ajudar ela é preta com algumas manchas chocolate… Agora sei o que falar para o pet shop rsrsrs. Obrigada

    Curtir

  12. olá, ganhei um cachorrinho, que me disseram que era Golden, mais ele e preto e tem so 45 dias… como faço pra saber q raça ele realmente é? ele parece muito com o lagrador, e por ser filhote seu pelo ainda e curto, mas as orelhas caidas, e o pelinho que tem na orelha dos goldens ele tem, to confusa, amo as duas raças!! beijos

    Curtir

    • O nome já diz: Golden ( dourado ). Que pode ser do creme até o laranja. Quaisquer outras cores serão de outra raça. Existe uma, o Flat Coated, que é muito paracida com o Golden e passeia entre as cores preto e o fígado.

      Curtir

    • Olá .Simplesmente os cães quando filhote tem o pelo curto porém podemos saber se é um filhote de labrador ou golden . Depende da cor ; se ele é preto provavelmente tem a possibilidade de ele ser labrador ; pois não existem golden pretos ou chocolate ouuma cor cor mais escura . Mas ele pode ter uma cruza com golden .

      Curtir

  13. tenho uma cadela que quando ganhei me disseram q era labrador mas o pelo dela e de um Golden, já o temperamento de um labrador agora quando me perguntam não sei dizer que raça q ela e; mais independente da raça adoro ela.

    Curtir

  14. Boa noite! Tenho um Fila Brasileiro macho de 1 ano e 9 meses e queria outro filhote, qual vc indicaria? Labrador ou Golden? Fêmea ou macho? Se for fêmea, pretendo castrar para não misturar as raças…Obrigada!

    Curtir

  15. Esqueceram de dizer sobre as diferenças das raças.O golden praticamente não late já o labrador late um pouco mais.Ah…não sei em relação ao labrador mas o golden tem um cheiro bem suave e a minha nunca baba.

    Curtir

  16. Olá, meu nome é Ana Julia, e gostaria de saber qual das raças é a mais bonita.. Labrador ou Golden Retriever . ja venho pesquisando sobre ambas e to decidida a comprar uma das duas. Moro em casa e tenho bastante espaço aqui.

    Curtir

  17. Eu tenho um golden de 4 meses… se chama Sansão é super esperto e companheiro. Ele chama muito a atenção na rua pois é muito lindo.

    Curtir

  18. Olá, estou em dúvidas entre Golden e labrador, tenho dois filhos e são alérgicos e minha preocupação é em relação aos pelos. Sei que dos dos caem, mas qual seria melhor?
    obrigada!!!!

    Curtir

  19. ADOREI A MATÉRIA! TENHO UM LABRADOR FÊMEA DE APENAS UM MÊS E QUE É UMA BELEZINHA! ELA SE CHAMA BETINA E É MINHA ALEGRIA. ESCOLHAM SEU O CÃOZINHO (Golden Retriever OU Labrador) E SERÃO MUITO FELIZES JUNTOS! BEIJOS ATODOS

    Curtir

  20. Oii Tenho um labrador de 3 Meses, e ele ja esta giganteee e acabei de comprar uma Golden porque eu AMO as duas raças mas nao irei cruza-los e so p/ um fazer compania ao outro Sera que eles irao se dar bem? li tbm que essas duas raças aceitam bem outros cachorros estou anciosa para a chegada da minha Golden de nome nao escolhido ainda e ja estou conversando com o meu Bart certo que ele nao entende mas espero que eles se aceitem e sejam Fieis amigos e muito felizes e eu Estou MUITO feliz de poder desfrutar da compania dessas duas Raças Maravilhosas meu Marido tbm Vamos Ama-los Intensamente Ate um dia Ter nossos filhos q sei que serao Muito bem recebidos pelos nossos Filhos postiços hehe !!!
    Obrigada pelo espaçoo !!!

    Curtir

  21. Bom eu acredito que qulquer pessoa pode se apaixonar por esses bichinhos mas uma duvida que nao conia no texto é: se eles obedecem em questão de limpeza onde eles costumam fazer xixi?
    ou até mesmo quanto duram…
    obrigado pelas informaçoes: abraços
    Luizzy Lerdboardy de Franciu

    Curtir

  22. Sou suspeito pra falar: meu Golden – Bonny, 1a e 4 msm – é o mais bonito de belém. P.S. Ele é lindaço de ascendência premiada.

    Curtir

  23. Olá,tenho um Golden,é uma fêmea de 8 meses e realmente tem pelo pela casa toda principalmente nas panelas nas camas e em todo resto da casa.Ela chegou em casa bem novinha com 2 meses,Desde que chegou veio ganhando bastante quantidade de pelos,mas de uma semana pra cá perdeu praticamente todos os pelos grandes,principalmente a saia linda!!. Me falaram que é normal no verão é assim mesmo.Mas queria saber se realmente é normal será que vai crescer de novo?Já fiz teste de leishmaniose deu negativo hemograma tudo certo.Aguardo um auxilio.Grata.

    Curtir

    • Olá Angela.

      É normal o cão trocar a pelagem durante o ano, sendo que no período de troca, os pelos cairão mais mesmo.
      Normalmente, após a troca os pelos voltam a crescer normalmente.
      Você pode escová-la diariamente com uma escova adequada para pelos longos. Além disso, uma boa alimentação ajuda a manter os pelos saudáveis.
      Alimentos ricos em ômega 3 são uma boa dica…

      Abraços.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

    • Oi Angela ! Tenho uma labradora e ela começou a perder muito pelo e levei ela em três veterinários e no qual o último viu que ela estava com um dois tipos de fungo e uma bactéria , que me deu um tratamento e resolveu muito a perda de pelo , quando é muita perda de pelo , tem que ver se não é algo mais grave , e outra coisa que resolveu bastante foi levar ela no pet shop para tomar banho de 15 em 15 dias que ai eles escovam o pelo e acaba não caindo muito , resolve bastante .

      Espero que ajude a minha dica
      Abraços
      Daniela .

      Curtir

  24. Olá Gustavo Teixeira, acabamos de ganhar um Labrador e ele tem mais ou menos uns 5 meses , temos uma dificuldade grande por que assim minha mãe não quer que ele fica dentro de casa, então deixamos ele na laje porém o que acontece ele chora muito e late. Eu percebi que ele é bem família gosta sempre de está brincando, todo damos uma volta com ele.
    Meu medo é o seguinte ele pode ficar doente ? ou isso é só uma fase ? Depois que ele crescer mais ele melhora ?

    Curtir

    • Olá Sidney.
      Se entendi bem, vc disse que seu cão fica na laje. Isso não seria bem perigoso???
      Quanto a ficar doente, o importante é que vc dê todas as vacinas, mantenha o local onde o cão fica bem higienizado, usar repelentes e proteção contra pulgas e carrapatos.
      Também é importante vc passear e exercitar seu cão para que ele fique feliz e em forma.

      Um abraço.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

      • Acho que não por que assim tem um muro de mais ou menos 1,40 de altura será que ele seria capaz de pula ? a altura chega a mais ou menos uns três andares eu moro em prédio…
        vou passa ele no veterinária quanto antes melhor né ?

        Curtir

  25. OI!
    Gustavo Teixeira sei que tempo muito tempo que vc postou este artigo…..
    Mas preciso de ajuda….
    Minha mãe não gosta muito de animais…. Porem deixou eu ter um Golden, falei com ela das qualidades e dificuldades … mas tenho medo que ela não seja paciente……
    Sera que é melhor eu esperar ou ele ira conquistar seu coração?
    Gostaria de saber também quanto aproximadamente vc gasta por mês com um Golden quando filhote e também depois de adulto?
    Obrigada!!! Parabéns pelo blog tirou muitas duvidas, e ajudou a ter noção da responsabilidade que ter um animal de estimação….
    Abraços!
    Lorrane…

    Curtir

    • Olá Lorrane. Tudo bem?

      Espero que ainda esteja em tempo de lhe ajudar com suas dúvidas…
      Realmente, ter um animal de estimação não é das tarefas mais fáceis, uma vez que exige muita dedicação, paciência e até mesmo gastos financeiros.
      Porém, o prazer que nos dá em troca não tem preço.
      O Golden é uma excelente raça e costuma conquistar até mesmo as pessoas que não gostam ou não se identificam muito com de animais. O temperamento é dócil, amável e muito carinhoso. O ideal é você procurar por bons criadores na sua região, que além de garantir a procedência, poderão lhe ajudar esclarecendo mais dúvidas ainda. Costuma ser mais caro, mas pode ter certeza de que esse valor a mais vale muito a pena.
      Os gastos médios variam muito, mas você deve pensar em alimentação, vacinas, banho e tosas, consultas, remédios contra pulga e carrapatos, brinquedos, etc. A lista é extensa e nem tudo vc precisa comprar todo mês, mas para vc ter uma idéia eu diria que o gasto mensal com um Golden gira em torno de R$ 200 ou um pouco mais.
      E por último, quanto à sua mãe, converse bastante com ela. Avalie mesmo se ela está disposta a ter um novo membro na família. O Golden gosta muito de pessoas e sempre irá querer ficar por perto de vocês. Precisa de espaço e de alguém que brinque (e o exercite) diariamente.
      Se no fim, você achar que o ambiente para recebê-lo é propício, tenho certeza que você não irá se arrepender. Serão ótimos amigos…

      Um abraço e boa sorte.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  26. Comprei um casal de Golden… Socooorooooo!!!!… kkkkk (Brincadeira)

    Nossa!! ta sendo uma emoção a cada dia ….. eles são muitos dóceis, divertidos e carinhosos….
    Estamos todos felizes!!!

    Curtir

    • ola rodrigo …. seus goden ja tiverão filhotes! estou louca pra ter um goden gostaria de ter contato com vc . séra que vc me venderia por um valor assecivel para mim…..meu MSN e e-mail é janyny_1@hotmail.com ok Rj greice kelly

      Curtir

  27. Olá!
    Estou querendo muito um cachorro da raça golden, tenho pesquisado bastante a respeito e me preparado para a busca pelo filhote. Acontece que tenho dois gatos (um macho e uma fêmea) e essa tem sido minha maior preocupação. Sei que é difícil prever a reação, mas em geral, essa raça se adapta facilmente junto com outros animais?

    Curtir

  28. oi, tenho um cachorro vira-latas de uns 11 meses e uma cadela labrador de 5 meses. Os dois são bastante companheiros, mas não quero que eles cruzem. O que devo fazer? Quando ela provavelmente entrará no cio? preciso de ajuda urgente.

    Curtir

    • Olá Nádia.

      Se você não quer que eles cruzem, o melhor a fazer é castrar a fêmea. Isso inclusive é ótimo para a saúde dela, podendo evitar doenças no futuro.
      Pense nisso, pois evitará crias indesejadas e contribuirá para a saúde do seu cão.

      Um abraço,
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  29. Olá estou querendo muito comprar um labrador então fui pesquiasar na internet e vi que esta raça não pode ficar muto tempo só pois pode ficar triste e até morrer. Meu marido e eu trabalhamos o dia todo e chegamos por volta das 20:00.
    Pode acontecer alguma coisa com o meu filhote? Não quero comprar um cachorro e faze-lo sofrer, mas eu teria o maior prazer em chegar em casa e ter meu bebê louco para brincar comigo.
    Ele ficaria muito agitdo e indisciplinado como falam?

    Curtir

    • Olá!
      Por experiência própria, não recomendo ter um filhote nessas condições.
      É exatamente nesse período que o cão mais precisa de alguém para lhe ensinar regras, além de oferecer os cuidados necessários que um filhote exige.
      O risco do cão ficar muito agitado, indisciplinado e até mesmo arredio, é muito grande.
      Principalmente em se tratando de um Labrador, que é um cão que possui muita energia e precisa de um dono bem próximo para lhe dar limites.

      Procure ponderar melhor, talvez esperar por um momento onde vc tenha mais tempo para se dedicar a ele.
      Tenho certeza que tanto você quanto o cão terão momentos muito felizes dessa forma…

      Um abraço.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  30. tenho um golden de 3,5 meses, mas estou preocupado com o pêlo dele que está muito curto. Gostaria de saber se é normal e quando que ele atingirá a magnitude da pelagem. Estou alimentando-o com a ração Cibal super premiun e com todas as vacinas em dia. Seus pais tem pedigrie, ele está muito forte e bonito, porém está parecendo um labrador com um pêlo um pouquinho maior.

    Curtir

    • Carlos, essa questão da pelagem pode variar muito.
      Pode depender muito dos pais, da idade, da alimentação, etc…
      Pelo o que você falou, não acredito que tenha nada de errado com o seu Golden não.
      Como ainda é bem filhote, acho que ainda tem muito tempo para os pelos crescerem. Não se preocupe.
      Enquanto isso, continue investindo em rações de boa qualidade e mantendo a saúde dele em dia!

      Grande abraço.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  31. Olá sou Ana e sou apaixonada por goldens e labradores agora estou em duvida de aqul comprar ,agora estou pesquisando alguns lugares , mas tenho uma duvida qual a época ideal para trazer o filhote pra casa? obrigada e parabens pelo blog

    Curtir

  32. Bom, eu estou na duvida entre o Golden e o Labrador pois não sei qual é o melhor como cão de alerta… e também não sei se um Golden é um cão que consiga viver somente no quintal sem ter a necessidade de ter que viver dentro de casa.

    Curtir

    • Sthevan, na minha opinião, nenhum dos dois serve como cão de alerta.

      Digo isso porque o temperamento do Golden e do Labrador os tornam cães muito sociáveis e brincalhões. Eles podem latir para um calango no muro assim como podem não latir para uma pessoa estranha pois basta que essa pessoa estenda a mão para se tornar um “amigo”.

      Existem outras raças com características mais semelhantes ao que você está buscando. Acho que vale a pena você procurar um pouco mais…

      Boa sorte.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

      • E verdade …. a Minha golden em casa até late quando ouve barulho … e mesmo no quintal late para as pessoas na rua, mas acredito que seja um comportamento que aprendeu com os cachorros vizinhos …. pois é só alguém da rua dar um carinho que ela logo fica boazinha …. é a cachorra mais sociável para qualquer um … mesmo sendo estranho ….

        Curtir

  33. Olá, Boa Tarde. Compre uma linda cachorrinha a Nina (Mistura de labrador com Golden) a uma semana, ela é super agitada tem 40 dias de vida e toda noite ela dorme no meu quarto e da minha esposa, junto com a Mel nossa Poodle de 10 anos. Ela dorme na sua caminha, porém no meio da noite ela vem para o meu lado e vai para o lado da minha esposa começa a chorar pedindo carinho, minha esposa briga com ela falando: Não Nina, vai para sua caminha. Mais ela insiste e fica chorando do meu lado e eu a pego e coloco junto a mim na cama, então ela fica quietinha comigo. Será que a estou mimando, pois só assim para ela parar de chorar na madrugada. Tentei deixar ela dormir na minha área, mais ela gritou tanto que fiquei com medo dela estressar a minha Calopsita ( O Tufão) Como pode perceber adoro animais e como seu blog é muito legal, precisava de uns conselhos. Um abraço e parabéns pelo Blog.

    Curtir

  34. olá comprei um golden e estou com uma série de dúvidas a respeito da criaçao… ela é mt teimosa, pirracenta, fica latindo e grunindo para mim qd digo nao para ela.. preciso de ajuda!
    obrigado!
    vitor

    Curtir

    • Olá Vitor.
      Um filhote é bem parecido com uma criança, ou seja, costuma ser teimoso, testar os seus limites e ter muita energia e curiosidade.
      Portanto, você precisa ter paciência e não desistir de corrigir e educar. O Golden aprende tudo muito rapidamente e, com o tempo, ela passará a ser mais obediente.
      Além disso, NUNCA bata no filhote. Bater não irá corrigi-lá e só fará com que ela fique agressiva e/ou medrosa.
      Basta um “Não” mais enérgico. Você também pode recompensá-la quando fizer algo corretamente. Use um biscoito específico para cães…

      Bom, basicamente é isso. Seja paciente e em breve sua filhotona estará bem mais tranquila.

      Um abraço.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  35. a raça de cachorros golden tem um ótimo comportamento e temperamento,mais a cachorra hanna está meio estranha ,quer dizer está agitada e acho que assustada presciso de respostas !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  36. Então Gustavo Teixeira . Primeiramente parabéns pelo blog ..

    Então eu me chamo Rafaela , então não sei se voce pode me ajudar , pois o site e sobre ( Golden retriever x Labrador ) mais eu estou em duvida e o unico site ou blog que posso correr para pedir ajuda e o seeu , Eu moro em apartemente mt grande .. eu gostaria de tur mt um Golden retriever mais minha familia não tem condição de comprar e tbm pq moro em apartamento e fica ruim tbm de mim criar pois e mt grande . Então minha mãe prometeu a mim um cachorro . Qual desses e melhor para adpitar a um apartamento . : lhasa apso , Shitzu ou Yorkshire …
    Vou ser muito grata se me ajuda . ” Bjs ” .. >.< .

    Curtir

    • Aahw e tbm eu tenho um pincher de 1 aninho .. qual seria melhor femea ou macho ?
      Por falta de teritorio . Muito Obrigada >.<

      Curtir

  37. Como posso separar meu casal de goldens, sem causar maiores problemas, por causa do cio?
    Tenho que retirar-lo da minha casa ou so colocar-lo em outro ambiente?

    Curtir

  38. olá tenho uma golden de 3meses ela um amor.. mas as vezes ela pira.. tem uns ataques de energia… e morde muito.. tenho medo de ela cresce continuar assim…
    qd os goldens ficam adultos ficam realmente mais calmos?
    obrigado!

    Curtir

    • Olá Vitor.

      Pode ficar tranquilo porque sua Golden é completamente normal…
      Como todo filhote saudável, ela tem muita energia e curiosidade, e por isso precisa extravasar isso de algum forma.
      Morder é uma das formas prediletas dos filhotes, até mesmo porque os dentes estão em formação.
      Mas NÃO incentive brincadeiras de morder as mãos ou objetos que não sejam exclusivamente brinquedos pois, caso contrário, quando ela estiver adulta você poderá ter dificuldades para corrigir esse comportamento.
      O ideal é que vc compre brinquedos específicos para cães nessa idade e disponibilize para que ela se divirta. Quando ela morder a mão de alguém ou algum objeto que não deva, retire e diga um “não” de forma enérgica, mas sem gritar. Nunca bata ou ameace bater… isso além de não resolver, pode machucar o animal e/ou causar mudanças no temperamento do cão.

      No mais, geralmente quando adultos, os cães tendem a ter um comportamento mais calmo. Mas lembre-se que tudo dependerá da educação que você começar a dar ao filhote desde agora.

      Um abraço.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  39. Olá Gustavo. Gostaria de saber qual raça sofre menos em relação em que quando o dono fica fora no período de trabalho ? E se a diferença de caimento de pelo entre um Golden e um Labrador é muito grande?. Gostaria de presentear meu namorado com uma dessas duas raças,ele trabalha o dia inteiro,ele gosta muito de brincar com cachorro ele tem quase o temperamento de um labrador,rs, chega a irritar, mas, tenho um pouco de medo da teimosia do labrador e ai penso em dar um Golden, mas fico meio assim com questão da queda de pelo e também pelo fato de ser mais agarrado ao dono. Meu namorado gosta de raças grandes e essas duas ele adora, mas, se você tiver alguma opinião de alguma outra raça..

    Obrigada e parabéns pelo site.

    Curtir

    • Rayane, bom dia!

      As duas raças (Golden e Labrador) sentem muito a falta de um dono mais próximo. São cães muito apegados às pessoas e ao dono. Além disso, precisam de exercícios e disciplina constantes, o que na falta de alguém por perto poderia contribuir para um cão estressado, agitado e indisciplinado.
      Além disso, cães desse porte precisam de espaço para atividade física ou passeios diários para poderem desenvolver e crescer com saúde!

      Avalie bem esses itens pois são fundamentais para o bom convívio entre o cão e seu dono!

      Um abraço.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

      • Obrigada pelo conselho, acho melhor esperar um pouco para dar esse presente.rs, Gustavo minha irmã ganhou um labrador que morava em uma casa onde ele ficava em um corredor pequeno e ninguém passeava com ele, ele tem 6 meses. A ex dona deu para a minha irmã e agora ele está na casa do noivo dela, onde tem um espeço um pouco maior e uma outra cachorra,mas, acho que não estão convivendo juntos. Ele está na casa nova tem 3 dias, quebrou portas,pegou roupas no varal, mastigou mangueiras, enfim, destruição total. Eu sei que é um corpotamento tipico do labarador, mas, ele continua não passeando e vejo que ninguem coloca limite nele. Isso pode só piorar? E durante quanto tempo ele ameniza esse comportamento e o que eu posso fazer ? Quero saber pq minha irmã quer me dar o cachorro. Tenho paciência e adoro educar,brincar, faço Medicina Veterinária.

        Curtir

      • Olá Rayane.

        Bom, esse não é um comportamento típico do Labrador não, ao contrário do que muitas pessoas pensam. Acabou-se criando um pouco essa imagem por conta do famoso Marley, que foi tema de livro e filme, e mostrava um Labrador hiper agitado e problemático. Mas a verdade é que esse comportamento geralmente é fruto do estresse e da falta de disciplina.
        O Labrador realmente é um cão com muita energia e ele precisa extravasar isso de alguma forma. Quando bem orientado, torna-se um excelente companheiro, com muito ânimo para acompanhar o dono e energia para brincar e “trabalhar” bastante. Outra coisa aconselhável é procurar a ajuda de um bom adestrador.
        Mas nada adiantará se o dono não tiver tempo e paciência para dedicar ao cão.

        Esse comportamento é ruim porque geralmente as pessoas acabam perdendo a paciência e se desfazendo do animal como se fosse um objeto, quando na verdade, a culpa é exclusivamente do dono que não soube interpretar esses sinais e dar a devida educação ao cão.
        Se vc tiver esse tempo e dedicação, o Labrador pode ser sim um ótimo companheiro para você. E outra coisa que me parece que você tem e que é muito importante: carinho pelo animais. Com esse ingredientes e uma pitada de bom humor (vc vai precisar..rsrsrs..), em algum tempo você conseguirá corrigir alguns problemas do seu cão.
        Seja persistente pois o cão irá lhe testar, tentará te vencer pelo cansaço… não se iluda, o Labrador é muito inteligente.
        E quando vc menos esperar, ele já estará te obedecendo e se comportando melhor.

        O cão pode aprender truques a vida inteira, principalmente o Labrador. Depois de alguns anos (por volta de 2 ou 3 anos de idade), o cão tende a ficar mais calmo. Pense também na castração, que pode ajudar um pouco nisso, além de evitar doenças.

        Bom, é isso… espero ter ajudado de alguma forma.
        Boa sorte e sucesso!
        Gustavo Teixeira

        Curtir

  40. Então Gustavo preciso de sua ajuda !

    Eu moro em apartamento bastante grande , e estou em duvida entre o Golden Retriever e o Labrador eu estudo de manhã , então tenho toda a parte da tarde para passear com ele , ja que tenho um Pinsher de 1 aninho passeio com ele 3 vezes ao dia . umas 12:00 , de tarde e a noite … Quel dos dois seria melhor ..

    E também estou em duvida entre Femea e Macho , por falta de marca territorio ..
    Obrigada e Parabéns pelo Blog ..

    Curtir

    • Olá Rafaela.
      Bom, sua pergunta é muito difícil de ser respondida uma vez que as duas raças, Golden e Labrador, possuem características semelhantes, mas ao mesmo tempo, também possuem algumas bem distintas e que vão agradar mais ou agradar menos uma pessoa, de acordo com o seu perfil.
      Na minha opinião, o Golden tem um temperamento mais calmo e obediente, sendo muito apegado ao dono. Mas acho que isso também depende muito da criação, da linhagem dos pais, etc…
      Portanto, minha sugestão é que vc visite criadores das duas raças, conheça os cães e converse com o dono do canil para conhecer bem cada raça. Assim, no final, vc poderá saber qual tem o perfil mais parecido com o seu e com o que vc busca.

      Quanto a ser macho ou fêmea, essa também é uma decisão muito pessoal. Geralmente, os machos são maiores e mais encorpados. Por outro lado, realmente existe essa questão de marcação do território, o que pode ser amenizado com a castração. Meus cães são machos e eu nunca tive uma fêmea para poder lhe dizer na prática quais são as diferenças mais visíveis.
      Dizem que a fêmea é mais calma e dócil, mas realmente não posso confirmar isso.

      Bom, espero ter ajudado de alguma forma.
      Um abraço e boa sorte na sua escolha!
      Gustavo Teixeira

      Curtir

      • Bom , eu quando resolvi comprar meu filhote de golden fiquei com essas duvidas mesmo . Em primeiro lugar se voce mora em apartamento , é dificil ter golden , o meu golden ele é muito agitado e não gosta de ficar sozinho , eu e meu marido trabalhamos e ficamos o dia inteiro fora , ele comeu todos os nossos moveis e faz de tudo para chamar a atenção de todos em casa , é bem agitado .

        Curtir

      • Olá Fernanda!

        Concordo com vc que ter Golden, ou qualquer outro cão desse porte, em apartamento é uma tarefa árdua, que exige paciência, disciplina e dedicação.
        Mas por outro lado, eu tenho dois Golden que moram comigo e minha esposa. Nossa apartamento possui duas áreas privativas com um bom espaço, mas mesmo com isso, os dois gostam mesmo é de ficar perto da gente. Só usam a área externa para fazer suas necessidades…
        Eu e minha esposa ficamos fora o dia todo também e normalmente quando voltamos pra casa encontramos tudo bem! Eles nunca destruíram móveis, cadeiras ou sofás. De vez em quando, achamos uns panos de chão rasgados ou cartas picotadas (já avisei os vizinhos para não colocarem nada por baixo da porta).
        Talvez a agitação que o seu cão esteja demonstrando seja por conta de falta de atividade física. Procure passear mais com ele, fazer caminhadas, brincar e até mesmo dar alguns brinquedos específicos para cães para que ele possa se distrair. Afinal de contas, vc há de concordar comigo que ficar o dia inteiro sozinho dentro de um apartamento é algo extremamente estressante, não é mesmo?!

        Um abraço!
        Gustavo Teixeira

        Curtir

  41. Olá Gustavo, boa tarde!

    Parabéns pelo blog.

    Estou na dúvida entre um Golden e um labrador. Moro em apartamento pequeno, mas eu e minha família vamos passear com o cachorro, pelo menos 02 vezes por dia e ele será uma ótima compania para a minha mãe que costuma ficar em casa.

    Em relação aos contras, já pensei que o labrador tem uma tendência a ficar mais gordo e ter problemas de bacia, principalmente em apartamento pequeno, enquanto o Golden tem muito pêlo, o que daria mais trabalho.

    O sonho dela é ter um labrador e do meu namorado um Golden, mas ela conhece pouco sobre o Golden. Então, gostaria de saber se conhece um canil no Rio de Janeiro (pode ser na região serrana também) que tenha tanto Golden, como Labrador, afinal na hora de vermos o cachorro, ele também nos escolhe!

    Além disso, você indicaria macho ou fêmea?

    O canil com ambas as raças seria ideal para vermos os cachorros e escolhermos na hora. Não consegui encontrar nenhum e preferia uma indicação de quem conhece.

    MUITO obrigada!

    Curtir

    • Olá!

      Desculpe pela demora na resposta mas estava viajando…
      Então, em relação à Golden ou Labrador, eu diria que são muitos semelhantes.
      Não conheço canil que você poderia visitar no Rio, mas sugiro procurar pelo site do Kennel Club do Rio e lá você deverá encontrar informações a respeito de criadores. Visite os canis, converse com os proprietários, conheça os cães e troque bastante informação a respeito deles.

      Agora o mais importante é vc estar atenta à questão do espaço, de criar um cão desse porte em apartamento. No início é festa, mas depois de algum tempo é preciso muita paciência, calma e disciplina. Pense bem a respeito e converse com a sua família…

      Mande noticias.

      Abraço.
      Gustavo

      Curtir

  42. Olá estou na dúvida entre as duas raças, quero um cachorro que nao estranha pessoas deiferentes, outros cachorros e que se dê bem com crianças, detalhe: não tenho um quintal muito grande.

    Curtir

    • Olá Daniel.
      Tanto o Golden como o Labrador são cães muito sociáveis, que convivem muito bem com pessoas estranhas e outros animais.
      É claro que isso pode variar de acordo com alguns fatores, como por exemplo, criação, linhagem, socialização, ambiente, etc.
      O que eu aconselho é que você procure criadores especializados nas raças e faça algumas visitas para conhecer melhor os cães e suas características.

      Um abraço.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

    • Olá Luiza.

      Vou te responder baseado na minha própria experiência, sendo que tenho dois Golden em apartamento (com área privativa grande):
      Dá pra ter sim, mas dá muuuuuito trabalho! Muito mesmo!!!
      Vc precisa ter muito tempo disponível para dedicar ao cão, fazer passeios diários, bem como limpar a sujeira que acaba indo pra dentro do apartamento. O Golden solta muito pelo e por isso será preciso limpar constantemente o apartamento. Além disso, eles precisam de muita atenção do dono pois são mais carentes que outras raças e também precisam de espaço e atividade física diária.
      Portanto, se vc não tem muito tempo e o espaço é reduzido, eu NÃO te aconselho a ter um Golden agora. Vc terá que dedicar muito tempo a ele e pelo visto, vc não tem esse tempo disponível no momento.

      Um abraço.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  43. Olá, estou querendo comprar um cachorro e com toda certeza estou com duvidas em relação. As raças são Golden ou Labrador, amo as duas e para mim qualquer uma serviria, o problema é que moro em uma região mais fria, de serra e por isso gostaria de saber qual dos dois se adapta melhor a esse clima afinal frio é frio e não quero que ele sofra muito com isso. Obrigada!

    Curtir

    • Olá Mariana.
      Tanto o Golden quanto o Labrador suportam bem temperaturas mais frias. É claro que dependendo do frio, você precisará providenciar um abrigo para o cão, onde ele possa se proteger do frio excessivo e do vento, principalmente se ele ficar em área externa à casa.
      Além disso, com a idade avançando, o cão começa a sentir mais frio, assim como quando vamos envelhecendo.
      Geralmente, um cobertor velho serve muito bem de cama, ou até mesmo um papelão (desses que embalam geladeiras, etc).
      O Golden é mais peludo que o Labrador e isso acaba servindo como uma proteção a mais. Mas independente disso, os dois se adaptam muito bem em locais frios.

      Um abraço.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  44. Ola Gustavo ou Mundogolden,vc sabe q eu tenho uma mistura de labrador com golden,ela esta se dando bem com os outros cachorro menos com o outro labrador pq um carro bateu nele e o mesmo quebrou a bacia mas…vamos as perguntas,ja q é uma mistura sera que ela ficara bastante brincalhona como um labrador?

    Curtir

    • Ola Denize.
      Que bom que estão se dando bem. Quanto ao outro labrador, é compreensível devido ao trauma que sofreu. Não insista e deixe que eles se entendam… geralmente, os cães estabelecem sozinhos o nível de relacionamento e costumam manter isso entre eles.

      Acredito que ela será brincalhona sim, por ser uma mistura de raças com essa característica.
      Mas isso é muito difícil de prever e somente o tempo é que dirá. O que vc pode fazer é incentivar esse lado brincalhão e dar muito amor e carinho, pois o cão acaba “herdando” de uma certa forma o comportamento de seu dono.

      Um abraço.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  45. chow chow ou um labrador ou golden? mas eu tenho poodle macho e o chow chow já está reservado qual é o melhor?tenho 9 anos meu pai tem 57 minha mãe tem 44 e minha irmã tem 13 anos e hoje 22 abril meu cachorro tem 7 messes e vai fazer oivo no dia 25 e ai?

    Curtir

  46. Olá! Adorei o seu site! Muito bom! Ajudou muito, já que eu estava pensando em comprar um e nem sabia a diferença!rss
    Mas então, eu estou pensando em comprar um, tenho uma casa com um quintal bem grande, adoro cães que brincam muito, que sejam companheiros, inteligentes, amigos, fiéis, e bem comportados (não sejam chatos ou fiquem latindo para tudo) e não me importo com pelos. Qual seria o mais indicado?

    Curtir

    • Olá Julia.

      Pelo o que vc me contou, sem sombra de dúvidas, te recomendo o Golden Retriever.
      É um cão muito companheiro, fiel e inteligente. Aprende tudo com muita facilidade…
      Além disso, é dócil e não é de latir para qualquer coisa não.
      Como vc tem um bom espaço no quintal, acredito que ele seja ideal para você.

      Procure por um bom canil e tire todas as suas dúvidas antes de levá-lo para casa!

      Sucesso pra vc.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

    • Denize, vai depender da ração que vc está dando.
      Geralmente, no pacote vem a informação relacionada à quantidade necessária por dia, de acordo com a idade e tamanho do cão (raça pequena, média ou grande).
      Agora, em relação aos horários, enquanto filhote, procure alimentá-lo 3x ao dia (manhã, tarde e noite), dividindo as refeições de acordo com a quantidade necessária por dia.
      Coloque a ração e deixe disponível até que ele termine ou por no máximo uns 20 minutos. Retire se ele não comer tudo e só volte a colocar no próximo horário da refeição.

      Gustavo Teixeira

      Curtir

      • Não atrapalha de forma alguma…
        Gosto de ajudar as pessoas com dúvidas em relação aos seus cães. É um prazer…

        Precisando, estamos por aqui.

        Abraço.
        Gustavo Teixeira

        Curtir

    • Denize, essa é uma questão muito pessoal…
      Eu, pessoalmente, não sou a favor de cruzas entre raças. Ok, algumas pessoas podem alegar que várias raças existentes hoje foram originadas de cruzas entre raças diferentes e eu concordo.
      Mas uma vez que já temos uma raça definida, como é o caso do Golden Retriever e o Labrador, cruzá-los pode acabar gerando cães sem as características que definam a raça, ou pior, com problemas genéticos e de temperamento.

      Apesar disso, acho que todos os cães, independente de serem “puros” ou não, são ótimos cães e merecem nosso carinho e respeito.
      Sem contar, que para o dono, o amor vai muito além de um pedigree ou coisa do tipo, não acha?!

      Gustavo Teixeira

      Curtir

  47. ola, tenho um labrador,uma pinscher com poodle,e ganhei um golden com labrador,eles podem se dar bem?(o labrador tem 3 meses,o pinscher com poodle 4 o golden com labrador 1mes)

    obrigada

    Curtir

    • Olá Denize.

      Sim, a chance deles se darem bem é muito grande. Primeiro, o Golden e o Labrador são cães muito sociáveis. Apesar dos seus cães terem uma mistura, eles provavelmente carregam algumas características da raça e isso irá ajudar.
      Outro fator importante é que ainda são filhotes, o que facilita o convívio.
      Porém, é muito importante que vc esteja sempre por perto durante os primeiros contatos e adaptação entre eles. Isso ajudará a evitar possíveis conflitos, além de vc poder observar o comportamento de cada um, identificando quem é mais dominante na turma.

      Um abraço.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

    • meu nome e livia tenho 11 anos quero comprar um cao moro em casa grande e tenho quintal vc acha que posso cria-lo apenas no quintal o quintal e grande e vou cria- lo preso tenho muita vontade eles Sao lindos

      Curtir

  48. Olá eu adoro goldens retrievers e eu queria saber se da pra criar um em um apartamento de uns 120 m². Acho bom perguntar antes pra que o cachorro não seja prejudicado

    Curtir

    • Oi Isa.

      Olha, dá até que dá… mas, por experiência própria, não recomendo! É muito sacrificante tanto para o dono quanto para o animal. O Golden, devido seu porte e sua natureza, precisa de atividade física e espaço. Se ele vive num apartamento, com certeza o dono precisará de muita disciplina e tempo para se dedicar ao animal. São passeios diários, de pelo menos 30 minutos, escovação, brincadeiras, entre outras coisas, para evitar que o cão fique estressado e engorde.

      Além disso, o Golden solta muito pelo e vivendo dentro de casa, com certeza vc encontrará esses pelos em todos os cantos, inclusive em roupas e até mesmo na comida.

      Como vc pode ver, cão do porte do Golden em apartamento exige muita dedicação e paciência. Se vale a pena, com certeza vale. Mas se vc puder evitar, recomendo.

      Um abraço.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  49. Olá
    Tenho um Pastor Alemão macho de 5 meses, e vou ganhar um golden macho de 4 meses.
    A minha dúvida é a seguinte:
    Eles podem se dar bem?
    Obrigada

    Curtir

    • Olá Gabriela.

      A chance deles se darem bem é muito grande, principalmente por ainda serem filhotes.
      O Golden é muito sociável com outros animais.
      Você precisará acompanhar os primeiros contatos, sempre observando quem irá exercer dominância sobre o outro.
      Geralmente, os cães tentem a encontrar o equilíbrio e um passa a respeitar a dominância do outro. Porém, pode ocorrer dos dois machos serem dominantes e brigarem para impor isso ao outro. Nesses casos, você precisa intervir pois pode haver brigas feias…

      Mas acho que o resultado dessa união que está prestes a acontecer será muito positiva.
      Boa sorte e sucesso.

      Curtir

  50. Olá MundoGolden! Na última terça-feira, feriado de carnaval, enquanto fazia a minha caminhada, encontrei essa pequena coisa fofa, dentro de uma caixinha. Ainda estava com o focinho inchado, o que me fez suspeitar que tivesse em torno de uns 15 dias, ou menos. Estava limpinha e cheirosa, mas sozinha e abandonada na caixa. O que me chamou a atenção além da pelagem, que se assemelha tanto a um goldenn quanto um labra, é que nas patinhas traseiras, ela tem 6 dedos em cada pé….rsss. A nossa pequena (pequena agora né? rsss) foi batizada de Marley. Tem o temperamento bem calmo, brinca, mas passa longos momentos do dia dormindo. Não faço a menor idéia se é vira-lata, labrador ou golden, mas sei que estou apaixonada por ela. É muito carinhosa, e apesar da pouca idade, ja aprendeu a ir no jornal fazer suas necessidades. Então gostaria de saber se podem identifica-la pela foto e video do link abaixo, como golden, labrador ou vira-latas? Agradeço a ajuda.

    http://entrelinhaseretroz.blogspot.com/2012/03/e-assim-chegou-marley.html

    Curtir

    • Olá Carla!

      Pelas fotos e a filmagem, ainda não dá pra saber se é uma mestiça ou não.
      Mas independente disso, ela é linda e muito esperta. Parabéns pela boa ação ao acolhê-la. Como é muito filhote ainda, é normal que durma bastante.
      E continue ensinando, mesmo que ainda seja muito novinha, pois eles aprendem muito rápido.

      Um abraço!
      Gustavo Teixeira

      Curtir

    • Tanto o Golden quanto o Labrador são muito sociáveis com outros animais.
      Acredito que a interação irá depender muito de fatores como: idade dos animais (quando filhotes é mais fácil aceitarem uns aos outros), presença do dono para disciplinar e evitar conflitos, local, etc.

      O ideal é que sempre haja alguém por perto durante os primeiros contatos pois mesmo quando tudo parece ir bem, uma briga pode acontecer.

      Curtir

  51. Olá , mundogolden.
    Sou o junior e quero saber outra coisa.
    Quero um cão que brinque bastante , bastante mesmo , que seja amigável e fiel com seu dono mais que está presente nas horas mais ruins !
    Então goldenxlabrador?

    Curtir

    • Sou suspeito para responder essa sua pergunta pois tenho dois Golden.
      Mas falando sério, acredito que o Labrador seja mais indicado para o que vc deseja, pois é um cão com mais energia que o Golden. Como vc quer um cão que brinque muito, o Labrador com certeza será uma boa companhia para vc. Mas lembre-se, nem só de brincadeiras é feita a relação entre o dono e o seu cão.
      É necessário ter muito compromisso e disciplina pois ter um cão exige cuidados, despesas e muito trabalho também.
      Portanto, pense bem se está disposto a ter toda essa responsabilidade. Se estiver, com certeza vc e o seu cão serão ótimos amigos.

      Curtir

    • um golden custa entre 800 e 2000 reais mas não compre um golden de $300 pois a arvore geneologica dele pode ser ruim e desse modo ele pode desenvolver doenças graves, mas se vc ensiste de que o mais barato e o melhor boa sorte vai presisar!!!

      Curtir

  52. Óla o meu nome e Rafaela tenho 13 naos e gostaria que voce me respondesse algumas perguntinha .

    E que eu sou completamente louca por um Golden Retriever e queria saber quanto e o preço de uma Femea ! E tbm se voce sabe algum canilo aki em MG ( CENTRO DA CIDADE ) Se tem algum canil que da ou vende eles por favor preciso mt de sua ajuda ( Obrigada pela atenção )

    Curtir

  53. Esse tópico é muito bom !!
    É bom saber que as pessoas se preocupam na hora de adotar cães…
    Eu gostaria de saber a sua opinião sobre os vira-latas.. Eles não são os mais bonitos, mas eu acho eles muito espertos…

    O Que acha ??

    Felipe Oliveira

    Curtir

    • Olá Felipe.

      Hoje em dia, depois de me aprofundar mais nesse mundo canino, veja com outros olhos a questão da adoção.
      Acho que todos nós devemos nos preocupar mais com isso pois é uma questão até mesmo social. Cães de rua podem espalhar doenças, além do sofrimento ao qual estão sujeitos.

      Hoje sempre ajudo em algumas campanhas de adoção na minha região.
      Além disso, procuro divulgar cães disponíveis.
      Vira-lata é um ótimo cão, geralmente bem resistente e dócil.
      Como você disse, não são os mais bonitos, mas com certeza são tão fiéis, saudáveis e dóceis como quaisquer outras raças “puras”… as vezes, até mais!

      Considere adotar um companheiro! Tenho certeza que você não irá se arrepender…

      Um abraço!
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  54. Olá Gustavo , eu tenho uma cachorra lia zaptzo … não sei escrever a raça , perdão.Tenho 11 anos e to pensando em comprar mais um. Só que estou muito na dúvida em Labrador x Golden.Queria um cachorro esportista , companheiro , amoroso e convive muito bom com a família e também que não morde “nunca” de vez em nunca que não morda objetos de casa etc…
    Brincalhão , fofo .

    Obrigado Junior.

    Curtir

    • Olá Junior.

      O nome correto da raça que você tem é Lhasa Apso, que é oriunda da região chinesa do Tibet.
      É um cão obediente e inteligente, porém de forte temperamento.

      Quanto à sua dúvida entre Golden e Labrador, vamos por parte…
      Os dois são cães muito inteligentes, ativos, dóceis e sociáveis. Convivem muito bem com as pessoas e até com outros animais.
      O Labrador costuma ser um pouco mais agitado que o Golden, precisando então de mais atividade física e espaço.

      Como são cães de grande porte, a questão do espaço é muito importante. Algumas pessoas criam esses cães em apartamento (o que é o meu caso, inclusive) e por isso, posso falar por experiência própria: é necessário muita dedicação e tempo aos cães. Eles precisam passear com frequência, pelo menos 2x ao dia, por no mínimo 30 minutos. Também precisam de alguém que os eduque para que não destruam a casa.

      O mais importante é que você converse muito com seus pais a respeito da sua vontade de ter outro cão. Como eu disse, um cão desse porte exige muita dedicação e atenção.

      Um abraço.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

      • olá. tenho uma teckel de 8 meses muito, mas muito danada. mas apesar disso ela é a razão da minha vida, antes eu passava muito tempo com ela, agora trabalho o dia todo e to pensando em comprar outro cachorro,, será que ela se daria bem com um golden femea?. ela adora brincar com todos os cachorros que encontra mas ela é muito dengosa e alguns fazem ela chorar. será que teria algum problema criar um cachorro muito maior que ela.

        Curtir

      • Tamires, o Golden é um cão muito sociável e que interage muito bem com outros animais.
        Claro que isso depende também da educação que o seu dono lhe dá e também da forma como é criado. Por exemplo, se o cão conviver com outras pessoas e animais desde cedo, provavelmente será mais sociável. Além disso, é muito importante que o seu dono saiba lhe conduzir e corrigir quando necessário.

        O fato de você ter menos tempo para se dedicar ao seu Teckel não deve servir como justificativa para ter outro cão. Na minha opinião, você passará a ter dois problemas, uma vez que o Golden precisa de muita atenção, exercícios e disciplina.

        Pense em outras soluções como, por exemplo, sempre exercitar seu cão quando tiver um tempo, por menor que seja. Procure sair com ele para caminhadas, brincar de bolinha ou qualquer outra atividade que demande energia. Outra idéia é deixar alguns brinquedos sempre à disposição para que ele possa se distrair na sua ausência. Só tome cuidado para ter certeza de que os brinquedos são adequados para a idade e tamanho do seu cão.

        Enfim, acho que a melhor solução nesse caso seria tentar se dedicar sempre que possível ao seu cão ao invés de ter outro como companhia para ele.

        Um abraço.
        Gustavo Teixeira

        Curtir

    • Olá Alexandre!

      Que notícia boa. Sinal de que ela está saudável e se desenvolvendo bem.
      E pelo visto, deve estar naquela fase que os Labradores tem mais energia… espero que vocês aproveitem e se divirtam muito.
      Depois, se quiser, me mande fotos dela.

      Um abraço.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  55. olá, comprei um filhote de labrador hoje e ele só que comer, fazer suas necessidades e dormir.
    sera que ele não esta com algum problema?

    Curtir

    • Olá Jessica.
      Você não informou a idade do seu filhote, mas, geralmente, filhotes são mesmo mais quietos e a rotina deles se resume em comer, dormir e fazer as necessidades. Porém, é preciso que você fique muito atenta se não há outros indícios de alguma doença. Geralmente, falta de apetite, diarreia e vômito podem indicar que algo está errado e aí você precisa levá-lo rapidamente a um veterinário.
      Verifique também se a vacinação está em dia e completa. Somente depois de 30 dias da última dose é que se recomenda levar o cão para passear e ter contato com outros animais. Cuide também para que ele esteja vermifugado e livre de pulgas e carrapatos.
      Caso ele não esteja com outros sintomas e esses cuidados estejam em dia, pode ficar tranquila. Seu filhote está apenas passando por uma fase natural da vida e em breve estará aprontando muito.

      Abraços.

      Curtir

    • eu acho que o melhor cachorro é o Labrador pois o labrador é alegre e é uma companhia otima para as crianças e o golden eu não aconcelharia a compralo pois ele não é uma boa companhia e ele faz coco com sangue aos 3 meses

      Curtir

  56. Olá, eu sou o Bruno
    Tenho há algum tempo vontade de comprar um Labrador Branco, ainda não sei sei femea ou macho.
    Quero um Labrador porque um primo meu tem um e é muito docil, amigo, brincalhao e bastante agitado e desportivo, como eu, mas que também gosta de se deitar junto ao dono para um bom momento de dono-animal..
    A minha casa não é muito grande, mas a minha rua é muito pouco movimentada e há muitos locais “selvagens” onde possa passea-lo.
    Gostava de saber a sua opinião quanto ao caso, se devo mesmo optar pelo Labrador..
    Obrigado (:

    Curtir

    • Olá Bruno!
      O Labrador é um ótimo cão de companhia. Além disso, também gosta de atividades como buscar e trazer objetos e, claro, nadar!
      Pelo o que você contou, creio que seja uma ótima raça para você. Procure por um bom criador, pesquise bastante a respeito da linhagem do filhote e lembre-se que você terá que dedicar um bom tempo da sua vida ao seu novo companheiro. Além disso, pense também no lado financeiro pois a compra é apenas a ponta do iceberg. Depois virão gastos com veterinário, ração, remédios, banhos, tosa, brinquedos, entre muitos outros.
      Mas pode ter certeza que tudo isso vale muito a pena pois um cão é um amigo fiel que você terá e se lembrará dele pela vida inteira.

      Boa sorte e sucesso!
      Gustavo Teixeira

      Curtir

    • Olá Alexandre!
      Que bom saber que já está com a sua nova companheira.
      Já começou bem… gostei do nome!
      Qual a idade dela? No início, os filhotes são assim mesmo: comem e dormem muito. Mas daqui a pouco já estará aprontando muitas bagunças pela casa!
      Você pode mandar fotos para o mundogolden@hotmail.com.

      Um grande abraço e mande sempre notícias.

      Gustavo Teixeira

      Curtir

  57. Ola mundogolden

    Desde já digo-lhe que gostei muito deste topico, é muito interessante.
    Eu tenho um grande dilema, não sei se poderá ou não me ajudar. eu ainda vivo em casa da minha mãe, mas tenho planos de sair daqui a uns tempos mas ainda não sei se irei para uma casa grandona ou mais pequena, só assim saberei se posso ter animais ou não em casa. Mas independentemente disso eu ando a procura de dois cães, quero adopta-los com a mesma idade e desde pequenos, para se havituarem desde sempre um com o outro e comigo tambem. andei a pesquisar varias raças entrei em sites onde diziam ter todas as raças, não tinham todas mas as suficientes talvez para escolher que seriam os possiveis para mim. Queria que pelo menos um deles fosse para defesa, do genero se for assaltada que reajam e não fiquem animados a pensar que é um amigo ou assim, mas quero que ambos sejam amigos confiaveis, meigos, sociaveis, brincalhoes, saudaveis (sei que o colie de pelo longo ficam cegos) com as caracteristicas que qualquer pessoa quer ter num animal domestico, e lindos claro =). de todos que vi estes aqui interessaram-me: BOIADEIRO MONTANHÊS DE BERNA; COLIE DE PÊLO LONGO; SPITZ DA LAPÔNIA; SAMOIEDA; HOVAWART; CÃO AKBASH – CÃO DE CABEÇA BRANCA; BORDER COLLIE, não sei qual destes escolher, queria que se dessem bem em pequenos e quando crescerem, teria de ser um macho e uma femea para acontecer isso? é importantes é que nunca seja daqueles caes que não prevemos o que eles possam fazer nao quero mesmo nada que sejam maus com os donos, e se adaptem caso um dia tenha um filho eles não fiquem maus e ciumentos.tenho pensado no golden ou labrador talvez mais o golden por ter um pelo mais bonito, as queria ter duas opcoes sem ser golden ou labrador por cause de certeza irei escolher um deles queria mais duas opcoes sem serem esses, só para ficar com a ideia. Se me poder ajudar agradecia imenso=).

    Boa tarde

    Curtir

    • Olá Scarlet.
      A questão do espaço realmente é muito importante. Isso irá definir o porte e o tipo de cão que você poderá ter na sua futura residência.
      Mas imaginando que você tenha um bom espaço, acho que uma boa raça para defesa do lar e da família, além de me basear no que você disse (sociável, crianças, obediente, bom temperamento e equilíbrio) é o Pastor Alemão.
      O Pastor geralmente é um cão muito ligado à família, que gosta de crianças e muito inteligente. Sendo assim, é fácil treiná-lo.
      Quanto ao cão para companhia, acho o Golden Retriever uma excelente escolha. São muito dóceis, inteligentes e carinhosos. Adoram crianças e possuem uma paciência fora do comum.
      O ideal é que no caso de dois cães, cresçam juntos desde filhotes. O fato de serem macho ou fêmea não importa na questão da dominância, mas se for um casal você terá que tomar cuidados extras para evitar acasalamentos.
      Das raças que você citou, posso adiantar que o Border Collie, o Boiadeiro Montanhês e o Collie de pêlo longo não são cães de guarda.
      Ah, outra coisa… independente da raça, procure sempre por criadores responsáveis e reconhecidos.

      Espero ter ajudado.

      Gustavo Teixeira

      Curtir

  58. Gustavo, minha Labrador tinha o temperamento parecido com o Ja Rule, vou ver a ninhada na segunda feira Em um pet shop Aqui Em Sao Jose dos campos, tem alguma dica de criador? Ou algo q deveria observar?Quanto a dinheiro vc tem toda razao, pois a Paola nunca ficou doente, a nao ser pelo cancer na mama q pegou, e que eu me sinto culpado por nao te-la castrado quando pequena, gastei com ela nos ultimos Meses uns 5mil, mais prolongamos o Maximo sua vida.
    Ps.: desculpe erros port. Estou digitando no iPhone .

    Curtir

    • Alexandre, é importante observar se o proprietário da ninhada possui todos os controles, entre eles os laudos de displasia coxo-femural dos pais e avós, registro e pedigree. Além disso, peça também o controle de vacinação da ninhada. Essa é a melhor forma de tentar se prevenir de problemas relacionados à origem do filhote.

      Caso ainda não tenha lido, veja esse tópico aqui do Blog: http://wp.me/pCWaO-1F
      Tem mais algumas dicas interessantes que podem te ajudar.

      Mantenha contato, ok?!

      Boa sorte.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  59. Ola, Gustavo.
    Gostaria de sua opinião de criador de Golden, tenho 4 cães, bem agora 3, semana passada perdi minha labradora “Paola” de 12 anos para um câncer, tenho 2 vira latas e um boxer, todos velhinhos, vou ter outro Labrador, a raça e impressionante, minha esposa sempre quis ter um Golden, vc acha que o comportamento e parecido, tipo, os meus outros 3 cães nao me compreendiam como o Labrador, nao Me olhavam como ele, vc me entende? Sera q o Golden tem estas características por ser raças tão próximas? Obrigado pela atenção!

    Curtir

    • Olá, Alexandre.

      A sua pergunta é muito interessante.
      Eu tenho dois Golden Retriever e, apesar de serem da mesma raça, possuem algumas características bem distintas entre eles.
      O Ja Rule é muito mais apegado à mim e minha esposa. Onde nós vamos pela casa, ele vai atrás. É muito carinhoso, carente e manhoso, chegando até mesmo a ficar “emburrado” quando o proibimos de algo. Além disso, não tem medo de nada, nem de ninguém, vai com qualquer pessoa, mesmo que nunca a tenha visto antes, e é muito dócil.
      O Oliver tem uma personalidade completamente diferente: é mais agitado, independente e possui mais domínio territorial. Demora a se aproximar de pessoas estranhas, chegando até mesmo a reagir com alguma agressividade caso seja pressionado. É mais ágil, atlético e atento a tudo que acontece ao seu redor.

      De modo geral, o comportamento de um Golden deve ser parecido ao do Ja Rule. Mas hoje em dia existem muitos “criadores” que cruzam seus cães indiscriminadamente, causando alterações de comportamento e alteração nas características físicas e emocionais dos cães.

      Por isso, é muito difícil falar qual será o temperamento do seu cão. Acho que a melhor dica que posso lhe dar é conhecer os pais e, se possível, os avós do filhote antes de comprá-lo. O comportamento e o temperamento dos pais normalmente é passado para os filhotes e observando-os você poderá ter uma idéia de como seu cão será quando adulto. Além disso, procure por um canil de confiança. Geralmente, os filhotes são mais caros, mas isso, quando comparado com todo o custo que você terá com seu cão ao longo da vida, é muito pouco. Portanto, vale a pena investir mais em um bom filhote para evitar problemas de saúde e comportamento.

      Se precisar de alguma outra dica ou informação, é só me escrever.

      Abraços e boa sorte!
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  60. Qual cachorro eu devo comprar um Golden Retriever ou um Husky Siberiano por favor me ajuda… Tenho 13 anos eu posso passear com eles todos os dias, mas queria saber qual o mais companheiro, brincalhao, que se da melhor com as visitas etc… por favor me ajuda vo comprar um e quero muito saber qual e o melhor

    Curtir

    • Olá Moises.
      Se você procura por um cão companheiro, brincalhão e muito sociável com estranhos, com certeza, o Golden Retriever é a escolha perfeita.
      O Golden de boa linhagem possui todas essas características e com certeza será um grande amigo seu, sempre brincalhão e muito dócil.
      Porém, é importante também ficar atento à outras questões:
      – Devido ao porte e à estrutura (cão de trabalho), é importante que haja um bom espaço para ele e que você o exercite sempre, com atividades que o mantenha feliz e saudável. Caminhadas e brincadeiras de buscar e trazer são ótimas.
      – O Golden possui pelagem comprida e densa, o que exige bastante cuidado. É necessário banho e tosa periodicamente, além de escovação do pelo 2 a 3 vezes por semana com escova apropriada.
      – Procure por um canil confiável, que lhe apresente os exames de displasia coxo-femural dos pais, além dos demais exames de saúde necessários.
      – Converse com seus pais pois ter um cão envolve muita responsabilidade e é importante que todos na casa estejam de acordo para que você não tenha problemas depois.

      Aqui no Blog você encontra outras informações importantes a respeito da escolha e dos cuidados com um Golden Retriever. Espero que tenha ajudado e quaisquer outras dúvidas, é só me escrever.

      Abraços.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  61. Oláá.. Meu nome é Bruna, eu sempre quis um cão, tenho 12 anos, farei 13 mês que vem, então, gostaria de uma ajudinha, sou uma garota bem timida, gostaria de um cão companheiro, mas por vezes sou bem preguiçosa.. fiquei na dúvida de três raças: Pastor Alemão, Golden Retriever e Labrador Retrievever.

    Após saber um pouco sobre mim, gostaria da sua opinião sobre qual cão eu pego. Muitas pessoas vão lá, tenho medo que um pastor as machuque ou morda, como além de ser garota naum tenho muito tamanho, escolhi uma femea, mais fácil de se manusear por assim dizer, controlar nos passeios, então, qual vc acha melhor? (:

    Curtir

    • Olá Bruna.
      Gostei muito do seu comentário e vou tentar te ajudar nessa escolha, ok?!

      A primeira coisa que você precisa levar em consideração é que um filhote dá muito trabalho. Geralmente, eles choram muito (porque sentem falta da mãe e dos irmãos), fazem xixi e coco em qualquer lugar porque ainda não possuem controle sobre suas necessidades e precisam de muita atenção pois ainda são muito frágeis e indefesos. Além disso, um cão vive em média 13 a 16 anos e pensando dessa forma, poderá ser seu companheiro até por volta dos seus 27 anos. Além disso, cães da raça que você citou precisam de um bom espaço e de muito exercício físico. Ou seja, você terá que dedicar algum tempo para cuidar do seu companheiro, levá-lo para passear e se exercitar. Outro item que você precisa levar em consideração é o gasto financeiro. Manter um cão em condições adequadas e saudável não é barato. Ele precisará de vacinas nos primeiros meses de idade e depois reforço a cada ano, ração de qualidade, remédio contra pulgas, carrapatos e vermes, visita ao veterinário, talvez banho e tosa de tempos em tempos, sem contar brinquedos e outras coisinhas mais para diverti-lo.
      Parece muita responsabilidade e muita despesa, não é mesmo? E realmente é. Mas se você tiver essa disposição e puder investir, pode ter certeza que terá um super companheiro e amigo por muito tempo na sua vida.

      Outra coisa importante é conversar com seus pais a respeito da sua vontade. Eles precisam estar de acordo e as regras e responsabilidades de cada um precisam estar bem estabelecidas pois quando o filhote chegar não poderá ser colocado em último plano.

      Por último, entre as raças que você citou, eu te recomendo o Golden Retriever. Não é porque tenho dois, mas acho que o Golden é mais fácil de lidar e não tem tanta energia acumulada como um Labrador. Além disso, é muito companheiro, dócil e sociável. Dessa forma, se for bem educado, você não terá problemas quando receber visitar em sua casa.
      Mas lembre-se: é necessário que você dedique tempo e atenção ao seu cão, independente da raça, para que ele cresça educado, feliz e saudável.

      Se quiser dicas de bons criadores de Golden, estou à disposição.

      Um abraço e boa sorte.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  62. Eu vou comprar um labrador
    E quando ele tiver mais ou menos 6 meses
    Vou ganhar um golden de 2 meses
    Os dois sao machos, tem problema de ficarem juntos
    Por causa de marcar territoriedade?
    Obrigada

    Curtir

    • Karol, é difícil prever como será o comportamento dos cães quando adultos e juntos.
      Eu tenho dois Golden Retriever machos que convivem juntos desde 1 ano de idade e nunca se desentenderam seriamente.
      Mas isso só aconteceu porque um é dominante e o outro é dominado. Ou seja, um manda e o outro aceita.
      Se fossem dois dominantes, aí provavelmente já teriam se matado.

      Dizem que castrar também ajuda a diminuir essa questão de dominância e agressividade.
      Os meus não são castrados.
      Você precisará acompanhar de perto o início da convivência entre eles, nos primeiros meses.
      Depois de adultos, também será importante observar os sinais que darão a respeito de quem domina e quem é dominado.

      Abraços.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  63. Olá bom dia, estou comprando de um amigo dois caes da raça Golden Retriver. Tenho algumas questões que gostaria de elucidar, é possível?
    1- Ela tem duas femeas e dois machos, na verdade não sei o que compro, os caes tem procedência, sendo que os pais estão em posse do dono a pelos menos quinze anos, portanto não ficam doente, na verdade isso me encorajou em comprar os animais.
    2 – Esses animais ficaram num sítio, minha necessidade primeira é companhia, mas, é preciso tb um caos para quardar minha familia, digo mulher e filhos, pois é uma zona retirada rural, portanto precisamos de mais sugurança, será que a escolha desse cão é boa? Umas das razaões por está raça. Recebemos pessoas difentes em nossa propriedade, ou seja trabalhamos com pessoas e levamos para o sítio com certa regularidade, é este cão é uma excelente companhia dotado de uma personalidade unica, portanto estou meio confusão, será realmente que essas dois quesitos podem ser harmonizar segurança para o sítio mesmo mantendo seu geito afetivivo de ser? Geralmente vou ao sitio de 15 em 15 dias, tem uma caseiro que tem um outro animal, para elas se relacionarem. Então acho que pelos menos estas duas questões me ajudarão a entender melhor o cao que estou possuindo.
    Grato, Marcelo Antunes – Rio de Janeiro
    mv.antunes@hotmail.com

    Curtir

    • Olá Marcelo.

      Obrigado pela visita ao blog e pela mensagem.
      Vou tentar te ajudar nas suas dúvidas baseado na minha experiência com essa raça incrível que é o Golden Retriever.
      Como vc pretende ter dois cães juntos, um casal pode ser um pouco mais complicado de manter caso você não queira que eles cruzem (o que eu acho correto, visto serem parentes). Portanto, se vc optar pelo casal terá que separá-los cada vez que ela entrar no cio. Além disso, existe uma questão relacionada ao porte. O macho costuma ser maior e mais peludo, enquanto a fêmea tem um tamanho menor. Em relação ao temperamento, tanto o macho quanto a fêmea são normalmente dóceis e carinhosos. Eu tenho dois machos que convivem muito bem, não brigam entre si e são bem dóceis.

      Em relação à sua dúvida quanto à segurança e guarda, o Golden NÃO é o cão ideal para isso. Eles podem até impor um certo receio em quem não os conhece e dar sinal quando ouvirem algum barulho estranho, mas jamais farão guarda e serão agressivos com estranhos! É muito raro quando isso acontece e, geralmente, quando acontece a raça não é pura. Sendo assim, se vc quer um cão para companhia, com certeza o Golden atende bem isso, mas se pensa em segurança, não conte com ele. Ele se dará bem com outros animais e pessoas estranhas e será um grande companheiro para você e sua família. Mas é necessário que você e/ou as pessoas que ficarem com ele dediquem um bom tempo para estar com ele, brincar e exercitá-lo bastante. Golden tem muita energia e precisa ter contato com as pessoas. Não é um cão que vive isolado ou apenas no quintal. São muito apegados ao dono e precisam de atenção e carinho, além de exercícios.

      Bom, é isso… espero ter te ajudo e se tiver mais alguma dúvida, pode me escrever.

      Abraços.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

      • meu nome e vitoria mas esse comentario e do meu irmao.Eu tenho um cachorro chamado Marley,ele e lindo de pelos longos e pretos.Se ele gosta muito de gato que nem o meu que ate parece que ele qur casar com o gato e normal por que ele esta querendo ter ou criar uma amizade

        Curtir

Deixe um comentário