As férias estão chegando…

Estamos nos aproximando das férias e feriados de final de ano e muita gente já começa a pensar nos destinos para o merecido passeio. E quem tem animal de estimação, muitas vezes acabando levando-o junto. Mas para isso é importante estar atento à alguns cuidados fundamentais para que o passeio não se transforme em dor de cabeça. Além disso, muitos hotéis não aceitam hospedar animais de estimação e, por isso, não possuem infraestrutura alguma para suportar os viajantes de quatro patas!

O primeiro cuidado ao qual o dono deve ficar atento é em relação à saúde do animal. Portanto, tenha certeza de que as vacinas e vermífugos estão em dia. Se o destino for o litoral, fique muito atento à dilofilariose, conhecida também como “verme do coração” e que é um parasita transmitido pela picada de mosquitos. Por outro lado, se o destino for o campo, fazenda, sítio ou qualquer lugar com características rurais deve-se tomar muito cuidado com pulgas e, principalmente, carrapatos. Recomenda-se a aplicação de antipulgas e carrapaticidas, e ao final do dia o dono deve fazer uma inspeção no animal em busca de carrapatos. Lembre-se que o carrapato transmite babésia e erlichiose, que são doenças graves e que podem levar seu cão à morte. Além disso, é importante consultar um veterinário para saber como proceder em caso de picadas de insetos, tais como abelhas e maribondos, além de outras precauções.

Outro cuidado importante que o dono deve estar atento é em relação ao transporte. Os animais, principalmente os peludos, sentem muito mais calor do que nós e por isso a hidratação deve ser constante. Portanto, escolha os horários menos quentes para viajar e tenha em mente que serão necessárias paradas para dar água e que para que o cão possa fazer suas necessidades. E evite parar em acostamentos pois o trãnsito de grandes veículos pode acabar assutando o seu animal e causando um acidente. Em relação à alimentação, prefira alimentar seu cão algumas horas antes de sair para viajar e só ofereça alimentos ao término da viagem. Se os intervalos forem muito grandes, ofereça pequenas quantidades ou petiscos. Viajar de estômago cheio poderá causar enjoos. Em relação ao transporte do cão, se for de carro, é fundamental que o animal seja transportado em caixas apropriadas. No máximo, é possível transportar o cão no banco de trás do veículo, usando um cinto de segurança próprio para cães. Essas recomendações atendem as normas estabelecidas pelo Novo Códgido Brasileiro de Trânsito.

A hospedagem é um capítulo a parte, uma vez que, como disse no início desse texto, poucos hotéis no Brasil aceitam animais e, por isso, não possuem nenhuma estrutura para isso. Na internet você poderá encontrar mais informações a respeito de hotéis que aceitam hospedar animais de estimação, mas mesmo assim verifique sempre as condições para isso antes de fechar o seu pacote e tome alguns cuidados básicos para evitar problemas com a gerência durante a hospedagem:

  • Nunca deixe seu cão destruir coisas no quarto. Lembre-se que uma boa impressão poderá abrir portas para outros viajantes com animais de estimação no futuro.
  • Conduza seu cão sempre com guia e coleira, respeitando sempre os outros hóspedes que podem simplesmente não gostar de cães.
  • Ao sair com seu cão para que eles possa se aliviar, procure por um local adequado (consulte a gerência para saber onde é esse local) e lembre-se SEMPRE de recolher as fezes do seu cão.
  • Mantenha uma identificação na coleira do seu cão, com nome para contato, telefone e local onde está hospedado.

Com esses cuidados básicos a viagem será realmente uma diversão para todos, inclusive para nossos companheiros de quatro patas! Boa viagem!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s