Dermatite Canina

A dermatite canina é o segundo distúrbio cutâneo alérgico mais comum, sendo menos freqüente apenas que a dermatite alérgica à picada de pulgas. Algumas raças são mais predispostas a desenvolverem a dermatite atópica como Shar Pei, West Highland White Terrier, Scoth Terrier, Lhasa Apso, Shih Tzu, Fox Terrier de Pêlo Duro, Dálmata, Pug, Setter Irlandês, Boston Terrier, Golden Retriever, Boxer, Setter Inglês, Labrador, Schnauzer Miniatura, Pastor Belga e Buldog Inglês. A DAC também pode acometer cães mestiços.

A idade em que os sinais clínicos se iniciam varia de seis meses a sete anos, sendo que, cerca de 70% dos cães desenvolvem o problema entre 1 e 3 anos de idade. Entretanto, Shar Peis, Akitas e Golden Retrievers podem ocasionalmente apresentar atopia antes dos 6 meses de idade.

Os sinais clínicos iniciais podem manifestar-se em determinada época do ano, dividindo a DAC em sazonal e não sazonal. Nos Estados Unidos, cerca de 80% doas cães com atopia sazonal manifestam sinais clínicos iniciais no período da primavera ao outono e 20% apresentam sintomatologia no inverno. Eventualmente, alguns cães desenvolvem a forma de atopia não sazonal, na qual o prurido ocorre durante todo o ano, porém, há agravamento dos sinais nos meses mais quentes. Nesses cães, a doença tende a se tornar mais crônica.

As dermatites têm origens variadas e o tratamento depende dos agentes causadores. Fungos e bactérias estão entre os mais comuns causadores de dermatites. Alguns animais podem desenvolver reações alérgicas como a alergia à picada de pulgas e com isso provocar uma reação nos locais da picada, gerando uma dermatite. Mas outras doenças também podem provocar dermatite como as doenças de origem endócrina como o Hipotireoidismo.

A umidade na pelagem e a falta de ventilação da pele é uma das causas mais comum de dermatite em cães. Neste caso, as bactérias e os fungos encontram condições de se desenvolverem e assim provocam uma inflamação. O cão, principalmente, começa a se coçar e ai acaba lesando ainda mais a pele, o que provocará uma piora do quadro.

Os animais de pelagem longa têm que ser escovados rotineiramente a fim de que permitam a aeração da pele. A utilização de roupas continuamente também estimula a fermentação e o desenvolvimento de dermatites.

Sempre que banhar o seu animal tenha certeza de que secou muito bem a pelagem. Animais de pelagem longa precisam ser secos com secador elétrico (isso é essencial). A umidade certamente favorecerá a fermentação e a produção de odor (cheiro de cachorro molhado).

Existe também a dermatite psicossomática, ou seja, causada por um distúrbio emocional do animal. Isso acontece muito quando o cão se sente sozinho ou passa por algum stress. Geralmente, começa a lamber alguma parte do corpo, até que esse ato provoque lesões na pele.

O Oliver apresentou uma dermatite quando ainda era filhote. Depois disso, nunca mais teve nenhuma reação. Por outro lado, o Ja Rule apresenta ciclos de dermatite. Os locais onde mais ela se manifesta são tornozelos, cauda e pata, variando sempre a cada ciclo. No caso dele, a incidência diminuiu bastante depois que tomamos mais cuidado após o banho, para deixar a pelagem completamente seca, sem nenhuma umidade. Além disso, também aumentamos o controle contra pulgas e carrapatos, pois ele tinha um histórico de alergia à picadas desses parasitas.

Se notar qualquer lesão na pele do seu cão ou gato, ou perceber que ele coça uma região insistentemente, não deixe de consultar o veterinário, pois quanto mais rápido o diagnóstico, mais rápido será a cura e menor será a gravidade da lesão na pele.

About these ads

148 respostas em “Dermatite Canina

  1. olá. tenho um cocker spinel ingles , tem 06 meses. apareceu uma mancha vermelha em seu peito , mas ele não tem coceira , porém observei que nas costas do animal , que seu pelo esta seco , caindo e a pele esta com umas pintinhas avermelhadas. passei anti fungos mas nao melhorou. alguem teria alguma dica , acho estranho pois ele nao sente coceira em nenhuma das partes .

    Curtir

  2. boa tarde meu nome é ivaneuza,.dei a primeira vaccina no meu cao,depois de dois dia levei ele pra pet shop pra tomar malho e acho que o secador queimou algumas parte nele no pe e na orelha por favor mim ajude o que devo colocar pra sara.

    Curtir

  3. Boa tarde,

    Minha mae tem um poodle que esta com o nariz formando uma crostinha parece sujeira e de vez enquando fica inchado. Alguem pode me dizer o que pode ser.

    OBRIGADA

    sUMARA

    Curtir

  4. Olá, tenho uma pastor alemão de 1 ano, após seus 6 meses começaram a aparecer bolhas nas suas quatro patas, e essas bolhas inchavam e estouravam e saia sangue, a pele ficava em carne viva. Ao levar ao veterinario, ele disse que era por causa da humidade, que causava fungos e por isso acontecia. Só que toda vez que ela pisa na agua, ou pega uma chuva isso vem acontecendo, nunca cura, o que devo fazer? estou gastando demais com tratamentos e pouco adianda pois nunca cura de vez, sempre ficam bolhas que acabam voltando a inchar!

    Curtir

    • Lara, não sou veterinário e minha resposta se baseia apenas no que já li a respeito e na minha experiência com meus cães. Portanto, reforço a importância de você procurar por um bom veterinário que possa lhe ajudar a encontrar o melhor tratamento para seu cão.
      Mas baseado nisso e no que vc relatou, não acredito que isso seja uma dermatite. A dermatite que meus cães apresentam de vez em quando nunca teve bolhas que inchavam e saia sangue. Elas eram caracterizadas por uma vermelhidão na pele e muita coceira. Sei que existem tipos diferentes de dermatites, mas com essas características eu nunca vi. Por isso, acho que seja mais um motivo para vc procurar por um outro veterinário que possa lhe ajudar melhor. Seu cão deve sofrer muito com isso por ser um problema nas patas e que pelo visto causa feridas muito doloridas. Não deixe de procurar ajuda pois o tratamento pode ser mais simples do que vc imagina. Boa sorte e um abraço!

      Gustavo

      Curtir

      • Oi Gustavo bom dia!!Vim aqui para pedir ajuda,tenho um ilhasa,q se chama thor ele tem 2 anos e meio e a 8meses temos sofrido muito com coçeiras na pele, ele se coça o dia todo, estou desesperada,ja fiz o exame de sangue e acusou fungos, e fiz tb o exame de raspagem no pelo, mas esse não demostra o fungo, ja tratei c corticoide,anti alergicos e nada de melhora,iniciei a ração anti alergica por 30 dias e não houve melhoras…não sei mais o q fazer a veterinaria dz q é da raça e da genetica mas ele e eu sofremos muito c isso,, essa coçeira é pelo corpo todo e com manchas vermelhas por todo corpo porem sem plurido ou pus somente manhas vermelhas…se alguem puder me ajudar não sei mis o q fazer.obg

        Curtir

    • Lara duas ideias:

      Verifique qual produto esta usando no chao. Certa vez minha cadelinha andava cheia de irritacoes e me dei conta q usava lysoform p limpeza do chao e a empregada colocaca muito produto p pouca agua. Ate as maos dela tavam descascando !!! Mandei passar agua pura p retirar o produto e ficou tudo bem.
      Outra coisa: pq vc n compra sapatinhos pra sair c ela? Ja vi um cao de frande porte q sai com duas das 4 patinhas cobertas c botinha. Quem sabe adiantaria?

      Uso DUOTRat em todas as perebinhas q aparecem na pele da minha cadelinha.

      E volto a dizer: oleo de coco eh um sabto remedio!! Qd a dermatite tava voltando eu de novo retirei as casquinha c esse oleo e pente fino. Dei banho c dermogem. E vez ou outra esfrego o pelo c esse oleo. Axo q a pele desidratada coça muito e o oleo hidrata e protege!

      Curtir

  5. ola tenho um akita de 2 anos ache que ele esta com dermatite ele esta com uma ferida no pescoço bem vermelha e agora de contem pra hj ela aumentou de tanto ele coçar o que eu posso fazer?

    Curtir

  6. Boa noite. Tenho um shihtzu de apenas 4 meses. Ele anda se coçando bastante e quando bebe água, se molha muito na região do pescoço. A dermatite é parecida com o que eu achei nesse site http://andmibpugs.com.br
    Só que é bem menos. Gostaria de saber o que fazer. Estou com poucas condições no momento e está me dando aflição ele se coçar. :(

    Curtir

  7. Olá gostaria e saber se eu der banho com permanganato de potassio no meu cão,depois eu precisarei encaguar novamente? Pois tenho medo que ele se lamba. O que faço?

    Curtir

  8. Boa tarde, minha cadelinha teve filhotes e um dele justamente a unica fêmea nasceu com tipo uma caspa o que pode ser, analisei e me parece que os pelos grudam um nos outros, por favor me ajude não sei o que faço pois ela só tem 15 dias

    Curtir

  9. Me ajudem aii eu tenho um pastor alemao de um pouco mais de 3 anos ele se lambe constantemente,se fere, tem uma unha da pata dele que esta com ffungos esta toda preta e grande ela e tambem os testiculos dele esta descascando. Algueem pode me dizer o q ele tem? Klismannvieira1@hotmail.com

    Curtir

  10. Me ajudem meu cachorro ainda e filhote ele tem um calombo na cabeça dele e pequenas inflamações na barriga dele me ajudem por favor

    Curtir

    • Cristian, a melhor ajuda que posso lhe dar é orientá-lo a procurar o mais rápido possível por um veterinário. Somente ele poderá diagnosticar corretamente o que o seu cão tem.
      Não deixe de levá-lo ao veterinário pois isso pode ser algo muito simples de tratar quando identificado corretamente.

      Um abraço.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  11. Olá, tenho uma golden de 3 meses. Não sei mais o que fazer… ao beber agua ela molha ate o pescoço e antes eu nao fazia nada achando q era calor. Mas de uns dias pra ca o pescoço dela esta muito vermelho e ela coça. Como se estivesse irritado. Agora toda vez q ela se molha eu passo a toalha para nao ficar molhada. Ja coloquei a tigela de agua dela pro alto p ver se melhora mas nada. Oq posso fazer ? Quero q rla pare com esse costume de molhar o pescoço.

    Curtir

    • oLÁ, aNDRESSA. tenho UM Golden de 7 anos e ele sempre fez isso tb. Ainda mais no verão. Eles sentem muito calor mesmo. Mas no verão aparecem aquelas malditas dermatites q é isso q vc verificou no pescoço da sua cachorrinha.

      Curtir

  12. Tenho uma cadelinha da raça poodo ela apareceu com as orelhas cheia de caspa passado a mãos e saindo o que pode ser? Preciso de ajuda oque devo passar? Ou tomar? Aflita amo demais aguardo resposta desde de já agradeço! 05 /11/2013

    Curtir

  13. Olá, tenho uma Golden, e ela está com uma casca nos cotovelos e nas patas dianteiras, não tenho condições de leva-la ao veterinário pois estamos desempregados no momento. Ela coça muito e eu gostaria de saber se existe alguma pomada para me recomendar para passar para o alívio enquanto não posso leva-la ao veterinário. Grata.

    Curtir

    • Andréia, não sou veterinário, sou engenheiro. Perdi minha Golden (Eterna Ágatha) faz 3 meses (ela não resistiu a Erliquiose – Conhecida como doença do Carrapato). Nesse tempo apreendi muito sobre goldens (MUITO MESMO), essas cascas que existe nos cotovelos são chamados de “””escaras de decúbito”””” existem por causa das regiões do corpo que possuem menor revestimento de gordura. E como isso, acontece essas cascas pois eles se apoiam no chão, deitam, brincam… tudo apoiados pelos cotovelos e calcanhares. Evite deixar eles em locais muito “ÁSPEROS”, procure lugares macios o peso dele pode também favorecer. Cães que vivem em Jardins e diretamente sobre a terra apresentam menos.
      Espero ter ajudado!
      Um Abraço_
      Hellyson Gurgel

      Curtir

      • Oiii Hellyson, tenho uma golden, ela começou com umas machas muito feias na pelo, já faz uns 4 meses, já levei em veterinário, fiz tratamento, tudo que me dizem que é bom eu faço, no corpo já esta melhor, mas o rosto terrível, cria feridas com crosta e dá muito mal cheiro, gasto o que tenho e não tenho para tentar curá-la, chega da pena da pobrezinha, ela cosa enlouquecidamente ate fazer feriada e sangra. Se puder me dar alguma uma dica lhe agradeço.

        Att, Jozi

        Curtir

    • limpe o local com permaganato q e baratinho e compre um remedio chamado tiuran vendido nas casas de raçao e tiro e queda!!!

      Curtir

  14. Olá, tenho um Shit Tzu de 55 dias. Ele coça muito a região abaixo do pescoço e quando fui olhar percebi que ele está com muita caspa, muita mesma, principalmente na cabeça e no pescoço. Conforme passo mão, as caspas vão se soltando. Dei um banho nele com xampu de enxofre e sequei com secador, mas não melhorou. Não há presença de pulgas ou carrapatos. Ultimamente ele está coçando e chorando ao mesmo tempo. Você tem alguma sugestão do que eu possa fazer? Esse xampu ajuda?

    Curtir

  15. Tenho uma cachorra da raça Schnauzer
    Frequente ela tem carrapatos e pulgas… Passamos carios shampoo, sabonetes e nada acaba com esses insetos… Agora para piorar esta saindo uma feridas e e um pó branco igual caspa…
    Que providencia devo tomar???
    Qual medicamento devo usar…???
    Grato

    Curtir

    • Junyor, a primeira coisa que vc deve fazer é levá-lo o mais rápido possível a um veterinário. Somente esse profissional poderá identificar o que o seu cão tem e que tratamento será necessário. Não perca tempo pois ele pode piorar e o tratamento ficar ainda mais difícil (e caro).

      Quanto às pulgas e carrapatos, você precisa ver também o ambiente onde o seu cão está, pois se o local estiver infestado, não adianta usar remédios somente no cão. As pulgas e carrapatos existentes no ambiente continuarão se reproduzindo e infectando o animal. Geralmente, nesses casos, é necessário fazer uma limpeza geral no ambiente, usando remédios (venenos) específicos e diluídos em água. Porém, muito cuidado ao manipular isso no ambiente pois como é um veneno, seu cão não pode ter acesso ao local durante e algumas horas após a aplicação. Procure mais informações com o veterinário a repseito disso também.

      Um abraço.
      Gustavo

      Curtir

  16. Boa tarde, tenho um golden retrivier com 5 anos, ha um ano tinha muita perda de pelo na zona do rabo, fui ao vet, mas nada feito,disseram.me que era calos. Passado um dois meses alstrou.se para as patas, ate hoje ja teve feridas nas almofadas das patas,na face de um lado e de outro, quando fica bem aparece sempre mais alguma borbulha e faz frida, agora ja esta melhor, mas ha tres dias deixou de mexer a cauda, estava sempre metida para dentro, varias pessoas disseram que estava deprimido ou algo do genero. Gostava que me dessem resposta, pois adoro muito o meu cao, e ele sofre muito com isto

    Curtir

  17. Olá quero ajuda: Tenho uma sharpei de 1 ano e meio e desde os 5 meses surgiram entre os “dedinhos” dela caroços, eles incham bastante e algumas vezes sangram um pouquinho. Já levei a veterinários, fizemos exames e nada foi constatado. Os veterinários dizem que é normal, mas me incomoda e creio que a incomoda também. Uma vez ela precisou tomar um medicamento chamado Cort Trat e quando tomou esse remédio percebi que os caroços sumiram. O que eu faço? o que pode ser?

    Curtir

  18. gostaria de saber o que posso dar tenho uma dog alemão que esta com a pele toda vermelha e agora que esta secando começou a sangrar gostaria de saber o que faço ????

    Curtir

    • Vanessa, o que vc deve fazer é levá-lo imediatamente a um veterinário. Somente ele é capaz de lhe dizer o tratamento correto, bem como receitar os remédios necessários. Não perca tempo procurando respostas na internet enquanto seu cão está doente. Isso pode ser a diferença entre a vida e a morte dele…

      Curtir

  19. O meu cachorro dalmata ta com esse sintoma acho q e por causa das pulgas ja to dando banho com anti pulgas mais ele não estar melhorando.O que eu devo fazer agora minha cidade não tem veterinario de pequeno porte.por favor me der o nome de um remedio.obrigado pela atenção

    Curtir

  20. Minha pitbul esta com uma ferida em uma das tetas e minha prima falou q é dermatite, no ferimento sai pus e um pouco de sangue, é dermatite mesmo? E o q eu devo fazer para sarar? Porfavor responda estou com medo de ser uma doença grave e ela acabar morrendo pois ela tem 4 anos e meio e é nosso cao de guarda!

    Curtir

  21. bom dia eu sonia tenho labrador ele esta com uma crosta nas patas ele teve caspa ta melhor agora e tem mal cheiro a crosta e nos cotovelo ate na boca tem o que fazer com este problema amo meu cachorro

    Curtir

    • Sonia, a melhor coisa que você pode fazer é levá-lo para uma consulta com o veterinário. Somente um profissional é que poderá lhe orientar da melhor forma e receitar os cuidados corretos para o seu cão. Não deixe de levá-lo pois pode ser algo simples de ser resolvido, mas que precisa de cuidados imediatos, ok?!

      Um abraço.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  22. Boa tarde, tenho um Maltes com 2 anos, e ele se coça muito o que causa ferida e perca dos pelos, os veterinários não sabem o que esta causando e não estou achando remédio que cure, na minha casa tem muitas pulgas( o que estou tentando acabar a tempo , mas em baixo da casa esta cheio) ele não vai em baixo da casa, mas mesmo assim tem pulgas, e bastante, não sei o que fazer, já dei os remédio que os veterinários me receitaram mas não adiantou, o que eu posso fazer a respeito?

    Curtir

    • Jenifer, controle de pulgas e carrapatos é realmente algo difícil, mas não impossível. Primeiro, vc tem que fazer uma limpeza com produtos específicos (geralmente são venenos muito fortes, que devem ser diluídos em quantidade específica de água). Nesse momento, o cão deve ficar isolado do ambiente onde o produto for aplicado por pelo menos três horas. Tenha muito cuidado, ok?!
      Em paralelo a isso, existem alguns remédios para cães que agem de forma diferente. Enquanto alguns são para evitar investação, outros são para eliminar as pulgas já existentes no cão e no ambiente. Procure por um que seja para eliminar a infestação pois o seu cão já tem as pulgas.
      E por último, quando a situação estiver sob controle, você deve usar o que impede que o cão volte a ter pulgas.
      Se houver outros animais próximos, eles também devem passar pelo mesmo tratamento.

      Não desista pois é muito importante manter o cão protegido e livre de pulgas e carrapatos, que transmistem doenças graves, ok?!

      Boa sorte.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

      • Para eliminar pulgas e carrapatos domésticos, usa-se também a conhecida VASSOURA DE FOGO. Busquem um video exibido pelo programa RURAL da Globo, ou busque pelo google o video: “Entenda o que é uma vassoura de fogo”, logico que exigirá certos cuidados para a segurança de todos que convivem no local, mas com cuidado consegue-se elimianr 99% o local infestado, e em paralelo aplicar nos animais, produtos contra tais insetos.

        Curtir

    • primeiro dedetize sua casa contra as pulgas!!!!depois de a vacina no seu cao contra pulgas e carrapatos!!!para as feridas compre tiuran vende e casas de raçoes!!!

      Curtir

  23. ola… eu tenho uma poodle e ela tem 3 anos e começo com isso a uns 3 meses, ela se lembe,coça e deixa feridas fica tudo vermelho, e tem mal cheiro.. e as vezes ate sangra, só esta piorando cada vez mais coloquei o colar também, já levei em uns 3 veterinários cada um passa uma coisa diferente e nunca melhora, ate hoje eles nunca descobriram oque ela tem… se alguém souber de alguma resposta para isso ou algum remédio me fale.. agradeço !!!

    Curtir

    • Natalia, não tenho como falar em termos de remédios ou tratamento, até mesmo porque somente um profissional capacitado é que pode lhe orientar a respeito disso. Mas vc não comentou se houve exame de sangue para tentar identificar alguma doença, até mesmo leishmaniose. Caso não tenha feito, peça ao veterinário para que providencie um exame de sangue para ter certeza de que o cão não tem nenhuma doença mais grave.

      Curtir

    • tenho uma fox paulistinha que tem dermatite ja levei a varios veterinarios ja fez exame de sangue pois o veterinario acho que pudesse ser problemas na tireóide ja fez raspagem da pele para exame e ninguem descobre um dos veterinarios que levei disse que o caso dela é muito dificil pois ela adquiriu essa dermatite quando ainda estava no ventre da mae por isso a dificuldade e achar a cura. ja gastei muito dinheiro com ela pois a cada vez que aparece um novo veterinario na minha cidade eu a levo e volto comreceitas enornes de cremes, sabonetes remedis para tomar etc etc inicialmente fazem efeito mais logo com a constancia
      o efeito passa. a unica coisa que consegui para melhorar um pouco o sofrimneto dela é o sabonete sarnatil dou banho nela 2 vezes por semana seco bem com o secador mesmo a raça nao tendo muito pelo e nunca a deixo sem roupa. e no dia seguinte que dei o banho uso pasta d´agua e nao a deixo tambem sem a coleira preventic. tem fases que ela fica pior outras melhora e eu continuo tentando pois acredito que quando colocamos esse ser tao especial em nossas vidas e a quem aprendemos a mara tanto nossa obrigaçao e cuidar e dar muito amor.

      Curtir

    • Oi Natalia. Tenho uma amiga cujo golden retriver dela estava com o mesmo problema. Depois de usar muitos medicamentos indicados por veterinarios, ela finalmente acertou conseguiu a pomada certa: MUPIROCINA 20mg. O problema desapareceu. Esta pomada e de uso veterinario. Fico sensibilizada pois amo animais e nao gosto de ve-los sofrer. Entre no google e pesquise sobre essa pomada. Boa sorte a voce e a sua querida poodle. Um abraco, Regina

      Curtir

  24. olá! tenho um poodle de 2 anos de uma semana pra cá ele vem apresentando feridas 2 no rabo 1 no pescoço e uma ao lado da boca e dando banho percebi que o pelo caiu onde estão as feridas estou desconfiada de stress, alguém poderia me ajudar

    Curtir

    • Nery, leve seu cão para uma consulta com o veterinário. Somente o profissional da área e bem capacitado é que pode lhe passar uma diagnóstico correto e lhe orientar da melhor forma sobre o tratamento correto para o seu cão, ok?!

      Um abraço.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  25. Boa Tarde Ricardo, muito bom o teu site. Gostaria que me respondesse a uma dúvida, tenho um poodle de 8 anos, e reparei a 1 mês atrás que o testículo dele vinha a mudar a coloração para preto, não fiquei preocupado pois ele já vinha a ter este problema no passado e foi apenas um problema dermatologico por conta do calor, e eram ferídas de tanto ele coçar, só que o problema é que a coloração vêm aumentando eu gostaria que se você pudesse me ajudar, me informasse quais problemas poderiam ser , e se é grave ?
    Que Deus te ilumine e continue sendo essa pessoa, ajudando as outras com o teu conhecimento. Abração

    Curtir

    • Amigos me desculpem pela citação de um proprietário no blog, desconhecia a finalidade deste post e não sabia se tinha alguma pessoa respondendo os comentários. citei o “Ricardo” porque vi um comentário do mesmo respondendo e não li as outras respostas. Me desculpem. Se alguém puder me ajudar , estou precisando , Abraços. E que deus ilumine a todos, fazendo nos ajudar uns aos outros.

      Curtir

  26. Boa noite! Tenho um labrador preto de 6 meses e a mais ou menos um mês ele começou aprensentar tipo uns calos na dobra das 4 patas, porem em uma das patas ele deu um berne que eu espremi e passei remedio, a ferida cicatrizou. Só que de segunda feira pra cá deu uma bolha de pus enorme na perna onde foi retirado o berne. O que eu faço estou desisperada! Obrigado

    Curtir

  27. Olá!

    Eu tenho um labrador fêmea de cor preta e tem um tempo já que vem apresentando muita coceira e feridas na pele, quando ela coça fica vermelha a pele depos vira umas feridas e logo em seguida começa cair o pelo naquela região. Levei ao veterinario ele disse que ela estava com alguma alergia e mandou comprar um remedio que chama suplemento vitamínico aminoácido para caes, umas capsulas marronzinhas que cuidam da pele e do pelo do animal. E como ela é bastante gulosa, o veterinario receitou tambem alimentar ela só com ração Monello que tem Omega 3 e Omega 6.Ela vem tomando esse remédio todos os dias e se alimentando só com ração porém os sintomas não desaparecem, eu nao sei oque fazer mais. Tem alguma dica?

    Curtir

    • BOA NOITE PRISCILA ! TENHO UM LABRADOR TAMBÉM PRETA COM ESSE MESMO PROBLEMA ELA ESTA COM 8 MESES , DOU A RAÇÃO DOG EXCELLENCE COM ÔMEGA 3 E ÔMEGA 6 E MAIS LINOPLUS SUPLEMENTO PARA PELAGEM EM FIM ACREDITE ,O QUE MELHOROU A COCEIRA E A PELAGEM FICOU MUITO BONITA COM MUITO MAIS BRILHO E AINDA POR CIMA ESPANTA AS PULGAS . TODO DIA COLOCO MEIO COPO DE VINAGRE BRANCO AQUELE VINAGRE DE ÁLCOOL E UNS 4 DEDOS DE ÁGUA, MOLHO O PANO E VOU PASSANDO E ENXAGUANDO O PANO CASO A ÁGUA FIQUE MUITO SUJA TROQUE E FAÇA O MESMO PROCEDIMENTO SE VC NÃO CONSEGUIR PASSAR O PANO JOGUE EM TODO O CORPO DEIXE UNS 5 A 10 MINUTOS DEPOIS SEQUE .E POR FIM PASSE O SECADOR DE CABELO ATÉ SENTIR QUE TODA A PELAGEM ESTEJA BEM SECA OK . O VINAGRE É UM EXCELENTE ANTIBACTERICIDA, CASO QUEIRA SABER MAIS SOBRE AS PROPRIEDADES DO VINAGRE PESQUISE NA INTERNET SOBRE PROPRIEDADES DO VINAGRE. ESPERO TER AJUDADO UM ABRAÇO.

      Curtir

      • Ola Ricardo,experimente o vinagre de maçã,é o melhor!Dê duas colheres de sopa diariamente perceba a melhora total de seu cão,disposiçao,humor,pelos,etc.É indicado tb para humanos,sua saude melhora imediatamente,dores nos joelhos,coluna,fadiga,tudo que vc possa imaginar,prefira o horganico,experimente e comprove abraço!

        Curtir

  28. Bom dia, estou precisando de ajuda!!!
    Veja, eu tenho uma Golden que se chama Ágatha (2 anos e 2 meses), moro em uma região bastante quente (RN – Nordeste). Ultimamente (provavelmente 2 semanas) ela começou apresentar manchas vermelhinhas pelo corpo e um coçeira angustiante.

    Levamos ela ao veterinário e foram feitos vários exames:

    * RASPADO CUTÂNEO (1 lâmina) – na amostra NÃO evidenciou a presença de ÁCAROS/SARNAS.

    * TRICOGRAFIA (pelos pêlos) – na amostra NÃO evidenciou a presença de ESPOROS DE FUNGOS.

    Dessa forma Ágatha (minha Golden) foi diagnosticada como “PIODERMATITE” – passou 14 dias em tratamento com (CEFEX 1 G e ALCORT 20 mg). Porém ainda está apresentando os mesmos sintomas (ME ENCONTRO DESESPERADO!!!!!!!!!!!!!!). Ultimamente está apresentando “CASPAS” ao passar o escova, alem dos pêlos, há a presença de caspas brancas (meio amareladas – não sei se isso é pulga ou piolho), porém achamos nela essa semana 3 pequenos carrapatos e o FRONTILINE dela está atrasado 2 meses.

    Claro que, os sintomas amenizaram, mais não podemos passar a mão nela que ela começa a se coçar, a veterinária dela é uma das melhores do RN, Dr. Viviane Martins (CRMV-RN 0762).

    Temos o maior cuidado possível com a alimentação (sempre usou a mesma ração SUPER PREMIO) e o local (criada dentro de casa).

    Percebemos que durante essas 2 semanas ao tomar banho e (SECAR BEM, com soprador) ela coça mais ainda.

    PELO AMOR DE DEUS, ME DÊ UMA LUZ!!!!!!!

    Abraço_

    Hellyson Gurgel

    Curtir

      • Oii Luiz…

        Espero que seu Golden esteja bem! Veja, eu não sou veterinário, sou apenas um estudante de engenharia mais com uma paixão por cães!

        Ágatha minha Golden, está melhorando graças a Deus, estamos descobrindo aos poucos o que está fazendo mal a ela (uma verdadeira investigação), porém como a situação dela estava um pouco avançada (a coceira era tanta que se comia – isso dava dó) então teve que ser usado antibiótico e corticoide para combater a situação de imediato. Hoje dia 14/02/2013 estive na veterinária novamente com ela, estamos achando que deva ser problemas com o calor (devido eu morar) em região quente, ou por DAP (dermatite alergica por picada de pulga, piolho e/ou carrapato) – sim, mais minha cachorra tem carrapato, piolho e pulga???? Ágatha é bastante cuidada, mais mesmo assim é bom preveni-lá com um ANTI “PRAGA” – uso Frontiline Plus (um verde), vamos ver agora.

        Mais isso pode te ajudar:
        *Cuidado com local Úmido (molhado) – nada de jarros de jardins, possas de água…
        *Banho SECAR BASTANTE (mesmo com toalhas não dá certo) – aqui em casa tive que comprar um secador (dá um trabalho da porra!!!)
        *Esse é o período quente (verão) proliferação de pragas (pulgas, piolhos e Carrapatos – malditos!!!!)

        Espero ter ajudado!

        Qualquer coisa me add no Facebook (só clicar no meu nome)!

        Curtir

    • Minha viralata tinha coceiras e fetidas e faziam crostas encima da pele e cheiravam muito mal. Eu tinha vergonha ate de visitas sentirem o cheiro q ficava no ambiente…
      Comecei a passar oleo de coco e retirar essas crostas c pente fino de retirar lendeas… E dar banho assim: agua morna passo sabonete granado enxofre p caes. Lavo. Passo shampoo dermagem e faço bastante espuma. Enxaguo c agua quase fria( p fechar os poros)..
      Dou racao excelence salmao..
      No começo usei tbem frontiline caseiro( ver na internet: cravo vinagre akcool de cereais e canfora)..
      Ela ZEROU!! Pele e pelos nota mil!! Gracas a Deus!!!! Qq duvida me escrevam
      Robjota@aol.com

      Gente o hexademe q eu usava deixava a pele sem proteçao alguma!!! E so piorava!! O dermagem hidrata e acho q deixa a pele voltar a se proteger

      Curtir

  29. Olá, tenho um Labrador de 2 meses e há umas 2 semanas ele começou a se coçar muito. Não tem a pele avermelhada, apenas umas caspinhas em alguns lugares do seu corpo. Essa coceira é normal ou necessita de uma visita ao vaterinario?

    Curtir

    • Olá Bia.

      Essa coceira não é normal não.
      Veja se ele está com pulgas e/ou carrapatos.
      O mais indicado mesmo é você levá-lo a um veterinário.

      Abraços.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  30. Olá boa tarde eu tenho uma cachorra da raça pinscher de 12 anos e recentemente não sei se é carrapato ou pulga e que uma parte de sua pele ficou bem avermelhada sangrando e solta um pus amarelado porem não virou ferida oque eu faço?

    Curtir

  31. Tenho um Bulldog inglês que está com dermatite, apresentando muita queda de pêlos e feridas na pele. A veterinária passou antifúngico para ele e nenhum produto tópico, mas não vi melhora e faz tempo q ele está tomando os remédios. A coleira anti-pulgas tbém deu alergia nele, tá praticamente careca na região. Falei até pra eles mudarem o shampoo q passam nele no pet shop. Tem algum produto tópico pra eu passar pra evitar essa queda excessiva de pêlos?? Um shampoo pra eu dar banho nele? Outra coisa, pode secar com secador de cabelo q eu tenho, mas sem aquecer? Estou mto preocupada com a queda de pêlos e as feridas. Obrigada.

    Curtir

    • Por favor tentei o shampoo DERMOGEn!!!
      Minha cadelinha q vivia c feridas e mal cheiro esta perfeita!! A vet dizia q eta pulga, produtos,perfume uffaaa….
      Faço assim:
      Molho c agua morna e lavo c sabonete p caes granado de enxofre… Ensaboo e enxaguo. Ainda c agua morna passo o Dermogem. Deixo um pouco fazendo massagem na pele…enxaguo c agua quase fria. Bem bem bem p n ficar residuo.
      Seco c secador.
      Estou dando raçao EXeLence de salmão. E dou um generico do capstar q compro pela amazon e qd tenho algum portador esse me traz na mala. ( buscar amazon nitenpyram little city dogs)..vez ou outra e coloco dr mes em mes algum spot on antipulgas..
      P vc terem uma ideia: ela ficou n canil 25 dias junto c outros caes e veio sem feridas ou mal cheiro. Tinha um carrapatao q estava meio imovel e mm assim nada d alergias. Robjota@aol.com

      Curtir

  32. Boa tarde, já venho com esse problema com minha cadela a uns 4 meses com o veterinario e não consigo resolver. Vamos la, tenho uma Pitbull de 9 meses, e desde os 5 meses ela vem apresentando caroços nas costas dela(são pequenos e caroços, mas são muitos). Começa poucos e depois vai aumento o numero de caroços, já fizemos quase de tudo, comprei um shampoo anti caspas, trocamos a ração, o vet. deu injeções nela que melhorava momentaneamente, mas depois de um tempo voltava. Agora, o vet. receitou cloridrato de hidroxizina, mas até agora(depois de 3 dias receitando pra ela 2 vezes ao dia) não melhorou. Obs: Um dia eu dei um comprimido de anibiotico pra ela, e os caroços sumiram por uns 4 dias, mas o vet. falou que é assim mesmo… Me ajudem por favor!!
    Obs²: os caroços são acompanhados de caspas.

    Curtir

  33. Gente o antipulgas da alergia n minha viralata. Esta sem perebas c o seguinte ritual:
    Banho morno c sabonete enxofre p cars da granado uma vez. Enxaguo e aplico xampu dermogem q hidrata!! Espumo bem e retiro c agua fria. Os poros fecham c a hidratacao. Seco c secador morno e frio.
    Uso o frontiline caseiro( alcool d cereais em partes iguais c vinagre branco cravo da india e uma pedrinha d enxofre) usar na pelagem e na caminha e casa. Cheira bem.
    Ela ta sem cheiro e sem
    Perebas. Tentem. Bju roberta
    Robjota@aol.com

    Curtir

  34. Boa tarde!! Tenho uma maltes e ando desesperada. Há 2 anos trato uma dermatite que parece não ter cura. Aparecem feridas , no inicio são crostas de tom esverdeado, aplicando a pomada creme neodexa, elas secam e descacam, mas logo surge outras no local. Faz um mes que estou administrando merticorten 5mg, mas até agora nada.. o que eu faço? Desde já agradeço e fico no aguardo de sua resposta.

    Curtir

  35. tenho o bidu um linguicinha eu acho que é fungo ele ta com as patas da frente e de trás com feridas e apele inchou e tem cheiro ruim e ele lambe muito e doí muito o que posso fazer me de uma orientação ?

    Curtir

  36. Ola Gustavo ! Tenho um Shitizu macho de 2 anos e ele esta, acredito, com dermatite nos testículos, ele cossa muito, estava inchado e conforme ele cossava ele chorava, estava também meio áspera nao sei dizer e com ferida, comprei uma pomada por indicação de uma veterinária se chama “neodexa” porém ele nao deixa eu passar nao sei se é dor, eu passei e meio que aliviou ele durmiu porrm volta a cossar de novo, ele se isola um pouco, e é confuso por esse tempo doido que esta em Sao Paulo, ele se isola para lugares frescos e gelados nao consigo saber se é calor ou dor ! Nao o levei direto ao veterinário, preciso saber se é grave por causa do local que esta, ou alguma ajuda sei lá ! Ele não deixa eu passar, cuidar e isto esta me preocupando !
    Obrigada !

    Curtir

  37. Bom dia tenho uma cadela pit bull albina, esta saindo pelo corpo todo umas bolhas de sangue e no meio dos dedos da pata, as bolhas estouram e ficam feridas , ja fiz de tudo e nada funcionam, o q devo fazer por favor me ajude….

    Curtir

  38. Tenho um lhasa que depois de vários veterinários foi diagnosticada com dermatite,me disse que nao tem cura só remédios paliativos ,que a dermatite vai e volta, mas agora ele cheira muito mal. E forma uma caspa em todo seu corpo . Nao sei mais o que fazer, poderiam me dar uma dica obrigado fanny

    Curtir

    • Eu fiz assim: passe oleo d côco nas crostas. Passe pente fino d tirar lendea q essa crista saira. Eh trabalhoso a primeira vez mas depois vc vera q essa crista eh sebo endurecido.
      Banhe c agua morno. Passe sabonte granado p caes d enxofre. Lave e passe xampu dermogem q hidrata. Espume bem. Lace c agua fria. Seque c secador mornO efrio. Mantenha o pelo tipo filhote picotado p facilitar seu trabalho e arejar a pele. Vc verá a diferença. A minha estava num ponto q eu tinha vergonha das visitas p causa do cheiro.
      A pele hidratada n ciça tanto. As feridas secam e assim vai se curando. To dando racao exelence d salmao. Dou vez ou outra comprimido generico d capstar p pulgas e uso frontiline caseiro ( partes iguai d alcool cereais e vinagre, cravo da india e pedrinha d canfora. Passar n pelo e na casa. )
      Me escreve p contar.
      Ah e passe aspirador n casa pq se forbpulga ainda eh o melhor metodo. Dizem q ela morrem na sucçao.
      Roberta. Robjota@aol.com

      Curtir

  39. Bom dia Gustavo.
    Adotei o Blond, um Golden, há quase 03 meses. Ele tem 05 anos e quando o peguei ele estava com o pelo raspado nas laterais traseiras de ambos os lados e a veterinária me disse que ele havia se machucado, mas já estava sarando e de fato sarou.
    Porém agora ele está com duas lesões grandes, aproximadamente 03 cm, com crosta, quase nos mesmos lugares. Estou preocupada, pois moro em Brasília e aqui o clima é mais seco do que úmido, fora a questão de ser uma região endêmica de leschimaniose. Ele está com aquela coleira Excalibur.
    Ele também está se coçando bastante.
    Gostaria de uma orientação.

    Obrigada.

    Carla

    Curtir

    • Bom dia, Carla.

      Somente um veterinário, através de exames específicos, poderá determinar exatamente o que está causando essas lesões.
      Posso te passar algumas orientações / dicas, mas não deixe de levar seu cão ao veterinário, ok?!
      – A dermatite é relativamente comum em Golden Retriever. Um dos meus cães possui e por mais que eu faça de tudo para evitar, elas acabam aparecendo e quase sempre, no mesmo local.
      – A lesão é parecida com essa que vc citou, porém um pouco menor. Começa com a pele bem avermelhada, causando coceira e irritação no local. Como o cão começa a se coçar e lamber, o pelo cai e vira uma ferida. Com o tempo e tratamento adequado, ela vira uma casca e cicatriza. E o pelo volta a crescer no local.
      – A dermatite pode ter várias origens, por isso é importante o exame com o veterinário para determinar o que está causando isso. E também assim, indicar qual o tratamento mais adequado.
      – Além disso, pode não ser dermatite… por isso repito que é muito importante o exame com o profissional.
      – Aproveite e peça um exame de sangue para verificar doenças, entre elas, a leishmaniose.

      Enquanto isso, tente evitar que o cão continue coçando a ferida. Você pode colocar nele aqueles colares que evitam que ele consiga chegar até a ferida.
      Não deixe a pele úmida e observe se existem lesões em outros lugares do corpo. Cuide também para que não haja infestações por pulgas e carrapatos, ok?!

      Bom, é isso… espero ter ajudado de alguma forma.
      Depois mande notícias do que o veterinário disse, ok?

      Abraço.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

      • Olá, minha cachorrinha Poodle, desde pequeninha, tinha um alergia como essa, se coçava tanto q arrancava a pele, ia em vários veterinários e nada adiantava, remédios via oral melhorava somente por um período, sou cliente da Porto Seguro e fui numa clínica onde passei com uma vetrinária q só receitou um shampoo manipulado, caro custa $50,00. A mel tem hj 9 anos e nunca mais teve essas crises, as vezes nasce umas casquinhas , coçeiras, mas logo passa. Se vc quiser meu e-mail é miriam.salvati@hotmail.com e te envio a receita, terei o maior prazer em ajudar seu cãozinho.

        Míriam

        Curtir

  40. Olá, tenho uma labradora de 3 anos, ela começou a emagrecer muito, e perder massa muscular, tava desanimada, e com queda importante dos pêlos, mas não perdeu apetite, levei ao veterinário e ele falou que era verminose, dei vermífugo e ela melhorou um pouco, ganhou um pouco de peso, mas há 1 mês notei que apareceram lesões avermelhadas no ventre e nas “axilas” e “virilhas” achei que eram assaduras e passei cremes antiassaduras mas não melhorou. Agora as lesões tão maiores. Existe relação entre verminose e lesões de pele?

    Curtir

    • Janaina, eu desconheço relação entre lesões na pele e verminoses.
      Porém, como eu sempre oriento aqui no Blog, somente um veterinário é que poderá lhe dizer o que realmente está ocorrendo e causando essas lesões.
      Evite passar pomadas no local sem saber exatamente do que se trata. Isso pode causar outros problemas…
      Enquanto isso, o melhor é evitar que o cão lamba e/ou coce a ferida, manter o local sempre seco e marcar uma consulta, ok?!

      Um abraço.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

      • Olá. Tenho um filhote do Golden, de 5 meses. Ele desenvolveu uma dermatite alérgica à um tipo de planta que ficava próximo ao canil. A pele ficou muito vermelha e começou a ocorrer sangramento na pele ao redor dos olhos e na cabeça. O veterinário havia prescrito o Dermacorten para a alergia e tb a Cefalexina. Durante a profilaxia com a Cefalexina o sangramento havia cessado e pele já está em processo de cicatrização. Mas, quando acabou o tratamento com o antibiótico, o sagramento na pele continua. Estou muito preocupada, vc pode me dizer qual a patologia que meu cãozinho tem? E qual a medicação indicada. muito obrigada.

        Curtir

  41. Boa noite, tenho um shih tzu e ele estava com um carocinho em cima do olho, coloque compressa de água quente por um tempo e o caroço sumiu, porém no lugar ficou uma manchinha branca, gostaria de saber se isso é normal.

    Desde já agradeço a atenção de vcs!

    Curtir

  42. tENHO UMA POODLE DE 3 ANOS, ELA SE LAMBE TODA E ME LAMBE TAMBÉM, SE COÇA E QUANDO COÇA CHORA E FICA OFEGANTE DEPOIS, SAI TAMBÉM DESESPERADA LEVANTANDO UMA PATA E CHORANDO, TEM UMA ERUPÇÃO EM VOLTA DO FOCINHO QUE FICA UMA CROSTA ,QUANDO DOU BANHO RETIRO A CROSTA AMARELADA TODA E COLOCO OMCILON AM MAS ELA LAMBE TODO. NO ULTIMO BANHO ENCONTREI UMA FERIDA MAIOR NO PESCOÇO COM UMA CASCA, RETIREI E COLOQUEI A POMADA. ELA ESTÁ FICANDO COM O PELO DO FOCINHO BRANCO,POIS, ELA É TODA PRETA…NÃO SEI MAIS O QUE FAZER, ACHO QUE DEVO LEVA-LA Á UM VETERINÁRIO DERMATOLÓGICO.

    Curtir

    • Themis, bom dia!

      Sim, você deve levá-la o mais rápido possível ao veterinário, para que através de exames clínicos, ele possa identificar a origem dessas erupções. Somente dessa forma, você poderá fazer o tratamento correto e ajudar sua Poodle.
      Não espere piorar, ok?! Quanto antes iniciar o tratamento, melhor para você e para ela.

      Um abraço.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  43. ola meu nome é elisangela, tenho um yorkshire de seis meses ,ele tem bolhas com puz na parte da barriga e as costas dele esta com feridas ,me disseram que era fungos já passei varios medicamentos para fungos obteve melhoras porém logo voltaram as feriadas,preciso de sua ajuda!

    Curtir

    • Olá Elisangela.

      O melhor a fazer nesses casos é procurar por um veterinário pois somente ele é que poderá, através de exames, dizer o que o seu cão tem e o melhor tratamento. Você pode encontrar aqui no blog informações que te ajudem num primeiro momento, mas o correto é procurar a orientação do profissional veterinário, ok?

      A origem das feridas podem ser diversas, além de fungos: pode ser bactéria, pode ser alergia à pulga e/ou carrapatos, umidade, alergia a algum produto no ambiente ou até mesmo shampoo usado para o banho.

      Por isso, procure a orientação do veterinário, ok?

      Um abraço.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  44. Temos uma lhasa apso de 3 meses e em visita ao PET nos apaixonamos por outra , apenas 1 mês mais velha. Estamos fazendo um test drive, mas fiquei preocupada ao perceber intenso lacrimejamento e eritema ao redor dos olhos. O pêlo já esta bem aparado ao redor, pode ser indício de alguma patologia? PF me responda , tenho medo que passe para a outra.
    obda!

    Curtir

  45. Olá…tenho um labrador, ela está com umas lesões na pele, são lesões sequinhas, porem em todo o corpo, onde ela alcança morder, percebi q fica coçando e ta ferindo, aqui onde moro muito quente, lavo diariamente o quintal e ela fica procurando onde há poça de agua para deitar, vi que isso pode ser o motivo, mas quero dizer que ela pariu e está sem os cachorrinhos dela uns 20 dias, será q tem algo haver? pois ja li alguem dizer que pode ser emocional……foi receitado cetoconazol spray apenas, ainda não estou vendo resultado, estou passando nela fazem uns 3 dias apenas…..estou preocupada…..

    Curtir

  46. TENHO UM DÁLMATA E UMA MISTIÇA AMBOS TINHA DERMATITE. FORAM TRATADOS COM SHAMPOO CLORESTIN, ITRACONAZOL 100MG ,1X AO DIA POR 10 DIAS E PREDINISOLONA 20MG, 1 COMP. POR 6 DIAS, E DEPOIS PASSOU DAR MEIO COMP. POR 6DIAS. MAS ANTES TUDO ISSO FOI FEITO RASPADO CUTÂNEO E DIAGNOSTICO FOI ECTOPARASITOS, COM SUGESTÃO DE DERMATITE GRAVE( FUNGOS). FICARÃO OTIMOS…

    Curtir

  47. Ola bom dia, tenho uma labradora preta de 1 ano e 7 meses, ela começou um tempo atras com coceira e feridinhas por todo o corpo, levei ao veterinario e ele me disse que se tratava de fungos, passou alguns remedios, antibiotico e tambem um xampu, e disse que eu deveria seca-la muito bem quando desse banho, fiz isto e segui com o remedios exatamente como foi prescrito, mas não adiantou muito ao contrario, ela não quer mais comer a ração e esta dificil para ela comer alguma coisa, continua com a coceira e as vezes tem vomito, voltei ao veterinario e ela me disse que o vomito é devido ao antibiotico, mudou de antibiotico mas não tem adiantado muito, não estou vendo resultado, minha labradora aparentemente nao tem nada, adora correr passear e dormir, dorme a noite toda sem incomodar ninguem pois dorme dentro de casa, mas comer… nada o que devo fazer?

    Curtir

    • pare com o medicamento e de banhos com shampo bem hidratantes coloque oleo da arvore do cha misturado c agua e tambem pode escovar bem o pelo e cha de calendula colocado no pelo. antes de receitar o vet tinha de fazer raspagem na pele e ver qual o fungo ou bacteria!

      Curtir

  48. Tenho uma lhasa ,de 3 anos, exatamente 2 anos venho tentando curar minha cadela,nao sei mais o que fazer,fui em 5 clinica veterinária ,fiz exame de sangue pele e urina,nao deu nada,ela esta se cossando ate ferir-se e ficar vermelha,e o pior eu estou pegando dela,estou com feridas que nao dói nem cossa, já gastei dinheiro de um carro para tentar cura- lá ,já pensei em sacrifica-lá ,nao tive correagem a amo muito,tenho um filhote de pastor que também esta do mesmo jeito,chega estar sem cabelo no local.me ajude vc e minha ultima esperança ?desculpas por te pedir demais mais quando olho para ela ,nao posso nem abraça- lá corta meu coração .,.obrigada pela atenção …

    Curtir

    • Josy…procure tosar, borrifar chá de barba timao, permaganato, e depois passar violeta e na hora de dormir vetaglos.
      Repita essa seqüência e quando perceber melhora corte o barba timao, e continue até secar totalmente.
      Certas clinicas veterinárias só querem induzir remédios , exames caros e intoxicar o dog.
      Moro em Brasília e a situação aqui e FEIA…
      Espero que vc tenha sucesso.
      DOG…….GOD.

      Curtir

      • ISSO MESMO GASTEI MAIS DE 2 MIL COM A MINHA UM MONTE DE EXAMES ELA TEM 9 ANOS CHEGUEI LA FALOU QUE ELA TINHA ATE CANCER TUDO MENTIRA ELA TEM TIROIDE E TA COM ARTRITE E TA TOMANDO CONDRONTON CARO PRA CARAMBA MAIS TA CONSEGUINDO FICAR DE PE POR POUCO TEMPO E AGORA TA APARECENDO UMA BOLINHASDE PUS E TAMBEM FAZ USO DE PURAN PRA TIROIDE AMO ESSA CADELA COMO UMA FILHA TRATO DELA COMO UM BB SO QUERIA QUE ELA VOLTASSE A ANDAR MEU DEUS SERIA MEU PRESENTE DE NATAL

        Curtir

    • Josy será q n é sarna?? Se pegou n outro cãp eu acho q n é uma alergia qualquer!!!
      Bata o pé c o veterinario. Ele n pode cobrar consulta toda semana. O controle p ele ver o animal n é pago. Cobre resultados!! Bj

      Curtir

  49. Olá, Tenho um beagle, ela tem 6 anos, e já tem um tempo que ela aprensenta lesões na pele, tem muita caspa (chega parecer cascões), ela coça e chega a ferir o local, os pêlos caem e ele já está ficando com os pêlos brancos, de acordo com os veterinários que consultei, ela tem dermatite seborreica, mas já fizemos vários tratamentos com antibióticos, cremes, melhoram, mas sempre voltam, e para completar agora está surgindo uma bolhas de sangue o redor dos olhos, só melhoram quando pocamos e colocamos uma pomada chamada TROK, passada pelo veterinário, mas ao redor dos olhos está todo marcado pela ferida (sem pêlo e c/ cascões), e a bolha está sempre voltando, não aguento mais esta situação.
    Moro em Salvador, se puder indicar algum veterinário que possa ajudar, agradeço.
    Obrigada!

    Curtir

  50. Tenho um pintcher e ele apresentou uma ferida há 2 semanas, achei que fosse uma mordida de outros animais, mas ele não tem contato com outro animal e há 4 dias a ferida secou, eu fui tentar ver o que era, passei a mão e o pelo saiu tudo, juntamente com um pó branco, tipo caspa mesmo, achei que fosse sarna ou dematite, o que devo fazer ?

    Curtir

    • Julia, o que vc deve fazer de imediato é levar seu cão a um veterinário pois ele é a pessoa mais indicada para diagnosticar o que pode estar ocorrendo.
      Pode ser algo bem simples, mas somente um profissional da área é que pode lhe dizer isso.
      Aqui trocamos apenas experiências baseadas no dia a dia de proprietários, mas infelizmente ninguém pode lhe dizer o que está ocorrendo e o que vc deve fazer apenas através do seu relato pela internet.
      Procure por um bom veterinário. Tenho certeza que será algo simples e o seu cão estará bem logo, logo.

      Um abraço.
      Gustavo

      Curtir

  51. Bom dia!!

    Tenho um casal de PUG’s , cada um com 3 meses de idade, à aproximadamente 3 semanas, a femêa, apresentou no alto da cabeça, um pequeno carocinho, vermelho, com um ou dois dias começou a aparecer pús, e logo, se fez uma casquinha. Levei ao veterinário e ele fez uma pequena raspagem no local, colocou em uma lâmina, e após isso, receitou, uma pomada chamda DERMOLE, 3 vezes ao dia. No local da raspagem, agora não está vermelho mais, porém ainda parece que está irritado, duro, e se ela toma sol, incha, porém, na última semana, apareceram mais alguns carocinhos, todos na cabeça, e logo que eu vi, passei DERMOLENE, e eles não cresceram mais, porém, a pela ainda está alterada, alta, e vermelha.
    Para meu espanto, hoje o machinho, amanheceu com 3 carocinhos, na cabeça tbm.
    Estou muito preocupado, o que pode ser isso??
    Por favor me ajudem a resolver isso.
    Os dois tem vacinação agendada para essa semana, devo adiar?
    Grato

    Curtir

    • Obs. Quando comprei eles, a ração que na qual estavam comendo era a GRAN PLUS ( frango), com indicação do veterinário, mudei para a PREMIER Frango e Salmão ( ambientes internos), a mudança da ração pode estar relacionado com isso, ou não?

      Curtir

  52. Ola , tenho um yorkshire de 2 anos que há duas semanas ele vem apresentando por todo o corpo, como na cabeça dorso e pescoço , várias lesões descamativas , aveemelhadas, alopecia, pruriginosas, muito parecido com dermatiite seborreica. Está sendo tratado com cetoconazol tópico e sintético mais vitaminas, pois fomos para uma fazenda e desconfiam de micoses. Acha que pode ser alergico por ser em varias áreas do corpo e estar causando alopecia

    Curtir

  53. Tenho uma dálmata que ira fazer 3 amos em maio e fiz cultura para saber o q ela realmente tem e o resultado foi negativo para dermatofitos. isolados.
    penicillium sp.
    fusarium sp
    obs: os fungos isolados são provaveis contaminantes
    a veterinaria falou que é alergia a fungos de queijo e parasitas oportunistas e qdo ela toma o meticortem ela melhora mais eu não posso dar remedio indefinidamente.

    Curtir

  54. Tenho duas poodles microtoy, a mais velha tem 9anos e foi castrada tem um ano. Coincidência ou não, depois disso apareceram feridas na pele dela. Começa com um bolhinha de pus, aí ela coça, mordendo, e vira uma ferida horrível…. já tratei três vezes e sempre volta! Vou trocar a ração dela por uma hipoalergênica e mais uma vez procurar o veterinário para tratamento com medicação…. mas o problema parece invencível! Se puderem me dar uma luz, indicar tratamentos ou exames…. claro q sempre farei qqr coisa com a orientação do veterinário dela…. mas quero me informar e poder questionar o médico e perguntar a respeito de exames e tratamentos!

    Obrigada!

    Curtir

    • Olá Luanna.

      Olha, acredito que o fato dela ter sido castrada seja apenas uma coincidência nesse caso. Mas como vc bem disse, somente um bom veterinário é que poderá dar um diagnóstico correto, bem como o melhor tratamento.
      Algumas dicas que posso lhe passar são:
      – Veja se não há presença de pulgas / carrapatos. Alguns cães são muito alérgicos e picadas desses insetos e formam uma ferida semelhante a que vc relatou;
      – Isso também pode ser uma dermatite. Existem dermatites causadas por fungos e bactérias, e dermatites causadas por alergia… Um exame com material colhido na ferida poderá ajudar a identificar a origem e o melhor tratamento.
      – Veja também se ela não está ficando com o pelo úmido depois dos banhos ou por algum outro motivo. As vezes o shampoo ou sabonete usado podem causar alergias;
      – E por último, quando ela estiver com essas feridas, use o colar elizabetano (aquele que parece um abajur). Isso evita que o cão coce a ferida e lamba o remédio, tornando-a maior e pior.

      Espero ter ajudado de alguma forma.
      Um abraço,
      Gustavo Teixeira

      Curtir

      • Obrigada Gustavo! De tudo o q vc falou, só falta eu trocar o sabonete dela!!!! Na verdade ela tem usado um shampoo específico, mas vou trocar tudo! Tenho tomado o cuidado com a secagem do pelo apos o banho e tem mais de ano q elas nao pegam pulgas ou carrapato …. Cadelas de apartamento!!!!! Rsrsrsrs….. Vou conversar com o vet a respeito de exame hormonal…. Enfim…. Acho q a luta vai ser árdua! Obrigada pela ajuda! Luanna

        Curtir

  55. Bom dia!

    Meu Golden Retriever está com quase 4 meses e acredito que esteja apresentando uma reação alérgica. Ele está com uma espécie de feridinhas debaixo da barriga, próximo a genitália dele e um pouco nas pernas traseiras também. Antes de se tornarem feridinhas, primeiro forma umas manchinhas vermelhas, depois vai secando e forma uma casquinha preta. Aparentemente não vejo meu cãozinho coçando essa irritação. Não faço a menor idéia do que pode ter causado isso.

    Obrigada,

    Curtir

    • Olá Patrícia.
      É muito difícil saber exatamente o que o seu cão está tendo somente pela descrição que vc fez, por isso o mais importante é procurar por um veterinário para que ele possa fazer o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento.

      Mas pelo o que você descreveu, acho que seria interessante verificar algumas coisas. A primeira coisa é ver se não há pulgas e/ou carrapatos no seu cão. Alguns apresentam alergia às picadas desses parasitas. Outra coisa importante é ver se ele não está ficando com o pelo úmido. As vezes, o cão deita no chão molhado ou até mesmo um pouco de xixi que fica na região por conta do pelo… Veja também se não pode ser uma reação causada pela ração. Experimente mudar e veja se faz alguma diferença.

      Espero ter ajudo de alguma forma.
      Um abraço.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  56. natalia veras

    tenho uma golden nome mel ,tem cinco anos e esta constantemente apresentando uma dermatite proximo ao rosto ,começa pelo pescoço e vai so aumentando,ja levei ao veterinario foi passado medicamentos ,secou um pouco mais começou de novo,a veterinaria indicou tossa-lá mais nao consegui deixar fazer,agora eu to morrendo de´dó ,ta de novo coça muito e fica umido com aparencia de sangue, e ao observar ela enconto pequenas erupçoes pelo corpo com piolho de carrapatos ,eles sao muito pequenos parecem mesmo piolho,tenho grama em casa ,sera que isso aumenta a incidencia de carrapatos e pulgas, a varanda onde ela gosta de ficar eu preciso lavar quase todos os dias e as vezes ela se molha e isso e dificil ,to limpando e quando vejo ela deita no molhado. O que faço?

    Curtir

    • Olá!
      Alguns cães podem apresentar alergia a picada de pulgas e carrapatos. Talvez o que seu cão tenha não seja exatamente uma dermatite.
      O primeiro passo é acabar com essa infestação de carrapatos, até mesmo porque além de problemas de pele, podem causar doenças mais graves. Para o cão vc deve usar algum remédio que o proteja e para o ambiente faça uma limpeza com alguns produto tipo Butox. Mas CUIDADO, ao lavar as áreas infestadas, mantenha seu cão afastado por algumas horas, mesmo depois de seco. É um veneno muito forte.

      Evite deixá-lo em contato com umidade. Isso realmente pode causar problemas de pele, principalmente no Golden.
      Caso seja impossível, tente secá-lo logo em seguida e vc também pode usar talco (desses infantis mesmo) para secar o pele, além de deixá-lo com um cheiro mais agradável.

      E por último, procure por um bom veterinário pois somente ele poderá fazer o diagnóstico correto do que o seu cão tem, além de receitar o tratamento correto.

      Boa sorte.
      Um abraço.

      Curtir

  57. Olá, minha cachorra teve filhotes, ela é uma labrador e gosta de ir p/ água, e volta amamentar os filhotes molhada, 1 dos filhotes começou a apresentar uma dermatite que está quase no corpo todo, está saindo uma casca escura e grudando no pelo, como se fosse uma cola, já passei cetoconazol e iodo, os filhotes estão com 20 dias, o que poderia passar para melhorar?

    Curtir

    • Olá Sil.

      Tente evitar que a labrador se molhe nesse período que está amamentando os filhotes, principalmente por causa do filhote que já está com problemas.
      Mas o mais importante é procurar por um veterinário para que ele te oriente corretamente, ainda mais por serem muito novos e provavelmente terem restrições a alguns medicamentos.

      Boa sorte.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

      • Então Gustavo, foi o veterinário quem me pediu que passasse o iodo e o cetoconazol, mas não está adiantando nada, já fazem 2 semanas e a única diferença é que a casquinha subiu, está mais acima do pelo, será que devo continuar tentando?

        Curtir

      • Sil, o iodo eu acho importante vc manter para evitar infecções. Quanto ao outro remédio, não conheço e por isso fica difícil opinar.
        Se não estiver muito segura, tente uma 2a. opinião veterinária… As vezes, pode nem ser dermatite.

        Espero ter ajudado de alguma forma.

        Abraços.

        Curtir

  58. Tenho um sharpei meu cão esta com pequenas falhas de pelos e com carrapatos já apliquei veneno de carrapato, mas não obtive resultados.

    Curtir

    • Oi Ana.

      O ideal é levar seu cão ao veterinário para que ele possa identificar a razão dessas pequenas feridas.
      O que você aplicou contra carrapatos?
      Além disso, você precisa verificar se o local onde vive o seu cão está com carrapatos também, pois as vezes tratando somente o cão não evitará uma re-infestação.
      E cuidado pois os produtos contra carrapatos são muito tóxicos…

      Mande notícias.

      Gustavo Teixeira

      Curtir

  59. Tenho um cachorro Akita,está com 8 meses,desde que comprei apresentava coceira,levei ao veterinário ele m disse que era da corrente de vento que passava sobre o pêlo,a coceira continuou e perdia pêlo,preocupada levei ao veterinário novamente ele receitou vitamina para Pêlo e pele,mas continuou a perder pêlo, e coceira.Então usei no banho shampoo nizoral e a coceira diminuiu bastante.O que devo fazer para obter melhora total? Obrigada!

    Curtir

    • Olá Mara.

      Realmente o Akita costuma ter problemas relacionados à pele.
      O que o seu cão teve provavelmente foi uma dermatite. Achei um pouco estranho a demora do veterinário em identificar melhor o que estava ocorrendo… acho que na próxima talvez fosse interessante você consultar a opinião de um outro profissional.

      Quanto ao tratamento para melhora total, o primeiro passo é identificar corretamente o que ele tem. Só um exame detalhado poderá dizer isso. Um dos meus cães sofre de tempos em tempos com uma dermatite que costuma aparecer sempre no mesmo local. Na época, a veterinário fez uma raspagem para examinar e conseguiu identificar a origem. A partir disso, receitou alguns remédios e o problema foi bem amenizado.

      Digo amenizado porque de tempos em tempos volta. Geralmente, quando ficam com a pele úmida depois de um banho ou quando se molham de alguma forma. Como são cães de pelo longo, assim como o Akita, é difícil evitar que isso ocorra. O que eu procuro sempre fazer é secá-los muito bem depois do banho. Também costumo passar um pouco de talco (desses de criança mesmo…) para tirar a umidade. Mas é só um pouco mesmo…. Ah, e quando aparece a dermatite, uso também um anti-séptico na ferida para evitar que infeccione.

      Espero que o seu Akita melhore e que os problemas diminuam bastante.

      Um abraço.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  60. oi tenho lhasa apso ela está com dermatite quero saber se ela tem cura.
    pois eu tenho muito medo de ela morrer.bom eu dei remedio para ela e ela melhorou
    mais assim que o rémedio acabou ele se voltou a se coçar.
    e agora que eu faço ??
    ela tem 6 meses.então fica vermelho e com feridas e fica muito preocupada .
    bom mesmo assim muito obrigada.aguardo a sua resposta.

    Curtir

    • Oi Jessica.
      Olha, a melhor forma de você resolver o problema de dermatite (se for isso mesmo) é levando seu Lhasa Apso a um veterinário!
      Através de exames específicos ele conseguirá determinar a origem da alergia ou até mesmo saber se é algo diferente de uma dermatite.
      A partir disso, indicará o tratamento correto.

      Pode parecer trabalhoso, mas é a melhor coisa a se fazer, tanto para você, que ficará tranquila tratando corretamente o seu cão, como para ele, que terá uma vida mais saudável.

      Um abraço.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

    • meu labrador estava a duas semanas coçando sem parar,chorava de tanto coçar e nem dormia direito,ele tem pelo duro e curto sendo que eu já havia desverminado,posto pó e talco anti pulga,carrapatos,os sabonetes que comprei próprios para tal,nada adiantou,ontem passei alcool nas areas mais vermelhas,pois ainda nao há feridas,nem preda de pelo,só muito vermelhão e encontrei algun bichinhos parecidos com piolho de pardal,até caladril eu passei,depois dei banho de novo e enxaguei com PERMANGANATO DE POTÁSSIO diluido em água e dei 1/4 de agastem de meu uso p/ele.Depois disso ele está dormindo como eu não via a semanas,e paou de se coçar,se eu tiver sucesso eu posto aqui e vcs já sabem,banho com permanganato de potássio,só cuidado que mancha as mãos no preparo sem luvas,não arde pq já usei em mim,e é bom p/muita coisa,o médico receitou para minha sobrinha de dez anos sentar na banheira com este medicamento pois ela tinha um fungo entre as coxas que coçava muito,e ela sarou.Obrigada

      Curtir

      • Olá Jane.

        Obrigado por compartilhar sua experiência conosco.
        Espero que o seu Labrador melhore dessa dermatite e depois traga mais informações a respeito desse tratamento.

        Obrigado,
        Gustavo Teixeira

        Curtir

      • Jane como correu a experiencia com o permanganato de potassio, resolveu o problema da coceira do seu cao? Obrigada

        Curtir

  61. Olá! Tenho uma Pitbull totalmente branquinha o veterinário me indicou que ela evitasse se expor ao sol. Ela teve problemas na pele, usou vários medicamentos e ficou boa, só que agora, após quase um ano deste problema, ela esta com machinhas vermelhas na parte inferior da barriga, próxima ao início das patas traseiras. Uma destas machinhas (a maior) parecia um sinal de sangue. Ela mexeu e acabou rasgando, o que virou uma ferida um pouco elevada que sempre que ela mexe sangra. Gostaria de saber se isto pode ser uma dermatite… fiquei preocupada… E não esta cicatrizando… Pretendo leva-lá ao veterinário mas no momento não estou tendo condições, gostaria de alguma opinião sobre o caso dela e se posso fazer algo antes de leva-lá ao veterinário novamente. Obrigada!

    Curtir

    • Olá Beatriz.

      Olha, pelo o que você contou a respeito da sua Pitbull, não me parece que seja uma dermatite.
      Mas somente um exame feito por um profissional é que poderá lhe dar a resposta correta.
      Tente levá-la o mais rápido possível ao veterinário, visto que ela já teve histórico de problemas de pele anteriormente e também pela própria característica de ser muito branca.
      Enquanto isso, você pode comprar o colar elizabetano, que são aqueles cones brancos que ficam ao redor do pescoço, Isso ajudará a evitar que ela coce e piore as feridas.
      Faça também a higienização do local com algum anti-séptico, como por exemplo, Furanil para cães. Custa em torno de R$ 20 o spray de 60ml.

      Mas lembre-se: somente o veterinário é que poderá diagnosticar corretamente e receitar o melhor tratamento para o seu cão, ok?! Não deixe de procurá-lo o mais rápido possível.

      Boa sorte e depois volte para contar como ela está se saindo.

      Abraços.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  62. Olá, tenho uma shith tsu que ta com 2 meses e meio e ela tem algumas manchinhas de dermatite pelo corpo, a veterinaria na compra recomendou que fosse passado dermolene de 2 a 3 vezes e venho fazendo isso ha quase um mes. Mas a minha duvida é que eu e as pessoas aqui de casa estamos tendo algumas bolinhas vermelhas no corpo que paressem picadas e coçam, mas nao encontramos nada na cachorrinha, dermatite do animal pode ser contagiosa para as pessoas?

    Curtir

  63. tenho uma cadelinha, mel, raça “linguiça”, ela tem uma dermatite feia na junção da pata com o corpo nos 2 lados, e em volta da boca e nas patas e entre os dedos, fazendo com que caia os pelos. alguem pode me dar alguma dica do q pode ser que la tem. é fungo? é dermatite? o q é?

    Curtir

  64. Tenho um Golden que tb tem dermatite. Ele tem crises terríveis pelo corpo todo e o pelo cai muito. Já tosei ele por 2 vezes para que o tratamento fizesse efeito melhor. Ainda não consegui descobrir o que causa essa dermatite. Morro de dó dele pq ele se coça muito e tem muitas feridinhas na pele. Ele já tomou varios medicamentos e não apresenta melhora em nenhuma época do ano. Não sei mas o que faço. Alguem tem alguma dica??

    Curtir

    • Olá!
      Realmente, a dermatite é um problema sério, principalmente para algumas raças, entre elas, o Golden Retriever.
      A melhor forma de tentar identificar a origem da dermatite é através de exames, onde é feita uma raspagem no local infeccionado. Através desses exames, pode-se identificar se é de origem bacteriana ou fungos, por exemplo. Com isso, o tratamento é direcionado com remédios específicos.

      Outras ações também ajudam: evitar umidade, secar bem após o banho, observar se não há presença de pulgas e/ou carrapatos e até mesmo o tipo de ração, pois alguns cães podem ter alergia a determinados produtos.

      Espero ter ajudo e mande notícias, ok?!

      Abraços.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  65. eu tenho um golden de 7 meses chamado Thor, e ele está apresentando sinais de dermatite onde as patas friccionam com o corpo, e tbm numa das patas ele tem um machucado horrível que nunca sara (e começou quando fomos viajar por 1 semana)…
    suas dicas ajudaram bastante! eu já secava ele antes, mas agora vou secar ele totalmente, sem deixar o pelo nem úmido ^^

    Curtir

    • Ola Biah!
      Que bom que as dicas que vc encontrou aqui ajudaram.
      Espero que o Thor esteja melhorando.
      Mas não deixe de levá-lo ao veterinário. Um exame mais detalhado poderá identificar a origem dessa dermatite e ajudar no correto tratamento.

      Abraços.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  66. Olá, tenho uma poodle e ela esta com umas pequenas feridinhas no corpo e no rabo,
    já levei a um veterinario e ele falou q era alergia mais não sabia a que, passou varios medicamentos e
    mudamos a ração, com algumas semanas desapareceram algumas mais agora percebi q apareceram
    outras.
    Gostaria de saber se alguem pode me informar o que pode ser a causa deste problema!

    OBS: não percebi a presença de carrapatos nela.

    MUito bom o Blog, ameei! Continuem nos ajudando sempre.

    Curtir

  67. Tenho uma Shytzhu e há alguns foi detectado pela veterinária que ela tem dermatite e ela começou tomando merticoten e alergovet C, depois de um tempo houve o controle das feridas, coceiras e mau cheiro, mas com uma semana os sintomas voltaram e a orientação dada pela veterinária foi que voltasse a dar merticoten e reduzissemos a qtd até q conseguimos manter com 1/4 todos os dias. em épocas que volta todos os sintomas e temos que dar antibioticos, mas o merticitem n conseguimos tirar pq ela se coça muito e fica com mau cheiro. A minha preocupação é que minha Filhinha tem Câncer e Mama e já tirou uma mama e agora já tem vários outros caroços onde já foi dito pela veterinária dela e por outros que o correto é tirar toda a cadeia mamaria e que o merticoten deve ser tirada pq não pode devido ao quadro. Utilizo shampoo medicinal, como agora ela está utilizando o cetaconazol, mas depois de 2 dias do banho volta a coceira e o mau cheiro. Qual recurso posso utilizar para reduzir essas coceiras e maus cheiro e tirar o merticoten?

    Curtir

    • boa tarde
      tenho uma fox paulistinha que tem o mesmo problema
      ja levei a dezenas de veterianos no inicio da certo depois volta
      tudo de novo. consegui reduzir bastante o mal cheiro que esse tipo de dermatite
      causa com a coleira preventic custa uma faixa de 60,00 mais vale a pena
      e em 8 anos de tratamentos para meu caozinho que ja fez exames de sangue raspagem de pele para exame e nunca se conseguiu um resultado essa coleira foi o melhor que ela ja
      usou pois minha casa vivia com odor desagradavel e agora nao mais.
      espero poder ter ajudado
      sandra

      Curtir

  68. Ohhh que maximo quando a gente precisa de uma resposta e encontra ela de forma clara e especifica.
    Meu labrador esta com 9 meses e apresenta uma dermatite nas costas (segundo o veterinário) esta a fazer uma medicação a base de pomada e uns compremidos. Outro problema que ele apresentou é Miase…segundo o vet…provocado por larva de moscas. Gostaria de saber se ha alguma forma de evitar tudo isto? Alem do controle das pulgas e outros atraves do ADVENTIX mensalmente?

    Obrigado

    Célia Santos

    Curtir

    • Oi Célia. Que bom que encontrou boas respostas por aqui. Nosso objetivo é passar um pouco de conhecimento e informações úteis aos nossos leitores, mas sempre lembrando que em casos veterinários, um profissional da área deve ser sempre consultado.

      Em relação à miiase, realmente é uma doença causada pela invasão da pele ou feridas na pele do animal por larvas de algumas moscas específicas e que se alimentam de tecido vivo. Um tipo dessa infestação é popurlarmente conhecida como “berne”. Outro tipo, dependendo da mosca, também é conhecido como “bicheira”.

      Ambos os casos são normalmente tratados com limpeza do local, raspagem do pelo ao redor, remoção do tecido já necrosada, remoção das larvas, repelentes e larvicidas, bem como uso de antibióticos. O veterinário poderá indicar qual o melhor medicamente e a dose, de acordo com o peso e o grau da infecção.

      Para evitar novas infecções, você pode adotar o uso de repelentes específicos para moscas. A limpeza constante do local onde o cão se encontra também é indicada para evitar o aparecimento desses insetos. E por último, caso ele apresente alguma ferida, deverá ser tratada imediatamente, tomando-se o máximo de cuidado para que o local não seja infectado pelas larvas da mosca.

      Bos sorte e continue nos acompanhando.

      Abs!
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  69. Bom dia,

    Meu Golden Retriever tem 6 meses e agora está apresentando uma coceira e muitas caspas em sua pele, principalmente no dorso. Eu banhei ele no sábado e encontri umas pulguinhas, e ele nunca tinha tido pulga, será que pode ser dermatite provinda de alergia?
    Pretendo levar ele ao veterinário no fim de semana.

    Grata,

    Curtir

    • Bom dia, Mikaelly.

      A coceira do seu Golden pode ser sim consequência de uma alergia às picadas de pulga ou uma dermatite. O ideal é que vc use algum produto para protegê-lo contra pulgas e carrapatos. Observe também se não há infestação no ambiente, pois se houver não adiantará tratar somente o cão.
      Quanto à dermatite, somente um veterinário poderá lhe dizer a origem (caso seja mesmo) e o melhor tratamento. Observe se irá evoluir para uma ferida, com a pele bem vermelha e queda dos pêlos no local.

      Fique atenta a esses problemas pois os Golden são muito sensíveis a problemas de pele.

      Boa sorte. Gustavo Teixeira

      Curtir

  70. Tenho uma Beagle de 1 ano e meio. Há um mês atrás sua pele começou a descamar e ela estava coçando muito. Comprei um shampoo para dermatite, quando o shampoo acabou parecia ter melhorado. Mas de uns dias pra cá ela está mancando muito….hj fui dar banho nela e notei que o local estava vermelho e lembrei que ela anda lambendo bastante essa região. O fato dela está mancando pode ser por causa da dermatite?

    Curtir

    • Olá Maria Tereza.
      Pelo o que vc relatou, parece mesmo ser dermatite. Mas somente um veterinário poderá confirmar isso através de exames específicos. Além disso, ele também poderá, caso se confirme a dermatite, identificar a origem da inflamação e, dessa forma, poder receitar tratamento mais adequado. Agora, quanto ao fato dele estar mancando, não acredito que seja relacionado à dermatite. Verifique entre os dedos da pata que está mancando se há alguma irritação ou machucado. Tente deixá-lo mais de repouso e procure um veterinário para identificar a causa.
      Espero que fique bem!
      Um abraço.
      Gustavo Teixeira

      Curtir

  71. minha golden começou a lamber a pata e no dia seguinte observei que a pata dela estava sem pelos de tanto ela se coçar e formou um vermelhao isso pode aumentar?

    Curtir

  72. Adorei esta dica sobre dermatite, pois tenho um shytzhu e o coitadinho ta que não se aguenta de tanta vermelhidão e feridas por conta da dermatite, fiquei muito preocupada. Mas agora com essas dicas já sei como fazer para ele melhorar!

    Obrigada!

    Curtir

    • Oi bom dia , eu tenho uma cadelinha ela é mestiça de poodle e pinche, do tipo peluda ,ela desde que ela era filhote ela tinha umas caspas no corpo, o dono do pai que é poodle disse que o pai dela tinha esse tipo de descamação, disse que com o sabonete mata e cura melhorava, mais essa semana ao levar ela pra tosar apareceu ao lado dos olhos proximo as orelhas uns cascões que ela coça muito , queria saber se nesse caso o sabonete ajuda? por favor aguardo a resposta o mais breve possivel , pois estou preocupado.

      Curtir

      • Bom dia!

        Wellington, nesse caso, a melhor pessoa para lhe ajudar é o veterinário. Somente ele, através de exames, poderá lhe dizer o tratamento mais adequado para o que o seu cão apresenta.
        Procure por um bom veterinário o mais breve possível.

        Um abraço!
        Gustavo Teixeira

        Curtir

      • Boa noite eu queria tirar 1 duvida, tenho 1 cadelinha poodle toy , e ela esta para entrar no cio , no terceiro cio , queria saber se ela cruzar com o propio pai havera alguma chance dos filhotes nascerem com alguma deformidade ou mortos , por eles serem parentes, algumas pessoas dizem que faz mal outras dizem que não, eu não tenho opinião formada sobre esse assunto pois não sou geneticista kkkk , serio vc me informar por favor , te agradeço des de já abçs

        Curtir

      • e obrigado pela dica ja levei ela no veterinario e passou uma pomada e ela ta bem melhor vlw

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s