Border Collie – Conheça um pouco mais a respeito do cão mais inteligente do mundo!

A raça Border Collie formou-se há vários séculos na região de fronteira “Border”, entre a Inglaterra e a Escócia. A raça foi desenvolvida por pastores de ovelhas e fazendeiros, foi realizado um trabalho de aperfeiçoamento genético voltado para o pastoreio, há mais de 300 anos. Esses fazendeiros tinham a preocupação de cruzar apenas os exemplares que mais se destacavam no trabalho de pastoreio, cruzando os melhores cães e cadelas pastores, sem se preocupar com estética, por isso o Border Collie não possui padrão estético da raça.

Filhote de Border Collie

Filhote de Border Collie

A seleção e o treinamento do cão deve sempre visar o desenvolvimento da habilidade em arrebanhar animais como os bovinos, ovinos, caprinos e aves como; marrecos, gansos, galinhas, perus, angolas, que têm a característica de se agruparem quando pressionados por predadores.

Esta habilidade de arrebanhar animais e trazê-los aos pés do seu mestre exige do cão a capacidade de percepção e resolução própria para dar conta dos desafios, além de uma grande capacidade física para superar a velocidade e os movimentos rápidos dos animais por eles manejados.

Nascido para o trabalho

Nascido para o trabalho

O Border Collie é conhecido como um excelente pastor de ovelhas, dos mais inteligentes, entre todas as raças de cães, sendo também equilibrado, atento, facilmente adestrável e tem uma ligação imensa com o dono (consegue pressentir a proximidade de seu dono a cerca de 100 metros); é obediente e bastante atento a tudo e está sempre alerta ao que possa acontecer. O Border Collie pastoreia com a cabeça baixa, olhando fixamente para as ovelhas. Percebe todos os movimentos do rebanho, e reage movendo-se lentamente para tirar vantagem ou contrariar o mesmo movimento. O movimento do rebanho, como o do cão, deve ser calmo e firme. O Border Collie é a melhor raça de cães pastores do mundo. São conhecidos pela sua agilidade, inteligência, resistência e uma firme vontade de trabalhar. O Border Collie pastoreia ovinos, bovinos, eqüinos, gansos, marrecos, outros cães, crianças e qualquer coisa que se mexa. Um Border sem trabalho pode ficar neurótico, obsessivo e destrutivo. A raça tem como característica a espirituosidade, adora o trabalho e está sempre pronta para uma boa brincadeira. O cão é extremamente ativo e por isso precisa de espaço para exercer algum tipo de atividade física diariamente; é uma raça que não se adapta em apartamento ou ambientes fechados. O Border que fica muito tempo preso torna-se nervoso e muito agitado, pois precisa gastar sua energia. É resistente, ágil e considerado um cão incansável. Por seu alto gasto de energia, não deve ser mantido confinado em espaços pequenos e, quando na cidade, deve ser levado para passear e correr regularmente.

Chega a medir entre 40 e 52 cm, peso de 13 a 22 kg (machos) ou a 18 kg (fêmeas). Todas as cores são admitidas. Existem duas variedades de pelagem: Pêlo longo (ou grosseiro), com cerca de 8 cm de comprimento, e pêlo curto (ou liso) com 2,5 cm de comprimento.

border collie 01

A inteligência do cão, o seu caráter, o seu poder de observação e a sua capacidade de agir com uma aparente compreensão não devem, no entanto, nos iludir. Ele continua a ser o animal que a natureza criou. Se ela o dotou de grande devoção, da boa vontade de subordinar-se e da tendência a obedecer, então cabe aos seus proprietários coordenar estes dons e fazê-los úteis.

O Border Collie é muito inteligente e aprende depressa. Estes cães começam a mostrar sinais de assimilação aos comandos simples após 5 repetições, e não precisam de muita prática para manter esses comandos. Amadurecem tarde, são imaturos até aproximadamente os 2 ou 3 anos. No entanto, muitos cães com 10 a 12 anos de idade ainda são muito espertos e cheios de energia.
O Border Collie para ser feliz necessita de alguém sensível que o mantenha ocupado. Por ser um cão disciplinado e com inteligência acima da média, necessita estar sempre ativo e permanentemente ocupado.

Abaixo deixo o link para quem quiser conhecer o padrão oficial da raça: http://www.cbkc.org/padroes/pdf/grupo1/bordercollie.pdf

 

20 respostas em “Border Collie – Conheça um pouco mais a respeito do cão mais inteligente do mundo!

  1. O Eros é o meu segundo Border Collie, está com 5 meses de idade, mas o acho um pouco pequeno em relação a Perseu, meu primeiro Border que morreu no meio do ano. Li que cães de porte médio crescem até 1 ano e continuam ganhando estrutura corporal e óssea até os três.. Isso é verdade?

    Curtir

  2. Eu estou impressionado com meu Border Collie de 4 meses.
    Já tive cães de outras raças e felizmente consegui discipliná-los, mas o Border Collie parece que já nasce pronto, aprende muito rápido os comandos. No entanto, percebo que muitas vezes ele desafia esses comandos ( como se quisesse estar na liderança). Mas com muita paciência, muita disposição, carinho e pulso firme se percebe diariamente avanços.
    Eu moro em um apartamento relativamente grande (100 metros) e não tenho nenhum quintal, lendo bastante sobre a raça aprendi sobre a necessidade de exercícios físicos e mentais, por isso todo dia pela manhã, antes do trabalho, levo em um parque perto de casa. Lá ficamos invariavelmente 1h correndo, brincando com a bolinha (atiro longe ele busca e traz) e treinando alguns comandos básicos como sentar, dar a pata etc.
    Uma das coisas que mais me impressionou é que mesmo com 4 meses recentes ele corre ao meu lado, e por mais que algumas vezes ele corra mais na frente ou fique mais pra trás por estar cheirando algo ele sempre me olha e busca ficar ao meu redor e quando ensaia ir ao encontro de outro cachorro ou pessoa correndo, com um NÃO e um assovio ele NÃO vai.
    Depois acabo deixando ele em casa com alguns brinquedos e vou trabalhar. Já tive algumas surpresas ao chegar em casa, mas acredito que seja normal para qualquer raça.
    No final do dia, faço a mesma coisa que pela manhã. Se não posso ir ao parque devido ao horário pelo menos dou uma caminhada de 1h.
    Incrivelmente depois disso eu ainda preciso brincar com ele em casa, seja com a bola (tenho um corredor bastante grande), seja com a corda. Quando apago as luzes por volta das 23h ele parece entender que esta na hora de se aquietar.

    Aos finais de semana esses passeios acabam sendo mais extensos, muitas vezes vou pra praia que tem o pátio grande… outras vou pra minha irmã que tem um filhote de Golden também e lá brincam horas e horas… ou na minha outra irmã que tem filhos pequenos e distraem bastante o meu cachorro.

    Eu fiz esse relato todo para fazer duas perguntas:
    1) Isso é suficiente? Pelo menos para não deixá-lo frustrado. Eu me esforço ao máximo, faço esses passeios todos os dias, final de semana sempre procuro algo, em casa tô sempre e função dele e as vezes parece não ser suficiente (outras vezes ganho dele e dorme por horas seguidas mesmo a tarde).

    2) Eu sempre li sobre exercícios mentais e me preocupo com isso. Quais atividades que posso fazer dentro dessa rotina para explorar isso cada vez mais. Me parece que sentar, dar a pata, buscar a bola uma hora vai estar manjado demais.

    Desculpa o tamanho do texto e obrigado.

    Curtir

    • Eduardo, obrigado pelo ótimo relato a respeito das suas experiências com o seu cão Border Collie.
      É realmente uma raçã fantástica, muito inteligente e disposta para a atividade física, além de querer “trabalhar” para agradar o dono e satisfazer seus instintos.
      Acredito que a sua rotina está ótima. Ter essa disposição para exercitar o cão e manter sua saúde física e mental não é para qualquer pessoa, que geralmente acaba se deixando levar pela rotina e neglicenciando o animal de estimação.
      Portanto, de acordo com o que você relatou, eu acredito que seja suficiente sim. Mas isso não te impede de adicionar novos momentos ou atividades para continuar estimulando seu cão.
      Uma outra atividade que pode ser muito interessante para o seu cão, tanto física quanto mentalmente, é o Agility. É uma ótima forma de vocês dois se divertirem, além de ser uma boa atividade física. Dá uma pesquisada na internet a respeito e encontrará muitas informações. Você pode começar a praticar em algum parque ou local com espaço apropriado e depois até mesmo procurar por campeonatos e exibições. Um site interessante é: http://www.agilitybr.com.br/
      Bom, parabéns pela disposição e por cuidar tão bem do seu amigo. Tenho certeza que isso o tornará um cão muito saudável e feliz.

      Um abraço.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

      • Obrigado pelo retorno, Gustavo.
        Sempre fica aquela sensação que poderia ser um pouco mais, mas fico mais tranquilo com tuas orientações.
        Vou procurar conhecer melhor o agility sim. Mais uma vez obrigado!

        Até logo.

        Curtir

  3. Eu tenho um border collie fêmea, ela está com 5 meses, quero saber COM QUANTOS MESES O BORDER COLLIE PARA DE CRESCER?

    Curtir

  4. Olá eu tenho um boder collie de um mes e meio e ele é muito agitado e eu fiko com ele a maioria do tempo mas quando chega a noite ele nao dexa ninguém dormir ele morde tudo que ve pela frente… eu brinco muito com ele mas mesmo assim eu nao sei mas oque faser porque ele nao me obedecê eu nao quero desfazer dele e nem prejudica-lo mas me ajudem por favor si puderem me responder eu fikarei muito feliz e agredecida pq quero saber oque posso faser nesse caso. obrigada

    Curtir

  5. Olá,
    Minha sobrinha ganhou um Border collie com 2 meses de idade e na casa da minha irmã não tinha quintal e o cão ficava preso numa colera. Como vi que estava muito agitado resolvi levá-lo para minha casa que tem um quintal médio. Tenho um Golden retrivier e pensei que os dois se dariam bem, só que o Marley (Border collie) é muito agitado e fica mordendo meu Jimmy (Golden retrivier) que não tá dando conta da energia dele. Estou tentando adaptá-lo para ficar mais calmo mais ele é muito agitado ( está com 10 meses agora) e por vezes tenho que retirar o meu cão pois ele é grande e fica cansado ( o Jimmy fica dentro de casa às vezes) .
    O que posso fazer para ajudá-lo ??? Como posso torná-lo mais tranquilo?? Não consigo caminhar com os dois e muito tb não pois tenho problemas no joelho. O que faço ????

    Curtir

    • Olá Rosângela.

      O Border Collie é considerado o cão mais inteligente dentre todas as raças. É um cão voltado para o trabalho, com muita energia e disposição. Pela soma de todas essa características, não é a toa que é um cão perfeito para provas de Agility e outras competições. Sendo assim, acredito que primeiro você precise gastar a energia do seu cão e não deixá-lo entediado. Isso com certeza causa toda essa ansiedade e agitação. Como ele ainda é um filhote, será necessário paciência, ainda mais porque ele não foi educado desde cedo (3 meses em diante). A vantagem é que por ser um cão muito inteligente, ele aprenderá rapidamente o que você ensinar. Compre alguns brinquedos como bolinhas e cordas, tente estabelecer alguns horários ao longo do dia para sempre brincar com ele e exercitá-lo. Como você disse que não consegue caminhar com os dois, acho que nesse momento você deveria dar prioridade a ele. Quando ele estiver mais calmo e educado, aí será mais fácil para você sair com os dois.
      E não desista. O Border Collie é uma raça excelente, dócil e que gosta de trabalhar para agradar o dono. Mais alguns meses e tenho certeza de que ele estará bem melhor… Boa sorte!

      Curtir

  6. Olá, eu preciso de ajuda Meu nome é Sirlei e tenho um cachorro Borden Collie e estou tendo muita dificuldade com ele por ele ser imperativo.
    Não conssigo domina-lo. Ele é impaciente, Destruidor, bagunceiro, ele não gosta de ficar no meu patio fechado.. Mais porém eu nao quero me desfazer dele existe algo para acalma-lo, quando ele sai ele destrói tudo pela visinhança e ja esta ameaçado,Por favor preciso de uma resposta, ou ajuda!

    Curtir

    • Sindy, a partir dessa idade vc já pode começar a ensinar os truques básicos, como já está fazendo. A medida que ele for aprendendo, vá evoluindo o nível dos truques. O Border Collie é considerado o cão mais inteligente de todos, portanto, ele poderá aprender muitas coisas… depende de vc. Tenha paciência e persistência.

      Um abraço.
      Gustavo Oliveira

      Curtir

  7. Olha eu tenho um filhoti femea ela mordi tudo que ver pela frente .ela nao para agora mesmo ela ta aqui na sala comigo e nao pata ela corri pra la corri pra ca e pula emcima de mim …precizo de uma resposta doque preciso para da banho nela qual shampoo devo usa . e para ela comer oke devo da pra ela … ela ten 1 mes eesta cagano moli ainda e normal isso preciso de uma resposta ..

    Curtir

    • Olá! Li todo o artigo e não achei o que quero saber. Até que idade o border collie cresce. Tenho um com 3 meses e está crescendo rápido. Li que a partir dos 45 dias o cão já pode ser treinado. O meu sabe dar a pata, a outra, o toca aqui, sentar, deitar e pular. Eu que ensinei. Estou adorando pois nunca tive um border. Ele claro é sapeca, mas que cachorro que não é? A paciência é fundamental para filhotes.

      Curtir

  8. Eu tenho um filhote fêmea (50dias) de border collie, mas não sei como deixar ela ocupada o tempo todo… Ela fica fora de casa brincando com tudo o que vê pela frente… Me dá muito trabalho, inclusive, pois ela tira tudo do lugar, morde (creio que seja coisa de filhote mesmo). Muitas vezes ela chora querendo a minha atenção, eu fico com ela, mas tenho muitas coisas para fazer (não dá para passar o tempo todo com ela). Como faço para deixar um cachorro desses, nessa idade, ocupado? Não quero prejudicá-la em nada, é a primeira vez que tenho um cachorro e estou um pouco insegura. Se souber me responder ficarei agradecida.

    Curtir

    • Olá Ruth.

      Realmente, o Border Collie é uma raça que precisa de muita atividade pois eles gostam de exercícios e possuem muita energia para gastar.
      Sendo filhote, isso é ainda maior.
      Esse “trabalho” que vc está tendo agora geralmente costuma diminuir à medida que o cão cresce, mas em se tratando do Border, ele sempre precisará de muita atividade. O que vc pode fazer é deixar alguns brinquedos (específicos para cães) à disposição dela.
      Existem também uns brinquedos que vc consegue colocar um petisco dentro. Esses são ideais para esconder e estimular o cão a procurá-lo. Isso irá distraá-la por algum tempo, mas não se iluda: ela sempre irá querer mais e você terá que dedicar algum tempo a ela ainda.
      Vc tem espaço de quintal? Se tiver, gaste algum tempo com ela brincando de jogar bolinha… isso irá cansá-la e depois quando vc não puder ficar por perto ela já estará mais cansada e um pouco menos agitada.
      E quando o ciclo de vacinas estiver completo, comece a fazer alguns passeios com ela, em torno de 30 minutos de caminhada. Isso também ajuda muito.
      Você precisará de muita paciência nesses primeiros meses. Como disse, o cão costuma “acalmar” com o passar do tempo, mas até lá lembre-se que ela é como uma criança: muita energia e muita curiosidade, tudo isso ao mesmo tempo!

      Boa sorte.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

      • Meu espaço no quintal é grande sim… Dá para ela correr bastante. Muito obrigada pelas dicas! Vou fazer tudo isso…

        Curtir

  9. olá meu sonho é criar um cão da raça bordier collie, mas eu moro em uma casa nem tão pequena e nem tão grande e trabalho o dia todo e tenho medo dele ficar nervoso, extressado e destrutor. Assim será que tem como eu criar? e qual melhor femêa ou macho? agora claro pretendo durante a noite sair pra andar correr e fazer umas brincadeiras bem cansativas.
    Por Favor me respondam!!!

    Curtir

  10. Minha femea boder colli, derruba muito pelo tem algo que possa fazer dou banho a cada15 dias com xampoo infantil jonson,ela tem 1 ano de idade

    Curtir

    • Olá!

      Nenhum shampoo infantil é recomendado para animais.
      Existem produtos específicos para o pelo dos cães, de acordo até mesmo com a raça.
      Procure por um bom veterinário e converse com ele a respeito. Além disso, seria bom também levar seu cão para um exame, onde o veterinário poderá examinar a pele do cão em busca de alguma irritação e/ou alergia.

      Além do banho, uma ração de boa qualidade também ajuda a manter o pelo em ordem e diminui a queda. É importante escovar o cão com uma escova adequada para pelos mais longos, pelo menos 3x por semana.

      Com essas ações tenho certeza de que o problema de queda de pelos do ser Border irá diminuir bastante.

      Abraços.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

Deixe um comentário

