Uma saúde animal

O Golden Retriever, como qualquer outra raça, precisa de alguns cuidados especiais para evitar alguns problemas de saúde e manter sempre uma aparência saudável.

Geralmente, começamos a nos preocupar com esses cuidados depois de alguns anos, quando o cão já está na idade adulta. Esse deslize geralmente acontece por falta de conhecimento dos donos (“marinheiros de primeira viagem”), por falta de orientação de um criador sério e responsável, que não esteja preocupado somente em vender o filhote, ou até mesmo por falta de tempo, pois muitos donos acabam percebendo depois de alguns meses que ter um animal de estimação, seja ele qual for, exige tempo, dedicação e gastos.

O Golden, desde filhote, precisa de alguns cuidados. Um muito importante é a limpeza dos dentes. Mas você deve estar se perguntando por que esse cuidado deve começar com eles ainda filhotes, sendo que inclusive farão a troca dos dentes pelos definitivos quando estiverem em torno dos 4 ou 5 meses? Muito simples: para que já se acostumem desde filhotes com esse processo e que isso seja algo natural quando estiverem adultos. Eu não tive esse cuidado e hoje é impossivel escovar os dentes deles. Inclusive, esse foi um dos motivos que os levaram a uma limpeza de dentes completa quando estavam com 5 anos. Essa limpeza precisa ser feita para remoção do tártaro e verificação do estado geral do dentes. Deve acontecer dentro de uma clínica veterinária, com profissionais capacitados e equipamentos corretos, uma vez que será necessário usar anestesia e que sempre haverá risco de complicações para o cão. No caso deles, não houve a necessidade de extrair nenhum dente. Manter a saúde bucal de seu cão sempre em ótimas condições é essencial para uma boa qualidade de vida, principalmente quando ele atingir a terceira idade.

Outro cuidado muito importante com o seu Golden Retriever diz respeito à pelagem. Essa raça é mundialmente conhecida por seus pêlos dourados (não é a toa que se chamam Golden…), que possuem uma camada dupla, sendo uma superior mais densa e à prova d’água e outra interna, macia. Existem partes do pêlo mais longas, localizadas na parte de trás das patas, pescoço, peito e na cauda. A pelagem adulta pode ir de um dourado claro até um mais escuro. A escovação semanal é necessária, sempre com a escova de pinos ou rasqueadeira. Os ouvidos, por terem orelhas caídas, devem receber atenção especial. Seque-os bem e use soluções específicas para limpá-los (por exemplo, Epiotic). Faça isso toda semana. Nos banhos, dados com shampoo ou sabão específicos, deve ser bem enxaguado para que não fiquem resíduos e, com isso, não prejudique a pele do seu golden. O uso de um bom condicionador é indicado para amaciar o pêlo. Tenha sempre o cuidado de secar bem seu Golden após os banhos, pois um problema muito comum a essa raça é a Dermatite Úmida, que causa irritabilidade na pele, coceira e, consequentemente, leva o próprio cão a criar feridas no local afetado. E esteja preparado para encontrar fios dourados por toda a casa.

Variações da cor de um Golden

Variações da cor de um Golden

Outro problema que pode afetar o Golden Retriever é a atrofia progressiva da retina, que aparece entre o 4°. e o 8°. ano de vida, podendo levar à cegueira parcial ou total. Exames preventivos podem ser feitos a partir do 2°. ano de vida.

Vale lembrar também que cães dessa raça estão sujeitos à displasia coxofemural. Inclusive, já citei aqui no blog detalhes dessa doença, que também afeta cães como o Labrador(https://mundogolden.wordpress.com/2009/09/09/labrador/).

E por último, mas não menos importantes, os cuidados básicos necessários e que não devem ser esquecidos.

Vacinação

Por volta dos dois meses de idade, inicia-se o processo de vacinação. Na tabela abaixo você pode verificar quando e quais vacinas devem ser aplicadas.

Tabela Vacinacao

Vermifugação

Adotar a vermifugação como uma medida preventiva, ou seja, tratar os filhotes, antes mesmo de eles apresentarem sintomas da infecção, é a medida mais eficaz para evitar os riscos de doenças e transmissões. O ideal é minimizar a infecção pré e pós-natal, vermifugando a fêmea (antes da cobertura e junto com a primeira dose dos filhotes) e os filhotes logo após o nascimento (com 15 dias de idade). No caso dos filhotes, para garantir a desinfecção efetiva deve-se repetir a vermifugação, fazendo um programa de tratamento.

Para que o tratamento tenha sucesso é importante que ele seja feito em todos os animais que tenham contato com o filhote (outros filhotes e até animais adultos) para que eles não sejam uma fonte de reinfecção. Animais adultos também devem ser regularmente tratados, normalmente duas vezes ao ano. As melhores indicações de vermifugação, adequadas para cada caso, devem ser fornecidas por um médico veterinário.

Além da vermifugação, manter o ambiente limpo ajuda a prevenir a verminose. Recolher as fezes em casa e durante os passeios dos animais evita a contaminação e a disseminação de doenças.

Veterinário

Conhecer as necessidades do seu cão é muito importante para a saúde de todos e o bom convívio entre o animal e seu dono e sua família. Mas lembre-se sempre de consultar seu veterinário. Ele é o profissional mais adequado a esclarecer suas dúvidas específicas, identificar doenças ou problemas, orientar a respeito de tratamentos e necessidades do seu cão. Portanto, consulte-o sempre que necessário e inclua visitas periódicas ao consultório na lista de cuidados que você deve seguir com seu Golden Retriever.

O seu Golden com certeza agradece!!!

Oliver e Ja Rule

Oliver e Ja Rule

Anúncios

Uma resposta em “Uma saúde animal

  1. Pingback: Campanha Vacinação Antirrábica « Mundo Golden – Tudo Sobre Cães!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s